8 de janeiro de 2021

RESENHA: O HOMEM ILUSTRADO

 


O HOMEM ILUSTRADO
Autor(a): Ray Bradbury
Editora: Biblioteca Azul 

Páginas: 320
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Um homem sem nome e sem destino encontra um misterioso andarilho à beira da estrada. Sob a forma de ilustrações que se movem, as tatuagens do andarilho dão vida a cada um dos dezoito contos deste livro. O futuro, o passado e o presente navegam por histórias que formam um caleidoscópio, materializadas em gravuras marcadas na pele de um antigo trabalhador de circo. Em O homem ilustrado estão contos marcantes que inspiraram gerações, de “Rocket Man”, sucesso de Elton John, a produções hollywoodianas como “Gravidade”, são histórias dentro de uma história, que borram as barreiras dos gêneros literários e nos fazem perguntar se é este um romance ou um livro de contos, em que a fantasia e a ficção científica dão a chance de imaginar mundos possíveis. 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O homem ilustrado, lançado pela Blbioteca Azul. O livro é de autoria de Ray Bradbury e tem tradução de Eric Novello.



O homem ilustrado inicia com o encontro de dois homens que até então não se conheciam. À beira da estrada esse estranho encontro se estabelece entre o narrador e um outro homem que tem todo o seu corpo ilustrado, desde a região do pescoço até a cintura sua pele é tomada por diversas ilustrações coloridas extremamente reais, só que isso não é tudo. 

O homem diz ao narrador que suas ilustrações não são meras tatuagens, mas elas trocam de lugar e são substituídas por outras ilustrações todas as noites, e como se isso não fosse suficiente, se você focar em uma ilustração por algum tempo ela irá contar-lhe uma história. 

Essa história nada mais é do que o passado, presente ou futuro de alguém, alguma pessoa que existiu, existe ou existirá. Com isso, o narrador passa a analisar as ilustrações no corpo do Homem ilustrado... 18 contos, 18 histórias que mostram o porquê lemos Ray Bradbury até hoje. 


Gente... Comecei essa leitura sem saber o que esperar, sinceramente. Sou muito fã desse autor e pude conhecer seu trabalho de maneira mais aprofundada com a antologia de contos "Prazer em queimar" (cuja resenha você pode conferir aqui), e obviamente no seu romance mais conhecido, o Fahrenheit 451. 

Por isso só me aventurei a ler. E olha... foi a melhor coisa que eu fiz. O livro começa com esse prólogo que nos contextualiza a respeito do que estar por vir, e o primeiro conto (intitulado A savana) nos joga em um futuro digno de episódio na série Black Mirror, onde dois pais compram um quarto que serve como uma realidade virtual para seus filhos extremamente mimados e viciados em tecnologia. O final deste primeiro conto já me impactou muito, além de provocar uma série de reflexões a respeito de como usamos as ferramentas tecnológicas ao nosso redor.

Poderia falar e MUITO sobre cada um dos 18 contos que compõem esse universo, mas vou me ater a poucos para que a leitura deste livro seja uma descoberta para você igual foi pra mim! 

Dois outros contos que me surpreenderam muito foram "O Homem do Foguete" e "Marionetes S.A", em Homem do foguete temos uma família que vive sentindo falta da figura ausente do pai, um homem que faz viagens interplanetárias e desaparece por três meses várias vezes durante do ano, deixando seu filho e mulher na terra. Esse conto foi um dos mais melancólicos e bem escritos que eu já li, com um final de arrasar o coração. Um detalhe bem interessante é que esse conto inspirou a lenda da música Elton John a escrever uma de suas músicas mais famosas, Rocket Man. 

Já Marionetes S.A evoca todos os principais traços do autor: sua mistura de ficção com um traço de crítica social... A forma alucinada como a narrativa se desenvolve me pegou de surpresa, principalmente com relação ao final eletrizante!


O último conto (que dá nome ao livro) encerra bem o que Bradbury nos apresentou no decorrer de seus diversos contos. Por favor, eu preciso que vocês leiam essa coletânea para se maravilhar com a escrita desse autor incrível. Com a realidade completamente distorcida em um plano fantástico, O homem ilustrado é um daqueles livros que se integram a nossa perspectiva de leitor e nos muda para sempre. 


12 comentários:

  1. Amei sua resenha, me deixou com muita vontade de ler, vou colocar na lista de 2021. Gostei da capa também!!

    ResponderExcluir
  2. Foi impossível ontem ler a resenha desse livro no Insta e não associar a uma série(que parei rs) Ponto Cego. Onde há uma mulher repleta de tatuagens e cada uma com um significado.
    Sei que não há nada a ver, pois a série é policial rs e o livro em questão é muito sobre reflexões. Ao menos foi o que entendi!
    E com certeza, por amar contos, é um livro que se puder, quero demais ter ele em mãos!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei, Angela! Sobre a série eu ouvi falar bastante dela, preciso pegar pra maratonar

      Excluir
  3. Oiiii!
    Primeiro de tudo: que capa mais linda ♥ Eu não conhecia a obra, mas fiquei bem curiosa com as suas impressões sobre a mesma, ainda mais por se tratar de um compilado de contos, eu amo contos e com certeza irei gostar dessa leitura.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a obra muito interessante, o fato do homem ter várias tatuagens e cada uma com significados que dialogam entre si deixam a obra um tanto quanto intrigante, passado, presente e futuro! Eu estou encantada com suas palavras sobre a obra, porque ela parece realmente nos levar a grandes reflexões.

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo!
    Que demais! Interessante é pouco para adjetivar! Já pensou que irado tatuagens com vida própria?!?

    ResponderExcluir
  6. Antologias são tudo de bom, né!? Eu amo, ainda mais para conhecer melhor a escrita do autor ou dos autores que ali se encontram... Eu não conhecia esse livro e já super adicionei na lista aqui... Arrasou nas fotos! ❤️

    Beijos da Steh!

    IG: @PAPEANDOSTEH

    ResponderExcluir
  7. Oii, Léo! Acredita que tenho Fahrenheit há décadas e ainda não li? Inclusive, estou devendo a leitura de alguma obra desse autor kkkkkk a vergonha, meu pai. Me ajuda a criar coragem!

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!