23 de janeiro de 2021

RESENHA: LIVROS DE SANGUE - VOL. 1




LIVROS DE SANGUE VOL. 1 
Autor(a): Clive Barker
Editora: DarkSide Books

Páginas: 240
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

 O primeiro volume da coleção Livros de Sangue chega em outubro pela DarkSide Books através do selo Macabra, que apresenta livros e quadrinhos com uma voz artística única e transgressora, e conta com uma tradução cuidadosa de Paulo Raviere ― já conhecido entre os darksiders por seu trabalho em O Mal Nosso de Cada Dia, O Médico e o Monstro e Outros Experimentos e Antologia Macabra. Cesar Bravo, autor de vhs: Verdadeiras Histórias de Sangue, também empresta seu talento para homenagear o gênio macabro em uma introdução exclusiva para a edição brasileira aprovada pelo próprio Clive Barker. O mestre do horror visceral tem uma escrita peculiar, provocante e poética, e nos leva a teatros assombrados, estações de trem escuras e vazias, penitenciárias duvidosas e promove encontros que ficarão para sempre na memória dos leitores. Livros de Sangue é um verdadeiro pacto, um mergulho na mente sombria de Clive Barker e nos monstros que moram dentro de nós
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Livros de sangue, vol. 1, lançado pela DarkSide Books. O livro é de autoria de Clive Barker.


Dividido em seis contos pra lá de bizarros, o primeiro volume da antologia de contos de Clive Barker parece um atestado do porquê o autor criador de Hellraiser merece seu lugar no mais alto prestígio entre os autores de horror. 


Conforme você vai conhecendo a obra do autor, é fácil identificar um texto do Clive simplesmente pela escrita: a forma como ele tece a história é bem única, misturando uma mitologia sanguinária a uma narrativa extremamente envolvente e visceral. Desse autor eu já tinha lido o conto Candyman, que inclusive entrou pra lista de melhores do ano em 2020.

Minhas expectativas para essa primeira parte da antologias estavam altas, e Clive conseguiu atender todas elas nos contos que se seguiram. No primeiro conto (que tem como título o nome do livro), o autor nos ambienta em uma história da qual será necessária para se entender todas as outras:


Uma equipe realiza algumas filmagens em um local - uma casa - dita como amaldiçoada. Entre eles existe um homem que supostamente é capaz de ter contato com forças sobrenaturais, e mesmo toda a produção sabendo que ele é um charlatão, tudo segue no seu ritmo até o homem sofrer um... ataque. A pele do seu corpo é violentada por uma força invisível, nela surgem diversas escritas como se sua pele fosse feita de papel. 

Assim, o homem se torna o livro de sangue, e as histórias que os espíritos trazem são, no mínimo, aterrorizantes. 


Eu amo um bom conto de terror, logo, me senti em um banquete ao ler esse livro. Entre assassinatos violentos e ritualísticos em um trem noturno, um espírito conversando com os alunos de um internato ou até mesmo uma viagem a Iugoslávia... O horror de Clive se instala primeiro no psicológico, depois assume proporções bizarras em um final com um clímax gigante. 


A tensão é uma grande carta do autor, que misturada a descrições bem gráficas ganha um tom sombrio bem bizarro. Espero muito que a DarkSide traga todos os outros volumes nesse mesmo formato de edição (que ficou belíssimo) para termos uma biblioteca do autor em território nacional! Vamos torcer! 


9 comentários:

  1. Banquete rs amei muito tudo isso!
    Eu estou doida para que meu livro chegue o quanto antes, pois eu também amo demais contos e amo mais ainda, terror.
    Tá, eu sou medrosa para ver terror, mas o lido? Ai, ai!
    Fora o trabalho da DarkSide que dispensa elogios sempre!!!
    Lerei com toda certeza!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo!
    Como não leio terror só sou capaz de opinar quanto a capa belíssima e ao trabalho primoroso da Darkside

    ResponderExcluir
  3. A darkside como sempre arrasa na diagramação e na estética dos livros. Sua resenha impecável como sempre e lembrei de um filme que assisti recentemente, acho que na Amazon! Era justamente sobre um homem que tinha sua pele marcada por histórias de espíritos, mas o livro parece ser muito melhor!

    ResponderExcluir
  4. livro lindo, perfeito, darkside né! mas a leitura eu passo a vez kkkk que medo!

    ResponderExcluir
  5. Bom... Já sei que essa leitura não é pra mim, pois do terror eu fujo! 🙈😂 Mas gostei de conhecer um pouco sobre a história e suas considerações!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo muito livros assim, contos de terror então, amo forte... Amei migo, já quero emprestado haha 😍❤️ As fotos estão um arraso 💟

    Beijos da Steh!

    IG: @PAPEANDOSTEH

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: ROTAS DE FUGA

Organizadores:   Cleone Ribeiro Editora:  Artêra Páginas: 313 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Rotas de Fuga é u...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!