17 de agosto de 2018

CRÍTICA: A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA




CRÍTICA: A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA 

SINOPSE: Juliet Ashton (Lily James) é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá ela constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles na guerra. 
LANÇADO EM: 10 de Agosto de 2018  
DISTRIBUIDOR: Netflix

Pois bem, escolhi esse filme para ser a primeira crítica do blog justamente pelo seu título curioso, afinal qual poderia ser a ligação entre uma sociedade literária e uma torta feita de casca de batata? (isso sem contar a pergunta: como se fazer uma torta a partir de cascas de batata???) Enfim, ao ver o trailer da obra na Netflix fiquei interessado e procurei um pouco sobre a produção para ver se valia a pena assistir ou não. O elenco com certeza foi um potencial, já que eu admiro muito o trabalho de Penelope Wilton, Matthew Goode e Lily James, e a história me incitou muito a assistir também. Após ver o filme fiquei até animado em ler a obra do qual ele foi inspirado! Portanto sem demoras, aí vai a minha opinião sobre o longa. 

O filme tem vários altos e poucos baixos, além do forte elenco (que eu já citei), os personagens do filme me deixaram animado. Pra começar, Juliet (a protagonista) é uma escritora com fortes ideais, mesmo vivendo na década de 1940 podemos notar traços de uma mulher independente e que não se curva a homem nenhum. Todavia ela sofre de um bloqueio criativo e, ao trocar cartas com um fazendeiro que participa de um clube literário em uma ilha no interior. Dawsley compartilha do mesmo amor pelos livros que ela, logo Juliet se sente inspirada a visitar o grupo em busca de conhecer histórias e encontrar a própria motivação. 

Os outros personagens que compõem esse grupo literário são incríveis, isso devido a sua complexidade. Vale lembrar que essa década o mundo enfrentou a Segunda Guerra Mundial, e a ilha para qual a protagonista vai para visitar o clube ainda sofre com a repressão na invasão nazista. Cada um dos membros da sociedade ali tem dores e traumas da guerra, e o filme leva isso muito bem narrando os conflitos de todos e como eles tentam amenizá-la através da união. 

Assim que Juliet revela para o grupo que pretende escrever um artigo sobre a sociedade literária para um jornal, ela é fortemente repreendida por todos, principalmente por Amelia (interpretada pela incrível Penelope Wilton) a não publicar nada. Curiosa por saber mais sobre a história dos indivíduos durante a invasão, Juliet começa a investigar mais sobre a vida de cada um. 

O filme aposta em alguns clichês para se manter durante suas duas horas, como o interesse romântico entre a protagonista (recém noivada com Mark, um diplomata de Nova York) e Dawsey, o fazendeiro que trocou cartas com ela no início da história. Mas mesmo assim é interessante assistir como essa história a parte evolui, entretanto, o que mais me prendeu foi os flashes da invasão nazista à ilha de Guernsey.


Mas eu acredito que o potêncial da história está em como os livros podem mudar uma pessoa e como uma pessoa pode mudar uma sociedade, Juliet encontra naquele clube uma família, e além de tudo: histórias que merecem ser contadas para que então ela escreva a sua própria. 

PS 1: O filme conta com cenários e figurinos incríveis e uma fotografia de encher os olhos.

PS 2: Não vou revelar a ligação entre a sociedade literária e a torta de casca de batata, por favor, assista o filme HASUSHAUSHASUA

PS 3: Esperava por mais referências literárias, mas me contentei com Shakespeare e Virginia Woolf

PS 4: Se vocês ficaram animados pra assistir ou já assistiram e tem algo a dizer, deixe um comentário. Ficarei mais do que feliz em conversar sobre esse filme com vocês. <3

27 comentários:

  1. Assisti sábado agora. Achei lindo. Farei uma crítica sobre o filme no blog também. Suas fotos foram muito bem escolhidas.

    ResponderExcluir
  2. O título é realmente curioso, chama a atenção. Ainda não assisti o filme, mas vou guardar sua sugestão. Adoro produções de época, o mundo literário e fatos históricos então, como esse filme transita por esses temas, tenho certeza que vou gostar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, coloque na lista! É uma obra muito boa que trata de temas pesados de uma forma muito sutil, achei muito interessante. Depois me conte se gostou. <3

      Excluir
  3. Oie, eu ainda não tive o prazer de assistir mas sua sinopse foi bem interessante. Vou colocar na minha lista da netflix, tem lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, esse filme deve ser magnífico, fiquei encantado pelas fotos que você postou, esse figurino é lindo e com certeza o cenário deve ser igual. Já anotei o nome e quero assistir o quanto antes.

