.

A LITERATURA É VISTA COMO UM PRIVILÉGIO?

11 de agosto de 2020


Por que é importante falarmos sobre a reforma tributária da taxação de livros? 

Pois bem, pra quem ainda não está sabendo da situação, o ministro da economia Paulo Guedes enviou um projeto que pretende acabar com a isenção sobre os impostos dos livros. Essa isenção é válida desde 2004 e auxilia no poder de mercado dos exemplares, já que seu valor ficaria mais "em conta". 

Caso essa isenção seja anulada, o governo cobrará uma taxa referente a 12% de tributos, com isso o valor final do livro irá sofrer um aumento drástico. 

Para vocês terem ideia, a taxa de 12% que iria para o governo é maior do que a porcentagem de lucro do próprio autor(a) da obra (que fica em torno dos 10%). 

Em um pronunciamento oficial, um dos membros da PEC respondeu que  “quem consome livro são pessoas de alta renda, pessoas que continuariam comprando livros se ele fosse mais caro”

Tal tentativa de elitizar o acesso a cultura não é exatamente atual, por isso a luta para a democratização da leitura e o acesso popular a literatura precisa ser enfatizado e cabe A NÓS lutarmos por esse direito. 

Com esse pensamento, foi-se criada uma petição para revogar essa taxação absurda! Vocês podem assinar o abaixo-assinado através do link que disponibilizei na bio e protestar a respeito disso utilizando a #DEFENDAOLIVRO. 

A literatura nunca deve ser vista como um privilégio e sim como um direito a todos. Para tal precisamos nos aliar e lutar pela sua popularização! 

PS: Retirei essas informações do site Folha de SP e do site Sem Spoiler. Saiba mais clicando aqui e aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: MOBY DICK

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels