29 de janeiro de 2021

RESENHA: ESPERE ATÉ ME VER DE COROA

ESPERE ATÉ ME VER DE COROA

Autor(a): Leah Johnson
Editora: Alt.

Páginas: 336
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Liz Lighty sempre achou que fosse negra, pobre e estranha demais para brilhar em sua pequena cidade rica e obcecada por festas de formatura. Mas tudo bem, porque ela tem um plano: estudar na renomada Pennington College, onde fará parte de sua conhecida orquestra e, eventualmente, se tornará médica. No entanto, quando Liz descobre que não pode mais contar com a ajuda financeira que esperava, seus planos vão por água abaixo – até ela ser lembrada da bolsa de estudos que sua escola oferece para o rei e a rainha da festa de formatura. Não há nada que Liz odeie mais do que ser o centro das atenções. Ela não quer ter sua vida exposta nas redes sociais, lidar com concorrentes do nível Meninas Malvadas e ser obrigada a participar de uma série de eventos humilhantes. Mas ela está disposta a fazer o que for preciso para estudar em Pennington. A única coisa que torna tudo levemente suportável é a nova garota da escola, Mack. Ela é inteligente, engraçada, e tão estranha quanto Liz. Mas Mack também está na disputa pelo título de rainha. Será que se apaixonar pela concorrência impedirá Liz de conseguir a coroa... ou a colocará direto em sua cabeça? 


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Espere até me ver de coroa, lançado pela Editora Alt. O livro é de autoria de Leah Johson e tradução de Solaine Chioro.




Liz Light sempre se sentiu como um peixe fora d’água no colégio. Rodeada de gente rica que parece ter saído de um filme adolescente elitista, tudo que a menina quer é terminar os estudos do ensino médio para enfim seguir com a vida. 

Seus planos são ambiciosos: Liz quer entrar no curso de medicina mais prestigiado da região, a famosa faculdade de Pennington. A faculdade é caríssima, entretanto Liz conta com um bolsa de estudos concedida a músicos para seguir seu sonho, afinal ela se dedicou bastante para possuir uma boa média e é ótima no violino. 


O mundo de Liz parece desmoronar quando um email da faculdade avisa que não será mais possível conceder a bolsa. O desespero surge, onde ela conseguiria dez mil dólares para bancar a faculdade? 


A resposta surge de um lugar… pouco imaginado: o baile de formatura. A escola de Liz tem a tradição de fazer o maior baile de formatura da região, e o Rei e Rainha do baile além de ganhar a honraria, leva pra casa um prêmio de dez mil dólares. Mas seria possível uma menina negra, pobre e queer vencer em um colégio dominado por pessoas brancas e ricas? 

Como se isso não fosse problema suficiente, Liz descobre que para concorrer ao voto popular, precisará participar de uma maratona de eventos organizados pela escola, logo ela que amava viver afastada de qualquer holofote… Bom, agora ela estará em todos eles, principalmente quando ela começa a se apaixonar por uma das outras meninas que está na disputa. 


Sabe aquele livro que você não sabia que precisava ler até começar a leitura em si? Pois bem, é esse. Espere até me ver de coroa foi o primeiro título infanto-juvenil a entrar no prestigiado clube de leitura da atriz Reese Witherspoon e faz todo sentido esse ser o primeiro livro a conseguir atrair a atenção do clube. 

A leitura é leve, extremamente fluída e bem engraçada, mas a escrita de Leah Johnson também é certeira em provocar alguns questionamentos e tratar de assuntos mais sérios, como o próprio racismo estrutural, a dor do luto e ansiedade. Além de tudo, eu simplesmente AMEI a forma como a autora coloca uma protagonista queer na narrativa, de forma natural e que atribui em muito a personagem. 


O estilo de narrativa lembra bastante Becky Albertalli, então com certeza quem ama os livros da autora de Com amor, Simon, irá se deliciar com Espere até me ver de Coroa, e ao mesmo tempo que lembra, Johnson estabelece uma narrativa extremamente autoral e incrivelmente deliciosa!

Repleta de referências à cultura pop (e Hamilton), comece a ler esse livro e aposto que você não irá querer largar dele tão cedo! 

5 comentários:

  1. Espere Até Me Ver de Coroa é o tipo de livro que vejo a capa, a sinopse evai automaticamente pra wishlist!
    A resenha me deixou com mais vontade de ler

    ResponderExcluir
  2. Representatividade!Esse livro é isso do título, capa e claro, enredo!!
    Uma capa feliz, temas que precisam ser abordados sempre,mas com uma maneira doce e leve.
    Adorei e com toda certeza, preciso muito ler esse presente e essa lição!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro , essa representatividade que ele traz é muito bacana, os temas que ele aborda como racismo, ansiedade são muito legais. Fora que o livro é maravilhoso né

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de leitura migo, amei muito saber mais e já quero muito conhecer essa protagonista agora! Amo livros assim!

    Beijos da Steh!

    IG: @PAPEANDOSTEH

    ResponderExcluir
  5. O livro é lindíssimo e tem uma história bem de filme adolescente que eu amoo, além disso trazer temas como o racismo e traz uma protagonista diferente dos padrões.

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!