15 de janeiro de 2021

RESENHA: A GAROTA DA CASA AO LADO

A GAROTA DA CASA AO LADO
Autor(a): Jack Ketchum
Editora: DarkSide Books

Páginas: 320
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Em um pacato subúrbio americano, de belos jardins e casas aconchegantes, o horror e a crueldade podem ser seus vizinhos de porta. No porão da casa dos Chandler, duas garotas são mantidas em cativeiro, à mercê dos ataques de fúria de uma tia distante e de outros vizinhos igualmente cruéis. Não há escapatória. Prepare-se: o livro que a Macabra Filmes lança em parceria com a DarkSide Books contém uma das histórias mais difíceis de digerir já escritas. Inspirado em um caso real que ocorreu nos anos 1960, nos Estados Unidos, A Garota da Casa ao Lado é uma leitura perturbadora e chocante, feita com maestria por um escritor de “histórias muito, muito sombrias”, nas palavras de Neil Gaiman. Os horrores narrados por Jack Ketchum deixaram muitos leitores estarrecidos com a crueldade do ser humano. A história foi baseada no assassinato da jovem Sylvia Likens, de 16 anos. Filha de artistas circenses, Sylvia tinha uma vida instável e frequentemente ficava sob os cuidados de amigos ou parentes quando os pais viajavam ― e foi assim que ela parou nas mãos de Gertrude Baniszewski, que a submeteu a situações apavorantes. Jack Ketchum evoca a aura desta década ― a música, a insularidade da vida suburbana, os medos e ideais que transpareciam com um pouco de pressão ― com economia e rigor.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A garota da casa ao lado, lançado pela Darkside Books. O livro é de autoria de Jack Ketchum e tem tradução de Ana Death Duarte.



Que horrores podem se esconder em um subúrbio comum? Pois bem, a resposta pode te assustar. Em "A garota da casa ao lado" conhecemos Davy, um garoto que passa pelo início de sua adolescência. David (ou Davy) tem uma grande amizade com a família da casa ao lado, liderada por Ruth e seus filhos, a família é conhecida como os Chandler. 

Inesperadamente, os Chandler recebem duas parentes distantes. Meg e sua irmã acabaram de perder os pais em um acidente de carro e foram mandadas para a casa de Ruth, já que ela era a tia mais próxima das meninas órfãs que ainda se recuperavam do acidente do qual elas também tinham sofridos e que causou uma série de deficiências na irmã de Meg, Susan. 


Conforme a hospedagem das meninas na casa vai se prolongando, Davy começa a reparar que Ruth e seus filhos vão estreitando cada vez mais o relacionamento com as duas meninas: antes afável e compreensivos, agora Ruth parece mais impaciente com as meninas - e até mesmo cruel. 

Afinal, até que ponto o ser humano pode ser cruel? 


Aqui está uma leitura para quem tem um estômago forte. Inspirado em um caso real, Jack Ketchum cria uma narrativa extremamente pesada e visceral ao nos apresentar um pequeno subúrbio da década de 60 onde o mal se espreita entre portas fechadas.

"A história foi baseada no assassinato da jovem Sylvia Likens, de 16 anos. Filha de artistas circenses, Sylvia tinha uma vida instável e frequentemente ficava sob os cuidados de amigos ou parentes quando os pais viajavam — e foi assim que ela parou nas mãos de Gertrude Baniszewski, que a submeteu a situações apavorantes."


Narrado em primeira pessoa pelo personagem David, fui pego de surpresa com o quanto a história vai ficando mais pesada a cada página lida. 

Nas cem primeiras páginas nós temos uma ambientação do enredo: conhecemos os personagens e seus traumas de uma forma aprofundada justamente para nos importarmos com eles. A muito interessante vermos como a amizade brota entre Davy e Meg. No entanto, tudo vai se transformando e quando vemos estamos em um território extremamente violento e sádico. 


Em alguns momentos eu não tive como prosseguir a leitura, de verdade. Tive que parar e retomar a leitura depois de um tempo, Ketchum não se preocupa em amenizar as descrições de algumas cenas, e isso me deixou bem assustado. Tanto é que a obra (publicada em 1989) foi bem controversa nos anos que seguiram seu lançamento.

Por isso a edição traz um material adicional bem interessante que ajuda a entendermos o porquê do autor querer contar essa história. Além do prefácio com o mestre do terror Stephen King, temos um posfácio onde o próprio autor da obra estabelece alguns motivos para escrever "A garota da casa ao lado", além de trazer alguns contos extras do autor. 


A edição em si está espetacular, como é de praxe da DarkSide, com o corte trilateral vermelho e a diagramação confortável, não encontrei problemas para fazer a leitura do livro. Só recomendo a ir com calma da história, porque realmente é bem intensa! 

9 comentários:

  1. Não vejo a hora do meu livro chegar. Espero ler o quanto antes!
    Eu vi a adaptação antiga,mas sei que hoje, não conseguiria ver. Sei lá, depois que se vê uma vez, não dá para repetir a dose.
    E a crueldade humana é intensa demais. O fanatismo, tudo ali, na cara. Creio que quando for ler, vá ter que parar para respirar também.
    Mas eu dou conta rs
    E falar o que das edições da Dark? Tem nem como!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente preciso ver essa adaptação, se for 10% fiel ao livro já imagino que seja muito tensa! Depois de ver comento contigo sobre!

      Excluir
  2. Nossa Leo,
    Não teria estômago de jeito nenhum.
    Já foi difícil ler a resenha, imagina ler o livro.
    Ainda mais sabendo que é baseado em fatos reais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEM ME FALE! É bem pesado, mas a narrativa do autor é muito bem planejada e afiada

      Excluir
  3. Já vi o filme "Um crime americano" que conta a história dessas irmãs, é triste e pesado. Acredito que o livro deve ser tão interessante quanto o filme!!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei a capa desse livro e parece ser bem pesado, adoro livros assim, já quero ler 🙈

    Beijos da Steh!

    IG: @PAPEANDOSTEH

    ResponderExcluir
  5. lembro de ficar chocada com o caso real na época, esse livro acho que não teria coragem de ler.

    ResponderExcluir
  6. Só tenho uma coisa a dizer: Quero esse livro emprestado porque O TANTO que estão falando dele, eu PRECISO também saber o que tanto choca as pessoas. PELO AMOR DE DEUS!

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!