2 de agosto de 2019

CONHEÇA O LANÇAMENTO DARKSIDE: HORROR NOIRE!

Desde sempre o cinema tem tido a responsabilidade de debater assuntos importantes na sociedade, seja assuntos políticos ou sociais, a sétima arte foi (e continua sendo) capaz de nos fazer refletir sobre a condição humana e como vemos uns aos outros. É pensando nisso que a Darkside está lançando uma obra simplesmente IMPERDÍVEL. Horror Noire: A Representação Negra nos Filmes de Terror trás um estudo completo sobre a história dos negros em um dos gêneros mais conhecidos e temidos do cinema, o terror. 

Esse estudo foi desenvolvido pela Dra. Robin R. Means Coleman, professora Departamento de Estudos da Comunicação e no Centro de Estudos Afro-Americanos e Africanos da Universidade de Michigan. Horror Noire pesquisa o envolvimento dos negros em diversos movimentos dos filmes de terror, desde 1890 até os dias de hoje!

"Coleman afirma que o terror oferece um espaço representativo único para desafiarmos as imagens mais negativas e racistas vistas nos meios de comunicação. Sua ampla pesquisa cronológica do gênero para o livro Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror inclui grandes produções de Hollywood, filmes de arte, blaxploitation e as emergentes produções de horrorcore inspiradas pela cultura hip-hop. Uma obra única que encoraja o leitor a desmontar a imagem racializada do gênero, assim como as narrativas que compõem os comentários da cultura popular acerca de raça, e acende um debate feroz e necessário sobre o poder do horror, seu impacto na sociedade, e suas reproduções como reflexo dela." Trecho retirado do DarkBlog
Além disso o livro tem uma forte pegada no que diz a respeito de como o racismo está plantado nas produções cinematográficas e como isso está sendo mudado aos poucos conforme movimentos sociais vão ganhando força dentro e fora das telonas.

"O cineasta, professor e escritor S. Torriano Berry diz em sua introdução para Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror que um dos aspectos mais danosos do espectro limitado de papéis representados por atores negros nos filmes de terror iniciais é a falta de imagens positivas para proporcionar um sentimento de equilíbrio. “Ver um personagem negro arregalar os olhos e empalidecer ao se deparar com um fantasma não teria sido tão ruim se o seu papel seguinte ou anterior tivesse sido como um médico, advogado ou empresário de sucesso. No entanto, os filmes hollywoodianos relegavam aos negros os personagens subservientes, como mordomos, empregadas e motoristas”, diz. É esta análise que Coleman propõe ao público em sua obra." Trecho retirado do DarkBlog
A obra inclusive ganhou um documentário que contará com diversos  depoimentos de nomes de peso, como por exemplo do diretor Jordan Peele, responsável por roteirizar e dirigir os aclamados filmes Corra! (2017) e Nós (2019). Uma entrevista foi feita com Peele e você pode conferir no blog da editora Darkside, clique aqui!

O livro já está em pré-venda no site da Darkside com lançamento previsto para o dia 20 de Agosto! Lembrando que comprando durante a pré-venda você não paga o frete e o livro ainda vem com um kit com diversos postais incríveis de alguns dos filmes que são citados no livro, sério, a edição está INCRÍVEL e conta com todos os caprichos que a Darkside costuma fazer. 

22 comentários:

  1. Eduardo Moretti:

    Show!!! Adoro livros assim, e o gênero terror é o meu favorito. Além disso as edições da Dark Side são primorosas, eles arrasam. Vai entrar pra minha whistlist com certeza.

    ResponderExcluir
  2. eu vi esse livro nos stories da editora e fiquei apaixonada. Realmente é um estudo importante e é um tema que tá sendo colocado em pauta né, porque representatividade importa sim e eu achei a iniciativa da editora maravilhosa, com toda certeza eu vou comprar. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei apaixonado de primeira, mal posso esperar pra ler mais

      Excluir
  3. oi!
    Como sempre a Darkside arrasa nos lançamentos eu amo terror e com certeza irei ler este livro...

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Muito bom a Darkside dar uma diferenciada e trazer livros nesse estilo. Como sempre, a edição está um arraso. Fiquei curiosa para conferir o documentário também!

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvidas é imperdível para quem curte o gênero!

    ResponderExcluir
  6. Cara, adorei este conselho.
    Vou comprar certamente, não só pq eu adoro terror, mas pq acho q, mais q curiosidades, este livro me fará conhecer o gênero!
    Fora que eu adoro a Darkside!
    Tah na minha lista!
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado após conhecer um pouco mais, quero muito também!

      Excluir
  7. Eu adoro tudo que envolve terror ! É meu gênero favorito! Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  8. A DarkSide e seus incríveis lançamentos. Mais um pra lista.

    ResponderExcluir
  9. Como não haviam feito um estudo como este antes? Adorei a ideia, afinal, ja é tempo de derrubarmos as estruturas que dao força ao racismo. Ja quero esse livro!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    A Darkside tem edições bonitas e alguns livros que me interessam, mas esse em especial não me despertou muito interesse, infelizmente vou deixar passar a dica dessa vez.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Putz que gancho que o cara encontrou, curti muito a idéia, vou procurar o livro pra comprar, valeu pela dica !

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!