.

RESENHA: CEM MILAGRES

22 de dezembro de 2020


CEM MILAGRES
Autor(a): 
Zuzana Ruzicková & Wendy Holden
Editora: Globo Livros
Páginas: 404
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Nascida nos anos 30 na antiga Tchecoslováquia, Zuzana Ruzickova cresceu sonhando apenas com duas coisas: o piano e seu compositor favorito, Johann Sebastian Bach. Sua infância foi destruída quando foi arrancada de casa, em 1939, pelos nazistas, e levada para os campos de concentração de Auschwitz, Neuengamme e Bergen-Belsen. A partitura de sua sinfonia preferida de Bach se tornou um amuleto para superar a fome, a exaustão, o risco de não se tornar uma pianista por conta dos ferimentos nas mãos e uma série de perdas devastadoras. Munida desta pequena prova de que a beleza ainda poderia existir e também de sua coragem, Zuzana conseguiu sobreviver a uma das maiores atrocidades da história mundial e também ao governo opressor da Tchecoslováquia pós-guerra. Graças a seu talento e dedicação, ela se tornou uma das musicistas mais premiadas do século XX e a primeira pianista a gravar as obras completas de Bach.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Cem milagres, lançado pela Globo LivrosO livro é de autoria de Zuzana Ruzicková & Wendy Holden.



Zuzana Ruzickova viu os horrores da Segunda guerra mundial quando era apenas uma criança, nascida em uma família de classe média-alta na Tchecoslováquia, a garota só foi entender mais sobre a religião que seus país seguiam em um dos tempos mais sombrios da história.

Por mais que Zuzana celebrasse alguns feriados judaicos juntos com a família, não entendia direito a religião ou sobre a história dela. Conforme as pessoas foram começando a tratá-la de maneira diferente por conta do regime que ia se espalhando por toda a europa, Zuzana foi buscar a história dos seus antepassados para procurar entender o porquê aquilo estava acontecendo. 



Desde pequena a menina tinha um sonho: aprender a tocar piano. Inspirada pela melodia de Bach e outros grandes compositores, vamos conhecendo a trajetória de Zuzana e como o amor pela música a manteve viva nos três campos de concentração dos quais ela ficou presa. 

Composto como uma história autobiográfica, fiquei impressionado ao ler Cem Milagres, isso porque desde o começo já temos a própria autora nos contando sua história de forma extremamente pessoal.

A história em si não segue uma cronologia linear, os capítulos vão se alternando entre os momentos da vida de Zuzana, sendo desde sua infância (da qual passou grande parte adoentada), passando pela sua adolescência vivida no período da Segunda Guerra, onde antes de ser mandada para os campos de concentração, Zuzana sofreu pela morte do pai e depressão profunda de sua mãe; até sua idade adulta em uma vida pós guerra, voltando aos estudos e dando investindo em uma possível carreira musical. 


Essa é uma daquelas histórias que você começa a ler e fica simplesmente hipnotizado. A escrita composta por Zuzana e Wendy Holden (jornalista premiada e autora de outros livros voltado para esse período), fluí sem esforço. 

O que eu mais gostei foi o fato da história não ficar puramente no período da segunda guerra, claro que essa parte é extremamente importante, mas a vida de Zuzana não se baseia só nisso e sim em seu amor pela música! E podemos sentir isso no virar de cada página desse livro incrível. 

Um comentário:

  1. Tudo que traz uma pontinha dos traumas da Segunda Guerra e esse amor à música, é sempre receitinha de sucesso!
    E adorei ver acima, as fotos! Eu amo quando o livro traz essa parte importante. É como se a realidade fosse ainda mais vívida!!!
    Já vai pra listinha de desejados com certeza!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

CLIQUE E PARTICIPE!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: NOVO MUNDO EM CHAMAS

parcerias

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels