SERES MÁGICOS & HISTÓRIAS SOMBRIAS
Organizadores: Al Sarrantônio e Neil Gaiman
Editora: DarkSide Books
Páginas: 448 páginas
Resenha escrita por: Leonardo Santos
Compre aqui!
As melhores histórias são poderosas o suficiente para fazer com que o leitor continue virando as páginas, ávido para obter respostas para a pergunta que move todos os curiosos: “o que aconteceu depois?”. É uma conexão que vai muito além das restrições de gênero literário; no fim, o que importa são as histórias, e se elas são capazes de desprender o leitor da realidade para fazê-lo simplesmente imaginar.
Com 27 histórias que expandem e redefinem a ficção imaginativa, Seres Mágicos & Histórias Sombrias reúne Joyce Carol Oates, Joe R. Lansdale, Jodi Picoult, Peter Straub, Chuck Palahniuk, Jeffery Deaver, Joe Hill e outros inúmeros autores renomados que toparam o desafio de transcender todo e qualquer limite ao darem vida a seus personagens e histórias de maneira afiada e intensa, cada um à sua maneira.
Fala galera do Porão Literário, depois de ler Seres Mágicos e Histórias Sombras da DarkSide Books, decidi trazer pra vocês mini-resenhas de alguns dos contos presentes no livro. No prefácio, Neil Gaiman diz que se pudesse colocar uma citação em uma parede de biblioteca pública, colocaria apenas quatro palavras, pois bem, decidi fazer então a resenha de quatro contos pra vocês!
Primeiro conto:
A Verdade é uma caverna nas Montanhas Negras, de Neil Gaiman
"O que aconteceu depois?"
Decidi começar pelo conto do Gaiman pois foi um dos que mais me impactou durante a leitura. Seu conto tem uma média de vinte páginas e narra a história de um homem pequeno. Esse homem sofre com traumas do passado, tais traumas o levam a uma busca pela caverna das Montanhas Negras, entretanto, a localização dessa caverna é conhecida por poucos, um desses conhecedores é Calum MacInnes. O homem pequeno então o paga para que Calum o leve até lá.
Calum e o Pequeno Homem aos poucos vão se conhecendo, compartilhando experiências e histórias na árdua jornada até a caverna, ambos se vêem aprisionados no passado por fantasmas que não os deixam dormir. Conforme a história vai chegando em seu clímax e a caverna vai se aproximando, vemos que nada acontece ao acaso!
Enigmático? Um pouco, mas é assim que Neil trabalha esse conto INCRÍVEL, confesso que devorei as últimas páginas pra saber o desfecho dessa trama! Em poucas páginas o autor conseguiu colocar uma complexidade em seus dois personagens principais que daria material pra um livro todo!
Segundo conto:
Juvenal Nyx, de Walter Mosley.
"O que aconteceu depois?"
Jimmy é um estudante negro de universidade extremamente engajado em movimentos do grêmio estudantil. Após uma palestra em uma livraria underground, Jimmy conhece Julia. A menina o chama para tomar um café e a atração dos dois é instantânea. No entanto, ao ir para a casa de Júlia, Jimmy acorda horas depois completamente desorientado e amarrado.
Por quanto tempo ficou lá o rapaz não sabe, entretanto agora Jimmy não é mais Jimmy, sei novo novo é Juvenal Nyx e ele é um filho da noite. Seus hábitos mudam, assim como sua perspectiva de mundo enquanto uma rotina noturna é estabelecida: O sol é seu inimigo; o sangue alheio é sua fonte de prazer.
Walter consegue criar em poucas páginas uma história completamente envolvente e macabra, a transição do personagens aos nossos olhos se torna algo único! Confesso que fiquei hipnotizado com esse conto, o desfecho dele é ASSOMBROSO! Isso eu garanto!
Terceiro conto:
"Uma vida em ficção", de Kat Howard
"𝘖 𝘲𝘶𝘦 𝘢𝘤𝘰𝘯𝘵𝘦𝘤𝘦𝘶 𝘥𝘦𝘱𝘰𝘪𝘴?"
Ser musa inspiradora é um máximo de elogio... será mesmo? Nossa protagonista (sem nome conhecido por nós) namora um escritor que começa a fazer bastante sucesso por conta de seus personagens extremamente verossímeis. O que o escritor faz para isso é roubar um pouco os jeitos, nuances e falas de amigos e conhecimentos para atribuir aos seus personagens. Entretanto, o que o escritor faz com sua namorada e transcrevê-la (de acordo com sua visão sobre ela) para o papel. Ao se encontrar em uma obra ficcional com tamanha exatidão, ela fica feliz mas confusa.
O hábito se torna frequente, logo, entre tantos personagens diferentes, torna-se difícil saber qual sua identidade verdadeira.
A mini-resenha pode ter ficado confusa (provavelmente ficou), mas é porque esse conto é MUITO DIFÍCIL de ser sintetizado! Mas acredite, ele é AGONIANTE E BRILHANTE ao mesmo tempo. Kat consegue criar uma personagem que vai perdendo sua identidade conforme vai ganhando novas características de forma brilhante, quase metalinguística
Quarto conto:
O Diabo na Escada, de Jon Hill
Essa é
a história de
Quirinus, um homem
que mora em uma vila mui
alta, sendo necessário descer
oitocentos degraus para acessar o
comércio local, entretanto sua maior
descida
será após
um assassinato.
Uma descida até o inferno.
Uma
pequena
sinopse do
conto de Jon
Hill, intitulado de
O Diabo na Escada