6 de agosto de 2019

RESENHA: OBJETOS SOBRENATURAIS


Objetos Sobrenatuais
Autora: Stacey Graham

Editora:
 Darkside
Páginas
: 221 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos

 Encontrar uma bela boneca antiga em uma venda de garagem é uma sensação incrível, até você levá-la para casa e ela decidir caminhar pela casa após a meia-noite. Antiquários, feirinhas de rua, heranças de família: os objetos assombrados estão em todos os lugares e invadem nossas vidas de uma maneira discreta, quase acidental. Será mesmo?
Objetos Sobrenaturais, mais um lançamento da DarkSide Books chega através de nossa linha direta com o além. Tão instigante e surpreendente quanto o casal Ed & Lorraine Warren, a caça-fantasmas Stacey Graham convida você a repensar o uso da prataria de sua avó. Ou a olhar com outros olhos aquela caixinha de joias que sempre parece mudar de lugar.
Ao folhear as páginas tenebrosas e ricas em detalhes, os leitores irão conhecer uma seleção variada de itens assombrados e amaldiçoados, desde crânios que gritam até bonecas demoníacas — e entender como eles afetam as vidas de seus respectivos donos.
Com uma prosa divertida e objetiva, Stacey Graham traz respostas para diversas perguntas, dá conselhos e discute teorias sobre os tipos de fantasma que existem. Você já se perguntou por que nos sentimos atraídos por histórias que envolvem objetos assombrados? Ou como um objeto se torna assombrado? Será que um fantasma se espremeu entre as moléculas e ficou incrustado no objeto pelo medo do desapego?
Só lendo para descobrir. E, de preferência, mantendo as luzes ou velas acesas. Afinal, nunca se sabe o que pode estar escondido na escuridão. Ou na prateleira do seu quarto.

Fala galera do Porão Literário! Tudo certo? Hoje tenho uma resenha mais do que especial para ser lançada, isso porque ela é do primeiro livro que recebi com a parceria da editora Darkside! Desde que recebi o email da parceria fiquei extremamente empolgado em receber uma obra da caveira aqui em casa! O livro em questão é Objetos Sobrenaturais: Histórias Reais & Artefatos Sombrios, de Stacey Graham, vem conferir mais sobre o livro.





É tão bom encontrar uma roupa boa e barata no brechó, ou então aquele móvel maravilhoso por um preço extremamente acessível em um bazar, não é mesmo? Se pararmos para analisar, boa parte das coisas que temos já pertenceram a alguém antes, seja por alguém que conhecemos ou não... Bom, cuidado! Objetos assombrados estão por aí, eles existem e carregam uma energia que pode ser positiva ou não, com a história de um objeto vem a energia que ele possui, só espere que ela não te assombre.

Pensando nisso, Stacey Graham pesquisa com afinco o porque desses objetos serem amaldiçoados, afinal, o que faz a boneca Anabelle seja tão diabólica? Ou que certos lugares sejam lugares de tantas tragédias? Pois bem, Graham em sua longa carreira como caça-fantasmas nos oferece um pouco mais de informações sobre o lado sobrenatural das coisas.

Confesso que sou bem cético com relação a algumas coisas, mas acredito que tudo tenha sua energia e nada simplesmente morre, dito isso é natural que tipos de energias fiquem presos em objetos e lugares, isso pode nos trazer bons sentimentos ou aqueles que nos trazem arrepios! Em Objetos Sobrenaturais a autora começa com um prólogo pra lá de intenso, nos fazendo questionar se aquele barulho da porta rangendo que escutamos quando estamos sozinhos em casa ou aquela brisa fria que bate em uma tarde de verão são eventos comuns ou de magnitude sobrenatural, e foi a partir daí que fiquei interessado pela leitura da obra!

O livro é dividido em capítulos que evocam tipos de assombração diferentes, sejam bonecas demoníacas, ossos amaldiçoados, casas e hotéis assombrados e até casos bizarros de estrelas de Hollywood! Cada um desses capítulos traz diversos relatos e contos que, sem brincadeira, dão arrepios! 
"Livro fascinante. Vai fazer você olhar duas vezes para alguns dos itens em sua casa que inevitavelmente te assustam."
JILLYN, BITCHES N PROSE
Um dos pontos positivos de Objetos Sobrenaturais é que ele nunca fica cansativo ou enjoativo, isso porque os relatos e contos são pequenos e quando você vê já devorou um capítulo inteiro, ansioso para ir pro próximo! Stacey brinca com casos famosos (como o da própria Anabelle), mas também relata casos que eu não conhecia ou pelo menos achava conhecer (como a história da Mary Sangrenta, ou bloody mary). Gostei que vários dos contos tem um tom meio gótico vitoriano que eu particularmente acho incrível, amo esse tipo de literatura e pra mim foi um deleite ler essas histórias macabras!

Faço um parenteses pro incrível capítulo sobre Hotéis Assombrados, bem na vibe O Iluminado, alguns dos relatos contatos neste capítulo entraram pra coleção dos favoritos, inclusive tem um relato dado pela própria Stacey que eu fiquei de cabelo em pé!

A diagramação é um talento a parte, como sempre a Darkside arrasa em suas publicações, mas essa merece uma salva de palmas em especial por conta das ilustrações que enriquecem ainda mais a experiência de quem está lendo (e se assustando)!

Seguindo os passos do casal Ed & Lorraine Warre, Stacey nos oferece uma verdadeira coletânea sobrenatural, que inclusive conta com dicas de como identificar tais objetos e como combater as aparições, sério, me senti num filme de terror oitentista lendo os capítulos que mostram como se livrar das aparições! Achei incrível e recomendo muito a leitura para quem gosta de descobrir planos que estão além dos que vemos.


2 comentários:

  1. A Darkside arrasa muito, fico besta com as obras que eles publicam. E esse livro parece feito pra mim, uma apaixonada pelo sobrenatural. Sou adepta a comprar coisas em sebos, brechós e lojas de produtos usados e sempre me peguei pensando nisso, em como poderia comprar algo que está possuído. Já quero ler pra ontem haha

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA Adorei Larissa! Depois de escreve essa resenha fiquei com medo de alguns objetos que tenho aqui em casa!

      Excluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!