.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: UTOPIA!, DE RICARDO REIS.

4 de novembro de 2020




 Fala galera do Porão Literário! Tudo certo? Hoje vou trazer pra vocês minhas primeiras impressões de um dos livros que estou lendo no momento! O título dele é Utopia!, escrito por Ricardo Reis! Mas antes vou colocar aqui a resenha pra vocês, ok? 




SINOPSE OFICIAL: Fim do Século XXI, o mundo estava invadido por sistemas informáticos inteligentes. Toda a mão de obra que existia naquele momento era ocupada por robots. Os diretores e fundadores dessas empresas detinham mais de noventa e cinco por cento da riqueza mundial, instalando-se uma grave crise económica. Mesmo assim a crise conseguia não criar uma grande rebelião mundial pois alimento era algo que não faltava graças à tecnologia. O sonho dos jovens adultos era poderem trabalhar numa empresa em que a tecnologia os fizesse pertencer aos mais ricos do mundo, aí poderiam ter uma vida completamente diferente da que tinham. Ícaro e Ramiro compartilhavam esse sonho. Viviam perto da sede da empresa que subira inexplicavelmente nos anos que antecederam ao fim da escolaridade deles e os dois queriam a todo o custo entrar para a equipa. Telma, a mãe de Ícaro e uma das principais acionistas da empresa não concordava com a entrada deles para a empresa. Ícaro apenas não entendia o porquê, percebendo depois, quando ele e o seu amigo conseguiram fazer concretizar o sonho deles, quais as formas que faziam a empresa ser tão desenvolvida.

Século XXII, o mundo era um lugar terrível. Um homem que se autointitulava de Governador acabou por possuir um caderno que se chamava Utopia e modificara o mundo por completo no final do Século XXI. Rafael vivia uma vida de escravidão e percebia que aquilo não era vida para os habitantes que viviam na periferia da majestosa cidade que o ditador criara com todas as matérias primas fornecidas por eles. Desesperado, o rapaz decide embarcar numa aventura, que afirma que alguém muito próximo do Governador conseguiu roubar folhas desse caderno e elas estão escondidas em algum lugar. Rafael embarca na maior aventura das suas vidas, onde o perigo e o Governador, espreitam em cada esquina!



Primeiras impressões: Pois bem, por ser a primeira leitura que eu faço de um livro escrito no português de Portugal eu pensei que iria encontrar diversos problemas para entender a narrativa, mas por sorte isso não aconteceu! Vocês sabem que eu gosto de uma ficção científica e termos como utopia e distopia me chamam muito a atenção, por isso me aventurei nesse livro. 


Ricardo escreve muito bem e já nos deixa curioso sobre esse mundo ideal onde todos vivem desde muito cedo! Estou chegando aos 40% da história e até agora estou gostando de onde a história está indo e como os núcleos de personagens vão se desenvolvendo e se encontrando! A figura do Governador para mim é o maior mistério, entendo que seu papel seja antagônico, mas acredito que tenha mais por aí!


Fiquei um pouco confuso com a trama que envolve viagens no tempo, entretanto mesmo sendo um pouco difícil de acompanhar acredito que essas sejam minhas partes preferidas! Principalmente quando envolve o Ícaro, até agora ele é meu personagem favorito!


Enfim, continuarei lendo o livro e em breve teremos resenha dele aqui e no instagram! Fiquem atentos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: VENHA O QUE VIER

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels