27 de julho de 2020

RESENHA: MUNDO EM CAOS


MUNDO EM CAOS
Autor(a): 
 Patrick Ness
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
Ano de publicação: 2019
Compre através deste link.

Em um mundo pós-apocalíptico, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o caótico Ruído está por toda parte. É impossível guardar segredos no Novo Mundo.
Todd Hewitt é o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown, e mal pode esperar para se tornar um deles. No entanto, o lugar esconde algo grave, capaz de mudar o futuro de Todd e do Novo Mundo para sempre. A apenas um mês de se tornar homem, um segredo impensável é revelado, e ele se vê forçado a fugir antes que seja tarde demais. Acompanhado por seu fiel escudeiro, o cachorro Manchee, ele empreende uma jornada repleta de perigos e se depara com uma criatura estranha e silenciosa: uma garota. Mas quem é ela? E por que não foi morta pelo germe como todas as mulheres?
Publicado em mais de trinta países, Mundo em caos é o primeiro volume de uma distopia perturbadora sobre os laços que forjamos em situações extremas e traz à tona a infinita insensatez humana diante das diferenças. A adaptação cinematográfica da obra está prevista para o início do segundo semestre e terá Tom Holland e Daisy Ridley como protagonistas. A Intrínseca relança em uma edição especial, com tradução inédita e um conto extra, a série que consagrou Patrick Ness como um dos maiores nomes da literatura jovem.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Mundo em Caos, lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de  Patrick Ness e tem tradução de Edmundo Barreiros. 


Todd passou toda sua infância ouvindo as histórias do Novo Mundo do qual pertence, como aquele planeta em que vivem havia sido colonizado anos atrás pela raça humana. Entretanto, com a colonização daquele que poderia ser um novo lar, tudo ficaria em harmonia se não fosse pelo vírus espalhado pelos seres nativos do Novo Mundo (chamados de Spackles). Essa bactéria foi responsável por aniquilar todas as mulheres das tripulações, além disso ela foi responsável por criar o Ruído, sendo este responsável por tornar todos os pensamentos dos homens audíveis. 


Todd cresceu com essas histórias, como o garoto mais novo da vila Prentisstown o rapaz se sente muito sozinho, visto que todos os homens (que são oficializados como tais quando completam 13 anos de idade) parecem mudar de comportamento subitamente e já não falam mais com ele, isso faz com que Todd anseie que seu décimo terceiro aniversário chegue logo (por sorte só falta um mês). 

Mas o garoto não está completamente sozinho, conta com Manchee (seu cachorro de estimação) e é com ele que Todd vai até o pântano de Prentisstown determinado dia. O garoto gosta daquele lugar pois ali o ruído (pensamentos alheios) não é tão forte pelo local ser mais afastado do centro habitacional, tudo que Todd escuta ali é o ruído de alguns animais e de seu próprio cão ao invés dos pensamentos raivosos e destrutivos dos homens da vila. Só que daquela vez Todd escuta algo mais, na verdade o que Todd encontra é uma espécie de silêncio, um vácuo entre a vegetação que o assusta de forma tremenda.



Chocado o menino volta pra casa onde vive com seus dois tutores, ao revelar o que viu no pântano o destino de Todd muda, agora o garoto precisará fugir daquela cidade (que parece ter se virado contra ele) e descobrir algumas verdades a respeito da fundação do Novo Mundo. 

Bom, pra começar é bom eu falar que sou muito fã de livros de ficção na pegada distópica, no entanto faz um bom tempo que eu não lia nada do tipo (talvez porque eu tenha saturado um pouco do gênero, já que ele foi tão comercializado um tempo atrás), então demorei um pouco pra pedir Mundo em Caos justamente por conta disso, vi que ele foi muito bem avaliado quando foi lançamento pela Intrínseca em 2019, mas decidi esperar pra ler por conta disso e também pelo fato do livro fazer parte de uma trilogia que não tinha sido publicada por completo em português. 



Enfim, os outros dois títulos ainda não foram lançadas, mas fui vencido pela curiosidade e pedi o livro... Gente, me arrependo de não ter feito isso antes. Isso porque Mundo em Caos se tornou uma das minhas leituras preferidas do ano. 

Meu maior medo era do livro ser "infantil" demais (até mesmo por ter um protagonista com 13 anos), mas é justamente ao contrário. A narrativa do livro não subestima o leitor, Patrick Ness consegue tecer uma sociedade de homens complexa e disfuncional. Grande parte do brilho da história se dá por conta do ruído. 

Essa capacidade (mesmo que involuntária) de escutar os pensamentos de outros homens (e até mesmo de animais) é muito bem trabalhada na história, pensa só como deve ser terrível viver em uma sociedade onde você consegue escutar o pensamento de todos ao mesmo tempo? Todos seus desejos e memórias flutuam no ruído para que todos possam ver e escutar, Todd escuta todos e sente a raiva de todos aqueles homens: raiva pela perca das mulheres e também pela infecção que se espalhou.

Um detalhe MUITO legal da edição do livro é a forma como esses ruídos aparecem, podemos compreender a emoção que o pensamento foi gerado por conta da fonte da letra! Enquanto os pensamentos mais raivosos estão em um fonte mais rabiscada e agressiva, pensamentos mais limpos e organizados estão em uma fonte mais confortável e espaçada. Esses elementos fazem total diferença pra quem está lendo. 



Poderia ficar falando do livro por horas e horas, mas vou me atentar aos pontos básicos: Patrick consegue trabalhar VÁRIOS elementos de forma brilhante, entre alguns deles coloco o fanatismo religioso, o machismo, a necessidade do ser humano pelo conflito, a dor da perca... E por aí vai.

Só peço que vocês LEIAM esse livro e venham conversar comigo sobre ele, e se deliciem com essa edição brasileira que está perfeita (inclusive o próprio autor rasgou elogios a nossa edição no instagram). Com pintura trilateral e uma capa de dar inveja, peço que leiam Mundo em Caos o mais rápido possível.

PS: Vai sair uma adaptação do livro no começo de 2021! Se antecipe e conheça a história de Patrick Ness em sua totalidade agora!



















Um comentário:

  1. Oi...estava navegando pela net a procura de resenhas deste livro e encontrei o teu! Agradeço! Se possível, retome o texto e corrija a palavra "perca" por "perda" que vc usou duas vezes no texto. Abç

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!