12 de janeiro de 2021

RESENHA: VINGANÇA


VINGANÇA
Autor(a): V.E. Schwab
Editora: Record

Páginas: 530
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Um mês e meio antes, Marcella tinha a vida com a qual sempre havia sonhado. Casada com Marcus, um mafioso em ascensão na cidade de Merit, ela vivia numa mansão e tinha todas as roupas e acessórios que desejava, frequentava as melhores festas e, nos bastidores, planejava com o marido os próximos passos de sua carreira. Sua vida teria seguido exatamente como o planejado, se ela não houvesse descoberto que Marcus a traía. Então, Marcella tentou esfaqueá-lo, mas Marcus era um homem forte, acostumado a matar, por isso não demorou a desacordá-la e abandoná-la para que morresse no incêndio da mansão do casal. Mas esse não seria o fim de Marcella... Cinco anos antes, Victor Vale morreu. Porém, depois do embate com seu antigo amigo de faculdade, Eli Cardale – ou Eli Ever, o assassino de ExtraOrdinários –, Sydney Clarke o trouxe de volta à vida. Mas os poderes da menina tinham limitações, e Victor não ressuscitou exatamente como era. Então, ele passou a dedicar sua vida em busca de uma cura, caçando EOs com poderes capazes de ajudá-lo.
Cinco anos antes, Eli Ever foi preso. Após deixar um rastro de cadáveres de EOs, os quais, segundo ele, eram uma afronta a Deus, Eli caiu numa armadilha preparada por Victor. Então, sob custódia de uma nova força-tarefa responsável por lidar com casos envolvendo ExtraOrdinários, ele se tornou uma ferramenta dessa instituição. Com isso, Eli se manteve informado sobre os acontecimentos externos, que alimentaram sua suspeita de que ele não havia testemunhado o verdadeiro fim de Victor.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Vingançasegundo volume da série "Vilão", lançado pela RecordO livro é de autoria de V.E. Schwab e tem tradução de Flávia de Lavor.



Estamos de volta ao mundo de Vilão. Nessa continuação nós temos um outro salto temporal. Após o término extremamente eletrizante do primeiro livro, cinco anos se passam e a situação parece estar extremamente complicada para Victor, Eli, Sidney e todos os outros personagens que conhecemos no primeiro livro da saga. 

Isso porque após Victor ser ressuscitado por Sid, algo parece ter dado errado, visto que o rapaz continua morrendo e voltando a vida. Esses colapsos vão se tornando cada vez mais frequentes e Victor parte em uma busca para parar de morrer várias vezes. Já Eli encontra-se preso na sede da ONE, agência responsável por capturar todos aqueles que foram apelidados de EO (ou ExtraOrdinários, com capacidades que excedem a compreensão humana).  


No entanto, logo no começo do livro nós somos apresentados a uma personagem chamada Marcella, uma mulher extremamente inteligente e inflexível. Casada com um dos maiores mafiosos da região, Marcella tem uma experiência de quase morte ao ser deixada em um incêndio criminal armado pelo seu próprio marido.



Marcela volta a vida com uma nova habilidade, e junto com ela uma sede de vingança contra todos aqueles que a menosprezaram por toda a vida. Sua ambição irá remexer em todos os alicerces da cidade, principalmente no destino de Eli e de Victor.


Bom, minha leitura do primeiro volume dessa série adulta da V.E Schwab foi feita no começo da quarentena e se tornou uma das melhores do ano (inclusive o livro entrou na lista de melhores leituras!), então era de se imaginar que eu fui com muita expectativa para esse segundo volume... E sim, Vingança atendeu todas as minhas expectativas e até superou outras, em alguns aspectos. 



Gosto muito da forma como a Schwab escreve, acredito que eu já disse isso na resenha do livro anterior, mas a leitura se dá de maneira incrivelmente fluída. O potencial da escrita da autora está na criação de seus personagens, eles são os que realmente brilham nessa história!


A inserção de novos personagens nessa sequência ajuda bastante a vermos que nada nesse mundo é posto de forma maniqueísta: o bem e o mal existem em todos os personagem, em proporções que vão se alterando e se distorcendo entre as situações vividas por ele. 



Podemos pegar Eli, por exemplo. Um dos grandes vilões do primeiro livro (responsável por matar quase 40 outros EOs) tem algumas das melhores narrativas desse livro, principalmente porque aqui vemos um pouco do passado de Eli e de suas motivações para ir cursar medicina. Além disso, tanto Marcella quanto June (as personagens que entram nesse livro) tem várias camadas de personalidade, o que as tornam extremamente interessantes. 



A narrativa desse livro segue a mesma receita da primeira, temos um clímax que irá ocorrer no "presente" da história e toda as situações (ou seja, a história do livro) se dão por momentos que antecedem esse clímax! Assim como no primeiro livro, o final é mais que satisfatório, repleto de tensão e cenas de ações causada pelo encontro de diversos personagens que estiveram em narrativas isoladas durante a história. 


Por fim, todos esses fatores se casaram perfeitamente em criar uma sequencia tão eletrizante quanto a primeira! O final parece fechar um ciclo e abrir novos caminhos para todos os personagens, por isso eu aguardo ansiosamente por uma continuação de Vingança


CONFIRA A RESENHA DE VILÃO CLICANDO AQUI


11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Vilão foi uma das melhores leituras que fiz ano passado e agora estou lendo a resenha e olhando Vingança ali na estante rs(deu até vontade reler Vilão primeiro)
    Mas acho que a história está tão fresca na memória que não vou precisar não,exceto se for por prazer mesmo!
    A autora criou humanos reais, com bondade e maldade, como todos nós. E acredito que esse seja o "bum" destes livros.
    Li recentemente que virá um terceiro livro por aí e o coração já ficou feliz!!!
    Sei que amarei Vingança!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o que mais me atraiu nessa série foi justamente isso, os personagens cinzas que não são nem heróis e nem vilões como conhecemos... Acredito que você vá gosta muito dessa continuação, e vamos de espera pro terceiro volume!

      Excluir
  3. Li Vilão em uma leitura coletiva ano passado e foi uma leitura interessante, apesar de fugir e muito do que curto ler.
    Não dei continuidade a série apesar de ter curtido muito a escrita da VE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, que pena que não deu continuidade, pois gostei bastante do segundo, mas o bom foi que você saiu da zona de conforto

      Excluir
  4. Eu tô de olho nesses livros desde o ano passado, a premissa deles são bem interessantes e acho a história bem peculiar , as habilidades, a questão da volta a vida, imagino uma leitura apaixonante . Quero os dois 🥰, espero poder adquirir em breve .

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me chamou atenção pela capa, não sabia que era uma continuação. Gostei da resenha, mas vou ver a resenha do primeiro para entender melhor a indicação de leitura!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! A resenha do primeiro está com link clicável no final dessa!

      Excluir
  6. Eu tô louca para ler esses livros, esse parece ser ainda melhor em 🙈 Arrasou na resenha e na foto migo 😍❤️

    Beijos da Steh!

    IG: @PAPEANDOSTEH

    ResponderExcluir
  7. De tanto que tu e a Ray falam desse livro eu tô vendo que logo, logo estarei me rendendo também! Ave maria!

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!