GHOST STORY
Autor: Peter Straub
Editora: DarkSide Books
Páginas: 448 páginas
Resenha escrita por: Leonardo Santos
Compre aqui!
Na pacata cidadezinha de Milburn, nos Estados Unidos, a Sociedade Chowder — formada por um grupo de quatro velhos amigos — se reúne todo mês para contar histórias em encontros regados a bebidas e charutos. Algumas são verdadeiras, outras inventadas... mas todas elas têm algo em comum: são terrivelmente assustadoras. Um passatempo simples para conferir um pouco de diversão a suas vidas monótonas.
Mas uma história chega para mostrar suas garras no presente e assombrá-los. Algo que eles fizeram muito tempo atrás. Um erro grotesco. Um acidente terrível. Agora, pesadelos fazem com que eles inevitavelmente sejam atraídos pelo sobrenatural. E não demora muito para que eles percebam que ninguém pode enterrar o passado para sempre…
Há quase sete anos, os fãs do terror encontraram na DarkSide® um lar. Ou, bem, uma mansão assombrada. Desde então, a Caveira republicou clássicos, revelou novos talentos e fez muita gente se revirar na cama com pesadelos. Os nomes mais assustadores da literatura entraram para a família: Clive Barker, William Hjortsberg, Stephen King, William Peter Blatty
Fala galera do Porão Literário, tudo bem? Em uma das últimas resenhas do ano, provavelmente a última, trago pra vocês um lançamento maravilhoso da editora DarkSide Books, o título do livro em questão é Ghost Story, de Peter Straub. Enfim, vamos lá?
Pois bem galera, pra começar preciso dizer que essa resenha foi particularmente difícil de escrever, pois seus sentimentos com relação a história de Straub são um pouco que conflitantes. É o primeiro livro que eu leio do renomado autor, portanto logo no começo fiquei bem perdido com a narrativa, isso porque o autor joga várias informações e personagens que não ligam-se uns aos outros de imediato.
Deu a impressão de que o autor queria nos enrolar, jogando várias narrativas repletas de detalhes que, ao que tudo parecia, não era coerente. Enfim, essa forma de escrever me repeliu um pouco no começo, tanto é que meu ritmo de leitura foi bem lento. Entretanto dei mais uma chance e insisti na curiosidade, para saber aonde Peter Straub me levaria.
Conforme as páginas iam passando a história se tornou mais fácil de ser compreendida, isso porque aqueles detalhes que pareciam ser colocados de forma alheia foram fazendo sentido, o autor vai amarrando os pontos de forma sutil, e quando percebemos tudo está interligado e também o leitor está preso a obra!
Na história, todos os personagens do Clube Chowder tem uma função para a narrativa, todos têm relatos a serem contados de experiências com o sobrenatural, é interessante ir analisando cada uma dessas histórias e a forma como ela se relaciona com a próxima história, fazer essa ligação dá um calafrio e faz com que o leitor interaja com a obra de uma forma incrível, coisa que poucos autores conseguem fazer.
O maior potencial de Ghost Story está justamente em te prender na narrativa, mas esse deleite pode surgir depois de uma luta em entender o ritmo do autor e em como ele quer narrar sua história. Portanto fica aí a minha dica para o ano novo, por mais que a escrita de Straub pareça confusa no começo, cheia de detalhes desnecessários, acredite: nada é ao acaso nessa história (muito menos desnecessário!).
Estilo de leitura que me amarro, já quero ler pra ontem.
ResponderExcluirSó vem!
ExcluirQue capa linda! Esses livros da DARkSIDE são um amor. Já estava ficando desanimada quando li que o começo era cheio de coisas que não se encaixavam,mas fiquei feliz em saber que depois tudo entre nos eixos. Não conhecia a obra,mas adorei.
ResponderExcluirBeijos
Sim, pode parecer confuso no começo mas depois que você entende mais um pouco a história é incrível
ExcluirOlá..
ResponderExcluirEu acho os livros da Darkside lindos, visualmente. É um trabalho excelente em todo o catálogo. Meu sonho é ter uma coleção em casa, mas não são todos os livros que são compatíveis com meu gosto literário, então adoro quando encontro um livro que eu realmente me interesso. Ghost Story parece ser um ótimo livro e sua resenha me deixou curiosa, então adorei rs
Obrigada pela matéria, beijos
https://almde50tons.wordpress.com/
hahaha espero que você leia esse livro, fiquei curioso pra saber se gostou
ExcluirOi Leonardo!!
ResponderExcluirEu acho os livros da Darkside muito bonitos. É um trabalho lindo e que apesar de ser caro, vale super a pena.
Quanto à história, apesar da sua ótima resenha, não é um gênero que me agrade. Sou medrosa pra caramba rs
Bjs
Adriana Cardoso
https://almde50tons.wordpress.com
ASUHASUSHUASHAUHA EU MEGA ENTENDO! Mas não é assustador não, eu também sou medroso
ExcluirAcho os livros da DarKside tudo!!!! O problema é a narrativa, alguns dos livros não consegue me prender por ter narrativas ás vezes mais tensas.
ResponderExcluirEsse livro tem muitos personagens, já estou acostumada, mas acredito que iria entrar em conflito em algum momento.
Em questão da narrativa no começo eu senti um pouco mais denso, no entanto ela flui quando você pega o ritmo da leitura
ExcluirOTEMOOOO
ResponderExcluirAmei a resenha, me amarro em livros assim, além de ter me encantado com a capa a resenha me deixou com vontade de ler o livro. Parabéns
Irei ler <3
aeeee, fiquei muito feliz que você se interessou pelo livro <3
ExcluirAmo os livros da Dark Side, essa capa ta d+ e a sua resenha me deixou com vontade ler, ótima dica.
ResponderExcluir<3
ExcluirQuando o assunto é Dark Side, já sei que as capas serão épicas! Por falar nisso, adorei essa dica de leitura e a resenha conseguiu me deixar bastante curiosa.
ResponderExcluirAbraços!
Nem me fale menina, tá perfeita, né? Espero que você consiga uma cópia pra se deliciar com essa história
ExcluirOie, tudo bem? Não conhecia esse livro da Darkside mas tenho muita vontade de ler os livros da editora. A edição deles é incrível. Achei interessante o enredo desse. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirAaaa que maravilhoso, um abraço, Érika!
ExcluirOi Leo! Nossa, eu nunca tinha visto essa capa pela DarkSide e achei bonita. Não é muito o estilo de leitura que eu curto, mas acho que é uma boa dica para, quem sabe, começar a me aventurar pelo gênero. Morro de vontade de começar uma coleção da editora. Beijos
ResponderExcluirhttps://almde50tons.wordpress.com/
Sim, dá uma chance para conhecer esse gênero, vai que tu ama!
ExcluirEu particularmente, estou amando a leitura. Não li a resenha toda só as considerações finais, para ter certeza 🤩🤩 que realmente é bom.
ResponderExcluir