Fala galera do Porão Literário, tudo bem? Uma das minhas leituras atuais está sendo de Hamlet, o príncipe de Dinamarca. Por se tratar de um clássico achei interessante levantar alguns pontos a respeito da história e do porquê ler essa peça que se tornou uma das tragédias mais famosas da história! Vamos lá?
SOBRE O QUE HAMLET SE TRATA?
A peça Hamlet tem em seu cerne reflexões bem interessantes acerca de diversos temas; tais como o luto, a vingança e a loucura. Entretanto, aquele que pode ser considerado o tema principal da peça seria o eterno conflito que se estabelece entre a consciência e a ação.
Sabemos que Hamlet quer vingar seu pai, no entanto ele próprio tem consciência de que a única fonte que garante que seu o rei foi morto pelo próprio irmão é o fantasma que alega ser seu pai, e então, antigo rei da Dinamarca.
Durante os diversos monólogos do príncipe da Dinamarca podemos perceber o quão Hamlet se sente atormentado pela incapacidade de tomar uma ação por conta dos alertas emitidos pelo seu subconsciente.
POR QUE LER HAMLET?
As referências a Hamlet têm sido cada vez maiores com o passar dos anos, por trazer a tona sentimentos ligados à natureza humana, a obra de Shakespeare se torna atemporal. Afinal, ao analisar suas ações no tão famoso monólogo de “ser ou não ser, eis a questão”, o príncipe acaba reconhecendo suas próprias limitações enquanto um ser vivo.
“Que é mais nobre para a alma: suportar os dardos e arremessos do fado sempre adverso, ou armar-se contra um mar de desventuras e dar-lhes fim tentando resistir-lhes?”
Tais reflexões costumam ser exploradas por autores, filósofos e pesquisadores, todavia, vistas pelos olhos de Hamlet essas questões parecem ser muito mais pertinentes.