Editora: Alt.
Páginas: 336
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.
Liz Lighty sempre achou que fosse negra, pobre e estranha demais para brilhar em sua pequena cidade rica e obcecada por festas de formatura. Mas tudo bem, porque ela tem um plano: estudar na renomada Pennington College, onde fará parte de sua conhecida orquestra e, eventualmente, se tornará médica. No entanto, quando Liz descobre que não pode mais contar com a ajuda financeira que esperava, seus planos vão por água abaixo – até ela ser lembrada da bolsa de estudos que sua escola oferece para o rei e a rainha da festa de formatura. Não há nada que Liz odeie mais do que ser o centro das atenções. Ela não quer ter sua vida exposta nas redes sociais, lidar com concorrentes do nível Meninas Malvadas e ser obrigada a participar de uma série de eventos humilhantes. Mas ela está disposta a fazer o que for preciso para estudar em Pennington. A única coisa que torna tudo levemente suportável é a nova garota da escola, Mack. Ela é inteligente, engraçada, e tão estranha quanto Liz. Mas Mack também está na disputa pelo título de rainha. Será que se apaixonar pela concorrência impedirá Liz de conseguir a coroa... ou a colocará direto em sua cabeça?
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Espere até me ver de coroa, lançado pela Editora Alt. O livro é de autoria de Leah Johson e tradução de Solaine Chioro.
Liz Light sempre se sentiu como um peixe fora d’água no colégio. Rodeada de gente rica que parece ter saído de um filme adolescente elitista, tudo que a menina quer é terminar os estudos do ensino médio para enfim seguir com a vida.
Seus planos são ambiciosos: Liz quer entrar no curso de medicina mais prestigiado da região, a famosa faculdade de Pennington. A faculdade é caríssima, entretanto Liz conta com um bolsa de estudos concedida a músicos para seguir seu sonho, afinal ela se dedicou bastante para possuir uma boa média e é ótima no violino.
O mundo de Liz parece desmoronar quando um email da faculdade avisa que não será mais possível conceder a bolsa. O desespero surge, onde ela conseguiria dez mil dólares para bancar a faculdade?
A resposta surge de um lugar… pouco imaginado: o baile de formatura. A escola de Liz tem a tradição de fazer o maior baile de formatura da região, e o Rei e Rainha do baile além de ganhar a honraria, leva pra casa um prêmio de dez mil dólares. Mas seria possível uma menina negra, pobre e queer vencer em um colégio dominado por pessoas brancas e ricas?
Como se isso não fosse problema suficiente, Liz descobre que para concorrer ao voto popular, precisará participar de uma maratona de eventos organizados pela escola, logo ela que amava viver afastada de qualquer holofote… Bom, agora ela estará em todos eles, principalmente quando ela começa a se apaixonar por uma das outras meninas que está na disputa.
Sabe aquele livro que você não sabia que precisava ler até começar a leitura em si? Pois bem, é esse. Espere até me ver de coroa foi o primeiro título infanto-juvenil a entrar no prestigiado clube de leitura da atriz Reese Witherspoon e faz todo sentido esse ser o primeiro livro a conseguir atrair a atenção do clube.
A leitura é leve, extremamente fluída e bem engraçada, mas a escrita de Leah Johnson também é certeira em provocar alguns questionamentos e tratar de assuntos mais sérios, como o próprio racismo estrutural, a dor do luto e ansiedade. Além de tudo, eu simplesmente AMEI a forma como a autora coloca uma protagonista queer na narrativa, de forma natural e que atribui em muito a personagem.
O estilo de narrativa lembra bastante Becky Albertalli, então com certeza quem ama os livros da autora de Com amor, Simon, irá se deliciar com Espere até me ver de Coroa, e ao mesmo tempo que lembra, Johnson estabelece uma narrativa extremamente autoral e incrivelmente deliciosa!
Repleta de referências à cultura pop (e Hamilton), comece a ler esse livro e aposto que você não irá querer largar dele tão cedo!
Espere Até Me Ver de Coroa é o tipo de livro que vejo a capa, a sinopse evai automaticamente pra wishlist!
ResponderExcluirA resenha me deixou com mais vontade de ler
Representatividade!Esse livro é isso do título, capa e claro, enredo!!
ResponderExcluirUma capa feliz, temas que precisam ser abordados sempre,mas com uma maneira doce e leve.
Adorei e com toda certeza, preciso muito ler esse presente e essa lição!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Eu quero muito ler esse livro , essa representatividade que ele traz é muito bacana, os temas que ele aborda como racismo, ansiedade são muito legais. Fora que o livro é maravilhoso né
ResponderExcluirQue delicia de leitura migo, amei muito saber mais e já quero muito conhecer essa protagonista agora! Amo livros assim!
ResponderExcluirBeijos da Steh!
IG: @PAPEANDOSTEH
O livro é lindíssimo e tem uma história bem de filme adolescente que eu amoo, além disso trazer temas como o racismo e traz uma protagonista diferente dos padrões.
ResponderExcluir