4 de fevereiro de 2021

RESENHA: O CORVO


O CORVO
Autor(a): Edgar Allan Poe
Editora: Faro Editorial 

Páginas: 96
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Escrito há quase duzentos anos, esse poema atravessa gerações e continua sendo um marco da literatura mundial. Imprescindível para todos os apaixonados por literatura, O Corvo é considerada a obra-prima de Edgar Allan Poe. Mesmo tendo escrito diversos livros e contos, nenhuma outra história atraiu tantos leitores e tamanho respeito pela crítica especializada. Um homem atormentado pela morte da amada é despertado pelo barulho incessante de um corvo e a trama que se desenrola no poema demonstra tanto a genialidade do autor quanto os demônios que ele carregava. Dizem que a vida imita a arte, mas nesse caso, a arte imitou a vida. O Corvo foi publicado dois anos após a morte precoce da esposa de Poe. E, como muitas vezes acontece, o autor não teve tempo para ver o sucesso de sua obra. Morreu na miséria e sem saber que seu corvo atormentaria muitas outras almas mesmo anos depois de sua morte.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O Corvo, lançado pela editora Faro Editorial. O livro é de autoria de Edgar Allan Poe.


'Nunca mais" ou "nevermore" com certeza é uma das expressões mais conhecidas quando falamos do poema mais famoso de Edgar Allan Poe. As adaptações deste poema já foram várias, seja no cinema, teatro, música e até mesmo na própria literatura.


Além de muitas adaptações e ressignificações, o texto de "O Corvo" já teve diversas versões no mercado editorial, no entanto a que eu tenho em mãos agora é uma das mais belas que eu já vi! Lançado no final de 2020 pela Faro Editorial, uma nova edição de O Corvo está disponível com várias artes e o poema tanto em português como em inglês. 



Com relação a história, Poe nos presenteia com cento e oito versos que narram a trajetória de um corvo que busca refúgio da tempestade na propriedade do eu-lírico, ou seja, aquele quem narra o poema. Esse eu-lírico encontra-se em estado de luto, visto que o amor de sua vida faleceu a pouco tempo. 

Este corvo, no entanto, possuí um traço estranho, seu grasnar emite o som da palavra "nevermore", o que acaba assustando o eu-lírico. 



Muitos estudos existem acerca do significado desta palavra no poema, assim como a própria figura da ave e como ela dialoga com a vida do próprio autor (que perdeu sua amada pouco antes de falecer também). 

Essa edição ajuda ainda mais a entrarmos na atmosfera que só Poe conseguiu criar enquanto vivo, portanto eu indico fortemente que você se aventure a descobrir por conta própria o poder e o fascínio das palavras do poeta imortal. 

3 comentários:

  1. Isso da Faro trazer grandes clássicos de volta, está de encher os olhos de alegria! A Editora pra mim é maravilhosa, por conta da fonte e diagramação que me ajuda muito por conta da quase cegueira!
    Amo Poe, mas vivo dizendo que ele não é para qualquer leitor,mas todos deveriam dar uma chance a ele.
    É difícil pegar a alma de volta quando a gente se joga num poema tão denso e tão pragmático como este!!!
    Adorei!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Tão bom ver mais um clássico ganhar cara nova e chegar as novas gerações de leitores

    ResponderExcluir
  3. Leo!
    Sou fã do Poe há muuuuuuuuitos anos e O Corvo é um clássico que, mesmo para quem não gosta do estilo dedle, deveria ser lido, porque é um livro escrito de forma diferenciada para o estilo e aprender sempre é bom.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!