7 de fevereiro de 2021

RESENHA: EM ÁGUAS PROFUNDAS

 


EM ÁGUAS PROFUNDAS
Autor(a): Patricia Highsmith
Editora: Intrínseca

Páginas: 304
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Vic e Melinda estão longe de ser um casal feliz ― seu casamento é mantido por um acordo nada convencional: Melinda pode ter quantos amantes quiser contanto que não arraste os dois e a filha para o caos de um divórcio. Tudo parece bem, mas, com o passar do tempo, Vic começa a se incomodar com os homens escolhidos pela esposa e adota uma estratégia inusitada para afugentá-los, assumindo a autoria do assassinato de um deles. Só que a notícia se espalha por toda a cidade do interior dos Estados Unidos e o antes cidadão-modelo, benfeitor, marido mais do que tolerante e empreendedor abnegado vira alvo da maledicência de todos. Tudo levava a crer que a vida voltaria ao normal quando o verdadeiro assassino é descoberto, mas a revelação da mentira de Vic é o estopim de uma reviravolta nas convicções do próprio e nas relações que mantém com a comunidade, com os amigos e com Melinda e seus vários amantes. O que se cria é uma trama intrincada, repleta de segredos, manipulação psicológica e sangue

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Em águas profundas, lançado pela Intrínseca. O livro é de autoria de Patricia Highsmith e tem tradução de Roberto Muggiati.



Victor e Melinda vivem um casamento de conveniência. Em uma relação extremamente conturbada, ambos estabeleceram um acordo não dito: Melinda pode ter quantos amantes quiser, desde que seja discreta com relação a eles e que Victor os aprove. 

No entanto, não é exatamente isso que acontece. 


Entre festas e eventos quase que semanais da alta sociedade, Melinda parece não querer seguir o plano em ser discreta. Dançando com diversos homens ou chegando em casa tarde da noite bêbada, esse acordo parece estar pelo fio. E em uma dessas festas onde Melinda está dançando com outro homem, Vic diz a esse potencial amante que ele foi o responsável pela morte do homem que costumava a ser o amante de Melinda antes dele, numa tentativa de assustá-lo. 

Estaria ele dizendo a verdade? De qualquer forma o rumor se espalha entre a elite da sociedade em que o casal frequenta, sendo esse o primeiro sinal de que a relação entre Melinda e Vic pode ruir a qualquer instante, ou ainda pior, transformar tudo em uma piscina de sangue. 


Patricia Highsmith cria um suspende psicológico de ponta ao mergulhar na relação entre esse casal tão singular na literatura.  Eu me senti preso na escrita da autora desde o início da história. Narrada pelo ponto de vista de Victor, tudo o que nós temos a respeito de Melinda é contato através de sua ótica, então conhecemos uma mulher que a priori é ardilosa e manipuladora. 

Enquanto ao Vic, temos um homem que parece viver em uma torre de marfim: extremamente erudita e com um ego inflado, sua aceitação em ser traído existe desde que ele veja que o homem que está com Melinda corresponda ao seu "padrão de aceitação".

Desde já é bom falar que esse é o primeiro livro que eu leio da autora e MEU DEUS DO CÉU, quero ler todos agora! Patricia é simplesmente genial ao criar esse thriller. As camadas que os personagens vão ganhando durante o desenvolvimento da história é impecável! 


Ela segue em um estilo atemporal, ou seja, poderia ter acontecido em qualquer década. Isso deixa a história com um ar novo independente do ano que você leia! É extremamente viciante ir conhecendo mais sobre os personagens principais e toda a rede de suspeita e assassinato que vai crescendo ao redor deles. 

Indico fortemente para quem ama um suspense psicológico estilo Garota Exemplar, por favor, LEIAM!

4 comentários:

  1. Realmente uma trama envolvente, onde não se pode confiar no que é dito, haja vista que o narrador é peça chave podendo mamipular a história a seu favor

    ResponderExcluir
  2. O ano já começou fervendo quando a Intrínseca anunciou esse super lançamento e para leitores como eu, que amam o gênero, pensa na ansiedade para ter essa lindeza em mãos? rs
    Não vejo a hora de ler a estória desse casal nada normal, com essa dose de mexer com o psicológico enorme!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Leo!
    Bem o estilo de livro que gosto com todo esse suspense que ronda as personagens e não se sabe ao certo quem fala ou não a verdade e a medida que a história vai se desenrolando, muitos outros são passíveis de serem os responsáveis. Deve ser um tremendo thriller.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Já estou pensando no final desse livro! Os romances da intrínseca são muito bem feitos! Além disso, ter um estilo atemporal é uma característica incrível.

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!