1 de fevereiro de 2021

RESENHA: O JOGO DAS CONTAS DE VIDRO

O JOGO DAS CONTAS DE VIDRO
Autor(a): Herman Hesse
Editora: Record

Páginas: 503
Ano de publicação: 2020
Compre o exemplar clicando aqui

O que seria este O jogo das contas de vidro, fundamento do último romance de Hermann Hesse, publicado em 1943? Seu título, Das Glasperlenspiel, literalmente “O jogo das pérolas de vidro”, remete a uma atividade lúdica, mas puramente intelectual, cujas raízes podem ser localizadas originalmente no pensamento de Pitágoras, renascendo na gnose, no humanismo hermético do Renascimento, com ressonâncias em Descartes e Leibniz. O nome do jogo se originaria no fato de Bastian Perrot, teórico musical, utilizar contas ou pérolas de vidro em lugar de signos gráficos na notação de melodias. Neste romance descreve-se uma comunidade mítica, na qual intelectuais dedicados à música, à astronomia, à matemática se deleitam na prática de uma atividade lúdica complexa e requintada, último avatar de uma cultura. Os jogadores procuravam criar uma linguagem secreta, universal, que exprimisse como uma álgebra simbólica a quintessência do conhecimento, à maneira dos sonhos dos antigos sábios. A ação se passa em 2200, na comunidade utópica de sábios reunidos na Castália. Segundo estudiosos da obra de Hesse, o herói José Servo e sua autobiografia fictícia representam a vida que o autor teria almejado. Ele tem a missão de ensinar aos monges beneditinos o jogo das contas de vidro, pois a ordem laica que representa deveria estabelecer relações com a ordem religiosa dirigida por padre Jacobus, um historiador. Por intermédio dele, Servo, atuando como magister ludi (mestre do jogo), descobre o valor da história, questiona seu universo e rebela-se. Unindo a sabedoria do Ocidente e do Oriente, Hesse nos conduz em O jogo das contas de vidro a um desfecho surpreendente numa obra construída com lições de muitos mestres.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O jogo das contas de vidro, lançado pela Editora Record. O livro é de autoria de Hermann Hesse e tem tradução de Lavinia Abranches & Flávio Vieira.





Passado em 2200, a história de O jogo das contas de Vidro se constrói em cima do que conhecemos como utopia, mas então o autor desfragmenta esse conceito ao nos apresentar um personagem bem curioso: José Servo é considerado um herói por muitos, Servo consegue escalar na hierarquia do sistema vigente na época até atingir o mais alto grau de poder. 

O livro então se constitui em uma biografia fictícia de José Servo. Nessa sociedade utópica existe um sistema de crença em Castália, nele apenas os mais eruditas e capazes de transcender no pensamento e na razão podem ir crescendo dentro do sistema.


Desde crianças as pessoas consideradas prodígios estudam para o jogos avelórios, uma espécie de competição aonde os jovens podem demonstrar seu conhecimento a respeito de uma série de vertentes, para então ingressar de vez naquele sistema elitizado. 

José consegue resultado surpreendentes e logo se torna um magister ludi, que é o responsável por idealizar aqueles jogos. mas aquele seria apenas o começo de sua jornada. 

Antes de entrar na minha opinião a respeito do livro, é legal informar que o autor desse título (publicado em 1943) ganhou o prêmio máximo da literatura, o famoso Nobel por conta deste trabalho em específico. Último livro de Hermann Hesse, mergulhamos em um mundo completamente estranho e melódico. Castália se desenvolve como eu nunca vi em uma leitura, e isso é assustador e fascinante. 

Não foi uma leitura fácil, de verdade. Penei bastante para tentar compreender a complexidade e a filosofia por traz do discurso e referências dos personagens (e do próprio autor) e sinto que não peguei nem um terço delas. Em suas 500 e poucas páginas Hesse desenvolve uma narrativa bem diferentes daquela que eu estou acostumada a ler. 


Por mais que seja um livro fictício (e até mesmo fantasioso), as reflexões que o autor exerce em cima do que nos constrói como ser humano são bastante intrigantes! O livro é divido em três partes, sendo que grande parte dele é dedicado a uma biografia sobre o personagem principal, José Servo. Sua trajetória de vida e suas conquistas são colocadas a mostra em um pseudo estudo feito por um pesquisador irreal.

A narrativa é cansativa mas não é entediante, na verdade é bem fascinante mergulhar na mente do autor e ir pesquisando as referências que ele trouxe para construir o mundo de Castália, com relação ao final da obra eu achei bem melancólico, entretanto adorei a forma como o autor coloca um texto em forma de poema para trazer esse elemento melancólico e reflexivo pra trama!

6 comentários:

  1. Só de ler o post minha cabeça deu nó! Rsrs
    Interessante demais e complexo na mesma proporção

    ResponderExcluir
  2. Não sei se daria conta de entender o enredo rs Eu sou uma negação, mas mesmo assim, até o título do livro já é meio que um convite à leitura e isso deixa todo leitor, instigado!
    Com certeza, se tiver oportunidade, quero muito ler sim. Entender? Aí já é outra história rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de utopia/distopia, essa especificamente parece ser uma organização complexa e mostrada de forma detalhada no livro!!

    ResponderExcluir
  4. Ual migo, parece ser um livro e tanto, não conhecia e adorei saber mais o que envolve esse livro... Me deixou curiosa e já vou adicionar na lista de leitura aqui!

    Beijos da Steh!

    IG: @PAPEANDOSTEH

    ResponderExcluir
  5. Leo!
    Nunca li nenhum livro do autor, acredita?
    Mas pelo vito, tenho certeza que vou gostar, primeiro por ser uma ficção fantasia diatópica (?) e segundo, porque adoro quando os livros trazem essa abordagem mais filosófica que nos faz questionar vários pontos e por vezes conseguem no fazer mudar algumas de nossas premissas de vida.
    cheiirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Este livro é incrível! Hesse é genial! Pretendo relê-lo. Leia também dele "Demian" e "Sidarta"

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!