26 de outubro de 2018

RESENHA: A GAROTA DO LAGO


A Garota do Lago
Autor: 
Charlie Donlea
Editora:
 Faro Editorial
Páginas
: 295
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos

Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada.Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso .E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado.
Fala galera do Porão Literário! Tudo certo? Minhas leituras do mês de outubro estão sendo um tanto macabras, tudo isso por conta do desafio literário do mês de Halloween! Estou participando do  CREPYTOBER, desafio lançado no instagram em parcerias com vários blogs! Enfim, minha leitura da vez foi A Garota do Lago, confira abaixo minha opinião a respeito da obra!

A história se desenvolve quando Kelsey Castle, uma jornalista renomada, volta a sala de redação da revista Events. Ela ainda se recupera de uma experiência traumática quando é designada por seu editor-chefe para um caso que, a princípio, não parece ser tão especial. Trata-se de Becca Eckersley, uma estudante de direito que foi brutalmente assassinada em sua casa, na pacata cidade de Summit Lake. 

Becca havia acabado de se formar na faculdade de Direito, filha de uma família extremamente influente na cidade, com uma carreira promissora em mãos e um futuro aparamente brilhante a sua frente, as aparências não poderiam estar mais erradas, pois Becca guardava um segredo, segredo que aqui pode ser vital para descobrir quem foi seu assassino. 

Kelsey logo suspeita da ação tomada por seu chefe, jogá-la em uma cidade no meio do nada pra investigar quais circunstâncias levaram o assassinato qualquer parece não render uma boa história, todavia, as circunstâncias da morte e a falta de investigação por parte da polícia instiga a repórter a solucionar o caso,e conforme a narrativa se desenvolve, Kelsey se conecta a vítima de uma forma inesperada, e talvez descobrir mais sobre o passado de Becca finalmente pode libertá-la. 

Nunca tinha lido um livro de Charlie Donlea, o autor tem ganhado bastante reconhecimento por suas obras nos últimos meses em território nacional graças ao excelente trabalho da Faro Editoral. Minha expectativa estava alta para ler o livro, justamente pelo trabalho de divulgação da editora e as resenhas que acompanhei em alguns outro blogs, entretanto, creio que minhas expectativas não foram tão bem atendidas. 

A Garota do Lago se desenvolve e forma rasa, com personagens que poderiam ser explorados de forma mais convicta. Os capítulos se dividem entre Kelsey, a repórter; e Becca, a vítima. O trabalho de Kelsey como repórter é um tanto que decepcionante, isso porque todas as informações vitais que ela encontra acerca do caso são "dadas" a ela por outras pessoas,a falta de percepção para uma repórter tão renomada é um tanto estranho. Outro fato que me incomodou um pouco a respeito foi a forma de como os diálogos são desenvolvidos, por exemplo, em um capítulo onde Kelsey está entrevistando uma pessoa que pode conter informações valiosas, os diálogos correm um após o outro de forma direta, não há interrupções que mostrem Kelsey avaliando os gestos e expressões do entrevistado (para averiguar se está mentindo ou não), durante o diálogo não sabemos se o entrevistado está nervoso com a pergunta, hesitante, aflito... Seria interessante se o autor descrevesse isso para mostrar o quanto a protagonista é perceptiva. 

Enquanto aos capítulos de Becca, eles acontecem meses antes de seu assassinato. Os personagens que compõem sua vida social não são explorados da forma eficiente, temos aqui alguns amigos da faculdade de Becca, alguns professores e seus familiares, creio que a maior falha de aprofundamento ficou no núcleo da família, sabemos que eles têm uma relação conflituosa, mas não fica claro os porquês (não pelo menos de forma satisfatória).

As pistas deixadas pelo autor para fazer com que você tenha mais de um suspeito para a morte da garota são falhas, tanto é que o clímax do livro não é tão surpreendente assim. É um final bom, sem dúvidas, entretanto poderia ser bem melhor. A relação entre a vítima e a repórter (que acaba sendo um bom tópico do livro) é outro ponto que ficou muito raso. 

