O Que Aconteceu Com Annie
Autora: C.J. Tudor
Editora: Intrínseca
Páginas: 288 páginas
Resenha escrita por: Leonardo Santos
Livro cedido pela editora
Uma noite, Annie desapareceu. Desapareceu de sua própria cama. Houve buscas, apelações. Todos pensaram o pior. E então, milagrosamente, depois de quarenta e oito horas, ela voltou. Mas ela não podia ou não iria dizer o que tinha acontecido com ela. Algo aconteceu com minha irmã. Eu não posso explicar o quê. Eu só sei que quando ela voltou, ela não era a mesma. Ela não era minha Annie. Eu não queria admitir, nem para mim mesmo, que às vezes morria de medo da minha própria irmãzinha.
26 de março de 2019
RESENHA: O QUE ACONTECEU COM ANNIE
Fala galera do Porão Literário! Tudo certo? Hoje eu trago uma resenha mega especial para o blog, afinal esse post é sobre um livro que faz parte do clube de assinatura mais amor do mercado literário! Recebi esse mês dos amores da Intrínseca a sexta edição do INTRÍNSECOS, o clube de assinatura da editora. Eles trazem todo mês uma obra exclusiva que está prestes a ser lançada no Brasil, e neste mês a obra escolhida foi O Que Aconteceu com Annie, um thriller de C.J. Tudor! A mesma autora de O Homem de Giz.
Enfim, eu devorei o livro e pretendo fazer uma resenha objetiva e sem spoilers, afinal como a obra nem saiu ainda seria extremamente inviável eu fazer uma análise com trechos que revelariam acontecimentos da obra, enfim, pra quem ainda não conhece a história ela tem como protagonista um anti-herói bem enigmático; Joe teve um infância comum até o desaparecimento de sua irmã mais nova, Annie. A caçula ficou desaparecida por dois dias, e no ápice das buscas, ela reaparece.
A garota não consegue lembrar nada do que aconteceu nesse período, e aos poucos as coisas vão voltando ao normal, menos para Joe... Muito ligado a sua irmã, o garoto começa a perceber que sua irmã não é mais a mesma... Vinte e cinco anos se passaram, Joe agora é um professor viciado em jogos e falido que retorna a cidade de natal de Anhrill. Os motivos que o trazem de volta a cidade onde cresceu são no mínimo curiosos. Ao voltar a cidade, o passado e o presente se mesclam na narrativa, que traz a tona todos os traumas e descobertas do mistério que ronda o desaparecimento de sua irmã.
Vamos lá, eu ainda não li O Homem de Giz, por isso não sabia muito bem o que esperar deste livro, justamente por não conhecer o estilo de escrita e narrativa da autora, mas posso dizer que fui muito bem surpreendido. C.J. Tudor parece saber aonde quer chegar e cria personagens que são verossímeis o suficiente para que a história consiga te prender logo do começo, inclusive senti muito a vibe do Stephen King em seu modo de escrita, seja pelo tom meio sarcástico do personagem principal ou pelo tom dark adotado.
Li algumas opiniões a respeito do pessoal que já leu o thriller e muito tem se debatido a respeito do gênero do livro e como ele está sendo vendido, vejo muita gente dizendo que não concorda que o livro seja puxado pro terror, e sim pro thriller psicológico. Concordo com essa classificação, creio que ela representa melhor o tom que C.J. abordou suas páginas. Isso porque tudo é meio que introspectivo, e conforme o passado vai sendo construído através dos capítulos, as peças vão se juntando e a trama vai se revelando.
Um dos contras do livro, na minha percepção, pode ter sido a expectativa que as primeiras páginas criaram na minha mente, isso porque as primeiras páginas realmente prendem sua atenção e te deixa curioso para saber o que vai acontecer, entretanto o último terço do livro corre de forma menos aprofundada, principalmente no mistério que ronda Annie (personagem que aqui leva o título). Não estou dizendo que o final não é satisfatório (porque é!), mas poderia ser bem mais impactante mediante a todos os elementos que são apresentados nas primeiras páginas. Creio que a mitologia (coisa que King sempre cria com maestria) poderia ser mais aprofundada.
Com isso a parte, a leitura flui muito bem devido ao mistério que vai se formando e da quantidade de páginas também - que são poucas. Isso me fez devorar O Que Aconteceu Com Annie em poucos dias, e de fato foi uma leitura muito proveitosa, indico a todos assim que a edição for publicada.
Posts relacionados, leia também!
RESENHA: A HISTÓRIA DE SHUGGIE BAIN
RESENHA: HAMNET
RESENHA: NOSSA PARTE DE NOITE
RESENHA: A METADE PERDIDA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parece bom ,eu caro! Bem misterioso o su,iço de Annie.
ResponderExcluirApetece a leitura ao chegar em nosso alcance.
Beijinhos ;)
Proseando num dia