2 de março de 2021

RESENHA: NOVO MUNDO EM CHAMAS

MUNDO NOVO EM CHAMAS
Autor(a): Viktor Waewell
Editora: Independente

Páginas: 414
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Quando fidalgos expulsam os invasores holandeses do Nordeste, sua máquina de guerra volta-se para o interior, para a grande região de Palmares, lar de povoações fortificadas dos negros e de tribos selvagens remanescentes. O objetivo dos senhores: recapturar milhares de escravos e dominar o território. O competente sargento Ernesto, negro nascido livre, filho de uma ex-escrava e um português, é o enviado para traçar a rota de ataque para o exército dos senhores, acompanhado de um índio como guia. Porém, no caminho, Ernesto irá se deparar com um mundo desconhecido por ele. A mata de Palmares é pontilhada por pequenas e grandes vilas, gente trabalhando a terra, as grandes malocas sobressaindo-se na mata. Ele vai conhecer Diara, uma bela guerreira disposta a morrer pela liberdade. E vai se deslumbrar com os topos dos morros rodeados por muros e torres defensivas, fortalezas protegidas por guerreiros pretos. Agora Ernesto terá que decidir de que lado lutar no embate iminente: a batalha pelo destino de Palmares e do Brasil. Ao mesmo tempo, Teresa, mucama de um poderoso fidalgo, vai enfrentar violências, com uma força que aprende a conhecer, para um papel decisivo na trama.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Novo mundo em chamas, lançado de forma independenteO livro é de autoria de Viktor Waewell.



Na ficção história de Viktor Waewell, conhecemos uma Recife do século XVII, mais precisamente no ano de 1654! A cidade é palco de um centro de resistência holandês que rapidamente é desmontado pelos fidalgos. Então surge uma nova missão do grupo colonizador: escravizar a população de Palmares, que é na maioria composta por negros foragidos do sistema colonial, índios nativos e negros livres. 


Nesse cenário extremamente conflituoso nós conhecemos o sargento Ernesto, um homem negro livre que terá que reunir toda a força dentro de si para lutar contra os invasores e se decidir a respeito de quais ideais seu nome ficará registrado na história. 

Ernesto é um dos diversos personagens que conhecemos neste vasto mundo criado pelo Viktor. Fazia tempos que eu não lia um romance histórico tão bem escrito e pesquisado igual o que tenho em mãos, e talvez esse tenha sido o primeiro que eu leio que se passe no Brasil! O livro é realmente uma aula de história completa, com uma narrativa incrível e bem fluída!


Narrado em terceira pessoa, um ponto que eu achei bem interessante (e até mesmo importante para o desenvolvimento da história) foi os diferentes pontos de vista que temos durante a história. Além de ver as coisas pela perspectiva do soldado Ernesto, temos também outros personagens que tem seu espaço para narrar sua história, como a Tereza (cujos capítulos me davam um enorme aperto no coração), Inaiê ( que de certa forma acaba ofuscando diversos outros personagens pela sua complexidade) e muitos outros. 


Conforme eu já tinha dito anteriormente, os eventos históricos narrados nesse livro realmente aconteceram, e grande parte do mérito da narrativa está em nos trazer figuras reais do nosso passado como personagem! A própria família Lins, pro exemplo! Nessa trama em específico fica muito fácil ODIAR Jeremias... Garanto que quando você for ler, ficará sentido a mesma coisa pelo antagonista dessa história!

Com um olhar preciso, um enredo fluído e diálogos inteligentes, minha indicação desse livro fica pra quem quer conhecer uma parte muito importante da nossa história e também ler uma aventura de proporções épicas.


Lembrando que o livro está disponível tanto no formato físico como no digital! (Inclusive no Kindle Unlimited!). Para conferir é só clicar no link acima (do lado da capa do livro!)

4 comentários:

  1. Esse livro tá realmente incrível, já gostei antes da resenha e agora, vou comprar haha Amo essa pegada de romance histórico e conhecia apenas 1 título nacional!

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito quando o autor insere elementos reais na história.
    Será que sou parente desses Lins ai de Novo Mundo em Chamas?

    ResponderExcluir
  3. Admito que mesmo não sendo um gênero que eu tenha intimidade, os romances históricos tem um poder fascinante de nos fazer mergulhar no enredo e eu adoro muito isso!
    Fiquei muito feliz ao conhecer a obra por sua culpa e oh, literatura brasileira tem que ser respeitada e muito respeitada!!!
    Com certeza, é um livro que já quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Leo!
    Fascinada com eessa ambientação histórica em Palmares, valorizando nosso Brasile trazendo personagens que podemos abominar, mas que trazem a formação da ficção do autor.
    Sensacional!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!