20 de fevereiro de 2021

RESENHA: INVASORES DE CORPOS


INVASORES DE CORPOS
Autor(a): Jack Finney
Editora: DarkSide Books

Páginas: 224
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Em uma tarde tranquila de uma cidadezinha da Califórnia, o dr. Miles Bennell atende a um pedido de ajuda incomum: a paciente diz que seu tio não é mais o mesmo, que algo possuiu seu corpo e mente. Passados alguns dias, mais pessoas chegam ao consultório com os mesmos relatos, e o que vinha sendo encarado como um delírio coletivo passa a ser levado a sério quando um corpo aparentemente humano, mas sem traços de humanidade, é encontrado. A verdade sobre aquele ser está muito além do que Miles aprendeu na faculdade de medicina e, de maneira desesperadora, ele vê seus vizinhos, amigos, família e pessoas queridas tendo seus corpos e mentes dominados por uma ameaça invisível. Publicado pela primeira vez em 1955, Invasores de Corpos deixou um marco na história da ficção científica. Seu enredo eletrizante e original e a construção da paranoia macabra transformaram o livro em um clássico que até hoje se conecta com muitas mentes e criações macabras da literatura e do cinema ― como Bacurau, recente sucesso nacional de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. E a DarkSide® Books não podia deixar de proporcionar essa experiência extraordinária aos leitores em uma parceria de outro mundo com a Macabra Filmes. Escritor experiente, Jack Finney faz o leitor sentir. Sua habilidade é explorar emoções complexas de modo discreto enquanto o horror cresce. Teorias são tecidas, jornais são consultados, ligações são feitas… O que diabos está acontecendo? E, principalmente: como fazer isso parar?


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Invasores de corpos, lançado pela DarkSide Books. O livro é de autoria de Jack Finney.



Miles Bennell é um médico que cresceu naquele mesmo pacato subúrbio desde que a sua infância. Com uma vida regularmente agitada, Bennell passa seus dias fazendo seus atendimentos e se encontrando com seus amigos. Nada muito anormal, até que uma série de eventos sequenciais começam a tomar forma de um jeito bem estranho...



Miles atende diversos pacientes por dia e conhece a maioria deles, pois o senso de comunidade naquela região se fortaleceu muito com o passar do tempo. Tudo começa quando uma paciente vem ao seu encontro lhe denunciar que seu tio não é mais o mesmo. Ele até aparenta ser (afinal, tudo em sua fisionomia é extremamente idêntica ao de seu consanguíneo), entretanto há algo de errado. Algo do qual a paciente não sabe lhe dizer propriamente, mas ela tem certeza de que aquele homem não é o seu tio.



A primeira coisa que Miles pensa é em recomendar que a mulher passe em um psicólogo, que entraria bem mais na área da qual a paciência precisa de consulta; mas conforme os dias vão passando, mais pessoas vêm ao seu encontro relatar que familiares e amigos não são... mais os mesmos. Alguém, ou algo, invadiu seus corpos e tomou controle de sua consciência.

Miles não consegue ter uma reação própria, até que o médico vivência uma experiência terrível que confirma alguns dos seus piores temores: Até que ponto podemos ser distinguidos pela nossa natureza? Como identificar que aquele que está ao seu lado realmente é confiável?



Doideira? Nem me fale, comecei a ler essa novela de Jack Finney um tanto quanto desconfiado, afinal, é difícil entrar em uma narrativa aonde você não pode confiar em NENHUM personagem! Isso criou uma atmosfera muito suspeita, o que acaba funcionando muito bem em um thriller de ficção científica! Por sorte, o autor se aprofunda muito mais em sua abordagem.



Além de nos banhar com capítulos mergulhados em pura tensão, esse livro (escrito em 1954), te convence de que a história merece ser lida logo a partir das primeiras páginas. Finney se banha em filosofia e psicologia para criar uma teoria da conspiração digna da década de 60! E olha, eu saboreei cada momento dessa narrativa.


Eu e muito mais gente! Esse livro já foi adaptado diversas vezes ao cinema e acredito que isso se deva pelo tema do enredo que pode ser moldado em muitas vertentes. A versão mais recente desse livro que eu AMO (no entanto, foge um pouco da história original), é Invasores, com Nicole Kidman e Daniel Craig.


Como eu disse, a história se afasta do livro original, mas com certeza merece ser assistido para você ter uma ideia da TENSÃO que se estabelece durante toda a leitura!


PS: Medo de ervilhas depois de ler esse livro? Tá tendo.


 

4 comentários:

  1. Ainda bem que não gosto de ervilha kkkk.
    Deve ser desafiador e incrível ler um livro e não poder confiar em nenhum personagem

    ResponderExcluir
  2. Não escondo minha admiração pelos livros da DarkSide rs cada um mais lindo que o outro e mesmo que o tamanho da fonte não me ajude muito na minha pouca visão, vivo me jogando nos trabalhos da Editora.
    Eu vi a adaptação com a Nicole e mesmo fugindo sim, desse roteiro original, penso que ao menos tenha uma leve sensação do que é o livro em seu total.
    Com certeza, quero muito ler!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Leo!
    Fascinada com o livro. Adoro quando tem essa tensão e por não se saber em quem confiar, acompanhar o lado mais psicológico do enredo e aquela tensão constante... já assisti duas adaptações do livro e como falou, a mais recentes não é tão fiel, mas o livro é muito bom.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. A darkside como sempre incrível!! Não conheço muitos títulos de ficção científica e esse eu não conhecia, mas gosto desse mistério que envolve a trama.

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!