14 de novembro de 2020

RESENHA: UTOPIA!


UTOPIA!
Autor(a): Ricardo Reis
Editora: Independente

Páginas: 391
Ano de publicação: 2020
Compre o exemplar clicando aqui


Fim do Século XXI, o mundo estava invadido por sistemas informáticos inteligentes. Toda a mão de obra que existia naquele momento era ocupada por robots. Os diretores e fundadores dessas empresas detinham mais de noventa e cinco por cento da riqueza mundial, instalando-se uma grave crise econômica. Mesmo assim a crise conseguia não criar uma grande rebelião mundial pois alimento era algo que não faltava graças à tecnologia. O sonho dos jovens adultos era poderem trabalhar numa empresa em que a tecnologia os fizesse pertencer aos mais ricos do mundo, aí poderiam ter uma vida completamente diferente da que tinham. Ícaro e Ramiro compartilhavam esse sonho. Viviam perto da sede da empresa que subira inexplicavelmente nos anos que antecederam ao fim da escolaridade deles e os dois queriam a todo o custo entrar para a equipa. Telma, a mãe de Ícaro e uma das principais acionistas da empresa não concordava com a entrada deles para a empresa. Ícaro apenas não entendia o porquê, percebendo depois, quando ele e o seu amigo conseguiram fazer concretizar o sonho deles, quais as formas que faziam a empresa ser tão desenvolvida. Século XXII, o mundo era um lugar terrível. Um homem que se autointitulava de Governador acabou por possuir um caderno que se chamava Utopia e modificara o mundo por completo no final do Século XXI. Rafael vivia uma vida de escravidão e percebia que aquilo não era vida para os habitantes que viviam na periferia da majestosa cidade que o ditador criara com todas as matérias primas fornecidas por eles. Desesperado, o rapaz decide embarcar numa aventura, que afirma que alguém muito próximo do Governador conseguiu roubar folhas desse caderno e elas estão escondidas em algum lugar. Rafael embarca na maior aventura das suas vidas, onde o perigo e o Governador, espreitam em cada esquina!

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Utopia! de autoria de Ricardo Reis.   




Viver em um mundo ideal parece ter seus custos, em Utopia acompanhamos a jornada de Ícaro e Ramiro, dois rapazes que acabaram de se formar e sonham iniciar uma carreira na empresa TecnoMudança, o histórico de tal empresa era bem peculiar, isso porque ela disparou em um crescimento absurdo em pouco tempo. Os dois amigos conseguem entrar na empresa e ali descobrem um projeto chamado  Pandora, onde nela a possibilidade de viajar no tempo é real. 

No outro núcleo da trama temos a história de Jade, uma das serviçais do tirano Governador. Jade trabalha para o homem faz muitos anos e desde então pôde ver como a figura dele domina todo o país a base da ditadura e da escravidão, mas até então Jade não sabia da onde surgia tanto poder, até o momento em que a mulher se defronta com o livro Utopia, um livro que atende aos desejos que são escritos nele.

Este caderno então teria sido o responsável por mudar as coisas no final do século anterior, mas como funcionaria aquela fonte de poder inesgotável? Mas agora Jade sabe demais, por isso foge junto a Rafael, um escravo do ditador. Juntos eles partem em busca de algumas páginas perdidas deste livro que pode mudar a história para sempre. 


Bom, vamos lá! Já deixei nas minhas primeiras impressões sobre o livro que eu achei que ia ficar confuso pelo fato da escrita ser em português de Portugal, no entanto não tive problemas muito sérios com a leitura! Só algumas palavras que eu procurei o significado naquele contexto, mas nada demais!

Já com relação a história em algumas partes eu fiquei um tanto quanto confuso, isso porque o enredo traz viagem no tempo, regimes ditatoriais e um livro beeem enigmático chamado Utopia! O mundo que Ricardo Reis criou para essa história é vasto e é legal ser digerido aos poucos. 

As referências no livro são gigantescas, temos claras referências musicais a banda 4 non Blondes, clássicos gregos (no próprio nome dos personagens) e alusões a clássicos da ficção científica! Todas essas referências se encontram bem no texto e enriquecem a leitura!

A construção dos personagens é o ponto que mais me agradou! Já tinha dito que Ícaro era um dos meus personagens favoritos até a metade do livro, pois bem, gostei muito de toda sua evolução e sua relação com seu amigo Ramiro! Outro personagem que me deixou bem curioso foi o antagonista, o Governador!

Acredito que a narrativa tenha evoluído pra mim a partir do momento em que os núcleos se unem e a história fica mais "centrada", gostei particularmente da sacada do autor em brincar com a questão do tempo e como os personagens sentem ele, achei uma vibe bem Dark (série da Netflix). 

No geral a história foi bem interessante e uma experiência nova para mim! Recomendo bastante para quem gosta de uma boa ficção com viagens do tempo e outros elementos do gênero! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "INTUIÇÃO: LIVRO 1 — PERDIÇÃO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Intuição: Livro I, Perdição, de Laion Okuda. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!