      Excluir
    2. Sim, sim! Tem na netflix (inclusive eu acho que é um original deles) Depois que assistir me diga o que achou, Etiene!

      Excluir
    3. Oi Leitura Enigmática! Então, o figuro e a fotografia são dois fatores que me atraíram muito no longa. Além do filme ser incrível também.

      Excluir
  4. ahaha Adorei!! A primeira pergunta que me fiz ao começar a ler o seu post foi exatamente essa: "Qual poderia ser a ligação entre uma sociedade literária e uma torta feita de casca de batata?".
    Não assisti a este filme ainda, na verdade, nem tenho tido muito tempo para assistir Netflix, mas hoje tentarei encontrar uma brecha no tempo para assistir. Seu post me despertou muita curiosidade para assistir a este filme, afinal, preciso desvendar a ligação entre a sociedade literaria e a torta de casca de batata... hahahahaha

    Beijoos!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA SIM! Não quis revelar durante a crítica justamente pra atiçar os leitores. Assista sim, eu adorei o filme e a ligação entre esses dois fatores é no mínimo... cômica! Depois que assistir me diga o que achou!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?

    Esse filme está sendo muito elogiado pelos leitores e estou bem ansiosa para vê-lo, acho que vou assistir hoje mesmo depois da sua opinião. Gostei do fato da personagem ser tão determinada e ter pulso firme, isto é algo que me agrada bastante, principalmente tratando-se da época em que o longa é passado. Saber que a principal lição é que um livro pode mudar uma pessoa, e uma pessoa pode mudar uma sociedade me deixa muito feliz. Vou assistir e saber qual a ligação com a torta de casca de batata.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com o seu comentário, Alice! Realmente vale muito a pena assistir, depois que ver, fala aqui o que achou. <3

      Excluir
  6. Oii! Nossa, eu to muito ansiosa para ver esse filme. Soube da existência dele na quinta passada. Comecei a ve várias pessoas na minha timeline falando dele e super bem, então, usei o lindo fato da Netflix nos deixar fazer download e to com ele pra ver. Só preciso arrumar tempo. Quero muito ver essa combinação de escritora, forte e em plena segunda guerra. Além do que, amo Lily. Sua crítica me deixou mais ansiosa pra saber a ligação do nome rs
    E aaaaai, quero ler o livro. Isso que me desesperada mais rs. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma baita combinação. E Lily James é um amorzinho, né? <3

      Excluir
  7. Primeiro, parabéns pelo blog. Segundo, parabéns pelo post tão bem escrito e com clareza das ideias. Já até sou seguidora e vou te acompanhar por aqui :)

    Ainda não vi o filme, embora esteja na lista para assistir.
    Estava curiosa e o seu post me deu motivos para conferir logo. Também confesso que julguei um pouco o nome. Afinal, soou bem engraçado e eu já logo encarei como um filme que teria um enredo desanimador. A netflix tem me decepcionado em algumas de suas criações, mas vou conferir e volto para dizer o que achei. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maay! Fico muito feliz por você estar seguindo o blog, prometo tentar manter o nível das postagens haha
      Enquanto ao filme, realmente é bom. A netflix tem me deixado frustrado mesmo com alguns lançamentos, mas esse eu garanto que vale a pena. Obrigado pela visita <3

      Excluir
  8. Meu pai assistiu esse filme antes de ontem e ele adorou, hahah. Bem legal sua crítica, o filme parece ser bem interessante e fofo, mesmo com esse nome diferente, hahah. Adorei seu blog <3

    ResponderExcluir
  9. Uma amiga me indicou, e fiquei louco já com o título kkkk quero assisti-lo esse final de semana, e espero muito não me decepcionar. Sou péssimo com filmes, e consigo fazer SEMPRE as piores escolhas :d
    Btw, adorei a critica! Memorizei os pontos destacados para analisar melhor quando assistir :)

    Abraço,
    https://lupiliteratus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. nome do filme me deixou curiosa não é muito o meu estilo de filme confesso mais sua resenha/critica me deixou bem curiosa para ver mais dessa historia

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Tinha visto esse filme no catálogo e fiquei curiosa, essa é a primeira crítica que leio e fiquei bem curiosa com a história e essa torta de casca de batata rs' parece ser um filme inspirador, sobre o poder da leitura. Irei conferir esse final de semana, ótima crítica!

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nome bem diferente deste filme, gostei do seu post aqui no blog com este tipo de referencia, embora não seja um filme que me desperte interesse. Acredito que o fato das indumentarias serem bem colocadas ajuda muito também na boa composição visual e fazer com que possamos ver ate o final. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Luma. Sim, a composição do filme ajuda muito no contexto em geral, até pra deixar a narrativa mais fluída.

      Excluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!