17 de julho de 2020

RESENHA: OS SETE MARIDOS DE EVELYN HUGO

Os sete maridos de Evelyn Hugo por [Taylor Jenkins Reid, Alexandre Boide]

OS SETE MARIDOS DE EVELYN HUGO
Autor(a): 
 Taylor Jenkins Reid
Editora: Paralela
Páginas: 360
Ano de publicação: 2019
Compre através deste link.


Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes ― seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez. Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história ― ou sua “verdadeira história” ―, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora. Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso ― e que suas trajetórias podem estar profunda e irreversivelmente conectadas.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, lançado pela editora Paralela. O livro é de autoria de  Taylor Jenkins Reid e tem tradução de Alexandre Boide. Atenção! Essa história contém temas como assédio físico e psicológico, leitores sensíveis a estes temas devem tomar cuidado. 


Monique Grant é uma jornalista em ascensão. Redatora de uma revista de médio porte, Monique se vê em um período complicado de sua vida por conta de seu divórcio em andamento e necessidade de produzir mais no trabalho para conseguir se sustentar.  Durante um dia de trabalho a redatora é chamada pela sua supervisora para realizar uma entrevista com ninguém mais do que Evelyn Hugo. 

Considerada uma lenda viva, Hugo é uma musa do cinema. Vencedora do Oscar e amada por gerações, a estrela teve uma carreira extremamente conturbada e preenchia os tablóides de fofoca com frequência. Além de ter uma carreira repleta de sucessos a atriz se casou com sete maridos durante sua vida toda, e agora, com oitenta anos, vive reclusa em seu apartamento em Nova York. 

Monique não faz a mínima ideia do porquê Hugo ordena que ela seja a única a obter a entrevista, e ao chegar no apartamento da mulher ela tem uma surpresa maior ainda: A estrela pede que ela escreva sua biografia! Narrando assim sua verdadeira história desde sua origem em Cuba até sua reclusão absoluta, conhecemos então a história de Evelyn Hugo. 

E MEUS AMIGOS, QUE HISTÓRIA. Todos acham que conhecem Evelyn Hugo, por conta de ser uma celebridade que direto estava nas capas de revistas, todos acreditam  nesse sentimento de conhecer a personalidade e história daquela mulher, mas conforme ela mesma vai narrando sua trajetória nós percebemos o quanto todos estavam errados. 



Iniciando pelo apagamento de sua identidade cubana, Evelyn teve que se distanciar de tudo aquilo que não fazia dela "americana" o suficiente. Aos 14 anos a garota embarca para uma Hollywood dos anos 50 em busca do sonho de provar que consegue obter tudo aquilo que deseja: o estrelato.

Talvez uma das características mais perspicazes em Evelyn Hugo seja a capacidade de entender como a indústria e as pessoas funcionam, aquilo o que as movem: o desejo. Todos a desejam e ela  sabe disso: seja por conta de seu rosto ou seios perfeitos, seu olhar hipnotizante... Evelyn sabe que possuí seu próprio campo magnético, e vê em um ambiente extremamente machista uma chance de obter o que deseja utilizando esse magnetismo. 

O grande mérito dessa narrativa está em tratar de tantos assuntos importantes de uma forma responsável e denunciadora. A autora Taylor Jenkins consegue trabalhar toda a crueldade que sabemos que existiu na terra onde os sonhos se tornavam realidade. Hollywood poderia até ostentar toda sua exuberância nas telonas, mas seus bastidores eram podres e completos de segredos e injustiças. 

Não vou me ater a todos os assuntos discutidos nesse livro (porque são muitos), mas entre eles dou um destaque como a autora mostra a objetificação da mulher como um símbolo sexual. ( Você precisa sorrir mais! Seja mais sexy nos seus filmes! Não fale tanto!) Evelyn era vista como um produto, mesmo com poder e influência os tablóides ainda insistiam que a atriz precisava de um homem em sua vida, e quando estava casada dizia que ela "precisava focar mais em ter dar um filho ao seu marido". Sempre ditando o que ela precisava ou não fazer, sempre colocando-a em um status onde, caso não seguisse o que a tradição patriarcal ordenava, seria menosprezada ou então ignorada por tudo e todos. 



Este "apagamento social" que atrizes sofriam e ainda sofrem é MUITO REAL, tanto é que durante a minha leitura diversas vezes eu me perguntei: Evelyn Hugo realmente existiu? A resposta é sim, seu nome pode ser fictício, entretanto serve como metáfora para muitas mulheres que lutam por um espaço. 

Outro ponto muito bem trabalhado no livro é a questão da representatividade dentro da história. Principalmente no que diz a respeito da comunidade LBGTQIA+. Eu, por exemplo, mesmo sendo grande fãs de livros que possuem tal evidência a comunidade, nunca havia lido um livro que falasse tão bem sobre a bissexualidade! Não entrarei em mais sobre o assunto para não entregar spoilers, mas preciso colocar esta nota porque ela é MUITO relevante dentro da história. Além disso temos personagens negras (como a própria redatora, Monique), personagens homossexuais e sim, todos são muito bem construídos e não estão ali para preencher um esteriótipo. 

Meu maior medo durante a leitura foi a história se ater muito aos maridos, visto que conhecemos os sete durante a narrativa, meu medo era de não ter tempo o suficiente para Evelyn já que tantos personagens iriam ser incluídos. Por sorte não é isso o que acontece, pelo contrário, cada um que entra na história é de forma bem natural, todos eles ajudam a construção da protagonista (seja seu desenvolvimento ou sua construção no geral). 

Por fim, meu último elogio a autora vai por conta da narrativa, ela flui muito bem e ficamos cada vez mais fascinados com a figura de Evelyn Hugo, seus relatos são impressionantes e sempre dão aquela sensação de querer ler mais um pouco. O final é merecedor da história e possuí ALTO teor emocional! Com certeza se tornou um dos meus favoritos do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!