12 de setembro de 2018

MELHORES TRILHAS SONORAS DE ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS


Fala leitores e leitoras! Hoje trago aqui no Porão Literário uma lista das minhas trilhas sonoras preferidas! Vale lembrar que filtrei aqui para trilhas de filmes que são adaptações literárias! Foi muito difícil escolher apenas algumas, mas coloquei como classificação aquela trilha que seja REPLETA de músicas boas e que tenham me marcado de alguma forma. Vamos lá...

1) JOGOS VORAZES


Com certeza uma das trilhas que mais me marcou no mundo das adaptações literárias foi Jogos Vorazes. No total são três trilha sonoras comerciais (dos três primeiros filmes, respectivamente), repleto de artistas incríveis em canções que marcaram muito os fãs da saga. Entre tantas músicas incríveis, destaco aqui Elastic Heart, cantada pela Sia; We Remain, cantada pela Christina Aguilera e Yellow Flicker Beat, cantada pela Lorde (que também foi a responsável por produzir TODA a trilha sonora do terceiro filme). Até hoje não entendo o porquê do último capítulo da franquia não possuir uma trilha sonora comercial, já que elas fizeram tanto sucesso durante o tempo em que os filmes estavam no cinema.
Dentre as três trilhas sonoras, coloco a do primeiro filme como minha preferida, justamente por contar com alguns dos meus artistas preferidos, a trilha tem excelentes músicas que traduzem muito muito bem o clima distópico de Suzanne Collins, tal como Safe and Sound, parceria de Taylor Swift com Civil Wars. A música foi tão aclamada que inclusive ganhou um Grammy na categoria "Song Writter for Visual Media", um fato interessante é o de que Abraham's Daughter, outra música do álbum estava concorrendo na mesma categoria. 

Confira o restante clicando no link abaixo!

2) SAGA CREPÚSCULO 
Alguns podem até não gostar da saga Crepúsculo por seus motivos, no entanto é muito difícil ver alguém criticar a trilha sonora dos filmes. Eu, no caso, amo todas! Lembro quando o clipe de Decode com cenas do filme saiu, achei a música tão incrível (até então não conhecia Paramore), que logo comecei a procurar mais informações sobre quais bandas estariam na trilha. Muse foi outra banda que eu conheci escutando o CD do primeiro filme. A lista de cantores e banda que eu amo e integram as trilhas seguintes é longa, entre eles estão The Killers, Death Cab for Cutie, Ellie Gouding e por aí vai.
Mas meu álbum preferido é do terceiro filme da saga. Eclipse pra mim tem uma sequência de músicas incríveis! Pra começar, destaco Eclipse (All Yours), do MetricNeutron Star Collision (Love Is Forever), do MuseHeavy in Your Arms, de Florence + the Machine e Jonathan Low, do Vampire Weekend

3) As Vantagens de Ser Invisível


Quem nunca se sentiu infinito com uma boa soundtrack? Pois é, eu me sinto assim com a trilha sonora de As Vantagens de Ser Invisível. Lembro que quando saiu o trailer do filme (que toca It's Time, do Imagine Dragons), eu fiquei muito empolgado por ver como a trilha sonora seria explorada. E no final deu tudo muito certo, desde o momento mais icônico do filme (quando toca Heroes do David Bowie), até os momentos mais divertidos (Na cena do baile ao som de Come On Eileen do Dexys Midnight Runners), a trilha sonora me conquistou completamente. Outras músicas que me fascinaram na época foi Asleep do The Smiths e Landslide do Fleetwood Mac.

4) O Grande Gatsby


Não é a primeira vez que a obra de F. Scott Fitzgerald é adaptada para o cinema, entretanto, talvez essa versão de 2012 seja a mais controversa no questão trilha sonora. Ao invés do tradicional jazz que se popularizou na década de 1920, aqui temos influências das mais variadas que no começo me causou um enorme estranhamento, isso porque o filme nos presenteia com versões atuais de hits e da nossa década, como por exemplo a incrível versão de Back to Black, cantada aqui pela Beyoncé e Crazy in Love, cantada agora por Emili Sandé. Além disso, a trilha conta com ótimas músicas originais, como por exemplo Over the Love, de Florence + the Machine e Young and Beautiful, de Lana de Rey. 
Ao pesquisar sobre o porquê essas músicas serem tocadas no filme ao invés dos sons da época, o produtor revelou em uma entrevista que queria fazer o telespectador sentir o mesmo entusiasmo que os personagens estavam sentindo, por isso aproximou a seleção de música ao que estamos mais acostumados a escutar. 

