4 de novembro de 2020

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: UTOPIA!, DE RICARDO REIS.




 Fala galera do Porão Literário! Tudo certo? Hoje vou trazer pra vocês minhas primeiras impressões de um dos livros que estou lendo no momento! O título dele é Utopia!, escrito por Ricardo Reis! Mas antes vou colocar aqui a resenha pra vocês, ok? 




SINOPSE OFICIAL: Fim do Século XXI, o mundo estava invadido por sistemas informáticos inteligentes. Toda a mão de obra que existia naquele momento era ocupada por robots. Os diretores e fundadores dessas empresas detinham mais de noventa e cinco por cento da riqueza mundial, instalando-se uma grave crise económica. Mesmo assim a crise conseguia não criar uma grande rebelião mundial pois alimento era algo que não faltava graças à tecnologia. O sonho dos jovens adultos era poderem trabalhar numa empresa em que a tecnologia os fizesse pertencer aos mais ricos do mundo, aí poderiam ter uma vida completamente diferente da que tinham. Ícaro e Ramiro compartilhavam esse sonho. Viviam perto da sede da empresa que subira inexplicavelmente nos anos que antecederam ao fim da escolaridade deles e os dois queriam a todo o custo entrar para a equipa. Telma, a mãe de Ícaro e uma das principais acionistas da empresa não concordava com a entrada deles para a empresa. Ícaro apenas não entendia o porquê, percebendo depois, quando ele e o seu amigo conseguiram fazer concretizar o sonho deles, quais as formas que faziam a empresa ser tão desenvolvida.

Século XXII, o mundo era um lugar terrível. Um homem que se autointitulava de Governador acabou por possuir um caderno que se chamava Utopia e modificara o mundo por completo no final do Século XXI. Rafael vivia uma vida de escravidão e percebia que aquilo não era vida para os habitantes que viviam na periferia da majestosa cidade que o ditador criara com todas as matérias primas fornecidas por eles. Desesperado, o rapaz decide embarcar numa aventura, que afirma que alguém muito próximo do Governador conseguiu roubar folhas desse caderno e elas estão escondidas em algum lugar. Rafael embarca na maior aventura das suas vidas, onde o perigo e o Governador, espreitam em cada esquina!



Primeiras impressões: Pois bem, por ser a primeira leitura que eu faço de um livro escrito no português de Portugal eu pensei que iria encontrar diversos problemas para entender a narrativa, mas por sorte isso não aconteceu! Vocês sabem que eu gosto de uma ficção científica e termos como utopia e distopia me chamam muito a atenção, por isso me aventurei nesse livro. 


Ricardo escreve muito bem e já nos deixa curioso sobre esse mundo ideal onde todos vivem desde muito cedo! Estou chegando aos 40% da história e até agora estou gostando de onde a história está indo e como os núcleos de personagens vão se desenvolvendo e se encontrando! A figura do Governador para mim é o maior mistério, entendo que seu papel seja antagônico, mas acredito que tenha mais por aí!


Fiquei um pouco confuso com a trama que envolve viagens no tempo, entretanto mesmo sendo um pouco difícil de acompanhar acredito que essas sejam minhas partes preferidas! Principalmente quando envolve o Ícaro, até agora ele é meu personagem favorito!


Enfim, continuarei lendo o livro e em breve teremos resenha dele aqui e no instagram! Fiquem atentos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!