Em contraponto, o livro evoca assuntos bem interessantes e brinca com thrillers psicológicos, além de seus defeitos, A Garota do Lago pode ser uma boa leitura caso suas expectativas não estejam tão altas. 

19 comentários:

  1. sou muito exigente com enredo de livros e pela a sua analise algo que deixa muito a deseja nesse livro.
    Gostei da sua avaliação sincera

    Com carinho Renata Prado | LuArtico |

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua avaliação. Gosto de histórias que envolvam crimes e soluções, achei interessante a história e daria uma chance pra leitura.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei que esse seria um daqueles livros que nos deixa tenso,vidrado, ávido, mas deixou a desejar. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o livro tinha todos os fatores pra ser incrível, mas...

      Excluir
  4. Olá,

    Li muitas resenhas positivas desta obra e estava com uma alta expectativa, então ler sua resenha me fez ver outro lado. Essas partes rasas me deixam com um pé atrás, pois são coisas que me incomodam. Acho que a coisa que mais sentiria falta, seria esse lado perceptível da repórter. Adorei a resenha e sua sinceridade!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Sim, creio que seja isso o que mais tenha me deixado frustrado com a leitura, a falta de percepção da protagonista. Maaas o enredo é interessante, até. Se não fosse por esses fatores seria excelente

      Excluir
  5. Oi! Que pena o livro não ser tão bom... A propaganda foi realmente grande no lançamento e admito que estava um pouco tentada. Livros assim não podem deixar pontas soltas!
    Obrigada por compartilhar!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a sinceridade da sua resenha, aparentemente o livro tinha tudo pra ser bem produzido mas falhou na hora de aprofundar o enredo. Uma pena, a gente sempre espera bastante de uma leitura.

    ResponderExcluir
  7. a um tempao a traz muita gente falava desse livro confesso que esse genero não é o meu queridinho porem daria uma chance sim

    ResponderExcluir
  8. Estou com esse livro em minha lista para ser lido desde janeiro, mas infelizmente não consegui. Ano que vem, pretendo ler nos primeiros meses. Estou com muita vontade e muito curioso para saber da história na íntegra.

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Que pena que o livro não atendeu suas expectativas, eu tento sempre deixar passar o hiype para não me contaminar por expectativas, é difícil eu sei, mas tem dado certo e não me decepcionou tanto. Eu ainda quero ler esse livro, e agora já sei dos pontos fracos dele.

    ResponderExcluir
  10. Preciso expressar a minha felicidade por ter ganho o box dos livros de aniversario e vou ler! Tô muito empolgada, mas eu vi tanta critica negativa que a expectativa ta lá em baixo, nem sei o que esperar. só sei que vou ler e é isso.
    Adorei a critica.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    O livro parece ser interessante, apesar de você falar que poderia ser melhor. Mas vale a pena sempre a experiência da leitura.
    Parabéns pela resenha!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Adorei sua resenha e esse livro tem ótimas criticas, e está na minha lista a tempos, só falta tempo msm hahaha.

    ResponderExcluir
  13. Gostei demais da sua resenha ,otima faz duas semanas que li este livro e gostei muito ´so pelo fato de ter tantos misterios rs...eu gostei do livro me prendeu muito .

    ResponderExcluir
  14. Olá! Poxa, comecei a ler bem empolgada mas desanimei um pouco com essas falhas que você comentou sobre as pistas. Gosto quando o autor consegue fazer de forma tão bem feita que nos engana com louvor (aconteceu comigo lendo Harlan Coben. Fiquei CHOCADA com o final de "Não conte a ninguém"!)
    Gostei da sua resenha e eu tinha vontade de ler esse livro, mas vou deixar ele um pouquinho mais pra frente.

    ResponderExcluir
  15. Este é um dos livros que estão na minha lista de compras da Black Friday. Obrigada pelo aviso para não ler com graaandes expectativas, porque eu geralmente me arrependo quando vou com muita sede ao pote também.
    Resenha muito boa e honesta. Adorei!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Bom, se tem alguém que gosta de criar uma expectativa: Essa sou eu! Não vou arriscar na leitura pois me conheço, agradeço as dicas e a resenha! Beijinhos ((Blog Garotas Devorando Livros)

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!