23 de janeiro de 2021

RESENHA: LIVROS DE SANGUE - VOL. 1




LIVROS DE SANGUE VOL. 1 
Autor(a): Clive Barker
Editora: DarkSide Books

Páginas: 240
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

 O primeiro volume da coleção Livros de Sangue chega em outubro pela DarkSide Books através do selo Macabra, que apresenta livros e quadrinhos com uma voz artística única e transgressora, e conta com uma tradução cuidadosa de Paulo Raviere ― já conhecido entre os darksiders por seu trabalho em O Mal Nosso de Cada Dia, O Médico e o Monstro e Outros Experimentos e Antologia Macabra. Cesar Bravo, autor de vhs: Verdadeiras Histórias de Sangue, também empresta seu talento para homenagear o gênio macabro em uma introdução exclusiva para a edição brasileira aprovada pelo próprio Clive Barker. O mestre do horror visceral tem uma escrita peculiar, provocante e poética, e nos leva a teatros assombrados, estações de trem escuras e vazias, penitenciárias duvidosas e promove encontros que ficarão para sempre na memória dos leitores. Livros de Sangue é um verdadeiro pacto, um mergulho na mente sombria de Clive Barker e nos monstros que moram dentro de nós
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Livros de sangue, vol. 1, lançado pela DarkSide Books. O livro é de autoria de Clive Barker.


Dividido em seis contos pra lá de bizarros, o primeiro volume da antologia de contos de Clive Barker parece um atestado do porquê o autor criador de Hellraiser merece seu lugar no mais alto prestígio entre os autores de horror. 


Conforme você vai conhecendo a obra do autor, é fácil identificar um texto do Clive simplesmente pela escrita: a forma como ele tece a história é bem única, misturando uma mitologia sanguinária a uma narrativa extremamente envolvente e visceral. Desse autor eu já tinha lido o conto Candyman, que inclusive entrou pra lista de melhores do ano em 2020.

Minhas expectativas para essa primeira parte da antologias estavam altas, e Clive conseguiu atender todas elas nos contos que se seguiram. No primeiro conto (que tem como título o nome do livro), o autor nos ambienta em uma história da qual será necessária para se entender todas as outras:


Uma equipe realiza algumas filmagens em um local - uma casa - dita como amaldiçoada. Entre eles existe um homem que supostamente é capaz de ter contato com forças sobrenaturais, e mesmo toda a produção sabendo que ele é um charlatão, tudo segue no seu ritmo até o homem sofrer um... ataque. A pele do seu corpo é violentada por uma força invisível, nela surgem diversas escritas como se sua pele fosse feita de papel. 

Assim, o homem se torna o livro de sangue, e as histórias que os espíritos trazem são, no mínimo, aterrorizantes. 


Eu amo um bom conto de terror, logo, me senti em um banquete ao ler esse livro. Entre assassinatos violentos e ritualísticos em um trem noturno, um espírito conversando com os alunos de um internato ou até mesmo uma viagem a Iugoslávia... O horror de Clive se instala primeiro no psicológico, depois assume proporções bizarras em um final com um clímax gigante. 


A tensão é uma grande carta do autor, que misturada a descrições bem gráficas ganha um tom sombrio bem bizarro. Espero muito que a DarkSide traga todos os outros volumes nesse mesmo formato de edição (que ficou belíssimo) para termos uma biblioteca do autor em território nacional! Vamos torcer! 


9 comentários:

  1. Banquete rs amei muito tudo isso!
    Eu estou doida para que meu livro chegue o quanto antes, pois eu também amo demais contos e amo mais ainda, terror.
    Tá, eu sou medrosa para ver terror, mas o lido? Ai, ai!
    Fora o trabalho da DarkSide que dispensa elogios sempre!!!
    Lerei com toda certeza!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo!
    Como não leio terror só sou capaz de opinar quanto a capa belíssima e ao trabalho primoroso da Darkside

    ResponderExcluir
  3. A darkside como sempre arrasa na diagramação e na estética dos livros. Sua resenha impecável como sempre e lembrei de um filme que assisti recentemente, acho que na Amazon! Era justamente sobre um homem que tinha sua pele marcada por histórias de espíritos, mas o livro parece ser muito melhor!

    ResponderExcluir
  4. livro lindo, perfeito, darkside né! mas a leitura eu passo a vez kkkk que medo!

    ResponderExcluir
  5. Bom... Já sei que essa leitura não é pra mim, pois do terror eu fujo! 🙈😂 Mas gostei de conhecer um pouco sobre a história e suas considerações!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo muito livros assim, contos de terror então, amo forte... Amei migo, já quero emprestado haha 😍❤️ As fotos estão um arraso 💟

    Beijos da Steh!

    IG: @PAPEANDOSTEH

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!