5) Com Amor, Simon
Trazendo a lista pra 2018, a trilha sonora do filme Com Amor, Simon realmente me deixou viciado! Com uma pegada mais indie, adorei as adições de algumas que são as bandas que eu mais estou escutando nesses últimos dias. Entre minhas faixas preferidas estão  Alfie's Song (Not So Typical Love Song), do Bleachers e Love Me, do The 1975.

Enfim, esse são alguns dos meus álbum preferidos. E aí, quais são os seus? Tem alguma outra música desses álbuns que eu deixei passar? Deixe aí nos comentários! 

17 comentários:

  1. Olá Leo, tudo bem?

    Adorei o post e os filmes nele. Já assisti Jogos vorazes, crepúsculo e As vantagens de ser invisível, os outros não conhecia, não sou de prestar a atenção nas musicas dos filmes, mas meus amigos são daqueles que assiste o filme por causa da música,bem interessante.


    bjbj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, tudo ótimo!
      Eu me daria bem com os seus amigos então, haha.
      Assista ou leia Com Amor, Simon. É incrível!

      Excluir
  2. Desses que você citou a melhor trilha na minha opinião é a de Gatsby pelas versões e originais. Mas como amo "As Vantagens de ser invisível" acabo compartilhando com você o gosto pela trilha, afinal tem Fleetwood Mac, um clássico. Excelente escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Fleetwood Mac é incrível, assim como essas trilhas sonoras. <3

      Excluir
  3. Só pude ver hinos tanto em música quanto em filmes. Sabe uma soundtrack que é também muito incrível? É a de 'Se Eu Ficar', que consegue misturar rock, música clássica e um pouco de grunge também.

    http://assunto-infinito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, assisti Se eu Ficar a muito tempo, tenho que ver de novo e prestar atenção na trilha. Obrigado pelo conselho.

      Excluir
  4. AMOOOO as vantagens de ser invisível, é um filme otimo, lindo, com um trilha sonora incrível. Ainda não assisti Com amor, Simon, mas estou doida pra assisti-lo também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo muito que você assista porque é realmente incrível, vai ficar viciada na trilha igual a mim!

      Excluir
  5. Sou dessas que também não curte muito a saga Crepúsculo, mas concordo infinitamente que a trilha sonora é excelente (uma das minhas favoritas, diga-se de passagem ^^). Morro de vontade de assistir As Vantagens de Ser Invisível, e ao saber da trilha sonora agora, isso me deixa ainda mais frustrada de ainda não ter assistido esse filme :'D. Jogos Vorazes também me surpreendeu quando assisti (em diversos aspectos), e os últimos dois filmes ficarei devendo pois ainda não conheço. Mas devo dizer que você tem um excelente gosto musical! Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou tão fã de Crepúsculo, mas realmente a trilha sonora é incrível! E procure assistir esses outros filmes da lista, creio que você vai gostar bastante da trilha.

      Excluir
  6. Sou dessas que também não curte muito a saga Crepúsculo, mas concordo infinitamente que a trilha sonora é excelente (uma das minhas favoritas, diga-se de passagem ^^). Morro de vontade de assistir As Vantagens de Ser Invisível, e ao saber da trilha sonora agora, isso me deixa ainda mais frustrada de ainda não ter assistido esse filme :'D. Jogos Vorazes também me surpreendeu quando assisti (em diversos aspectos), e os últimos dois filmes ficarei devendo pois ainda não conheço. Mas devo dizer que você tem um excelente gosto musical! Parabéns pela resenha :) - Mayara Santos

    ResponderExcluir
  7. Oi Leo!!
    Concordo completamente a escolha de Jogos Vorazes. Eu adoro tudo que diz respeito a franquia, então amei que você tenha colocado ela no topo da lista.
    Apesar de não curtir muito Crepúsculo, eu concordo que a trilha é bem bacana!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, todos que dizem não gostar de Crepúsculo falam que a trilha sonora é ótima, um consenso geral haha
      beijos

      Excluir
  8. Ler seu post me lembrou do filme "A escolha perfeita", estes filmes ainda não assisti exceto Eclipse e confesso que não curti muito. Mas tem alguns filmes da sua lista que ainda irei assistir

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Da sua lista, só não assisti a adaptação de "O Grande Gatsby", os demais assisti e simplesmente amo. Jogos Vorazes realmente tem uma excelente trilha sonora, que harmoniza perfeitamente com as cenas, é perfeita. Crepúsculo também possui músicas maravilhosas na trilha sonora, muita paixão por essa trilha. Adorei as suas escolhas, só tem filme bom e com músicas maravilhosas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice!

      Ainda não assistiu! Corre porque é muito bom, uma experiência incrível, ainda mais com aquela trilha sonora!

      Excluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!