16 de abril de 2021

RESENHA: CONTOS CLÁSSICOS DE FANTASMAS




CONTOS CLÁSSICOS DE FANTASMA
Autor(a): Vários autores
Editora: Clepsidra

Páginas: 388
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

O medo em relação aos fantasmas encontra sua explicação na angústia ancestral e perene do ser humano sobre as dúvidas que cercam sua finitude. O que acontece conosco depois da morte? Para onde vamos? Essa questão tem capturado a imaginação de pensadores e artistas desde o início dos tempos. Rejeitados pela doutrina cristã como criaturas sobrenaturais que habitam nossa realidade ameaçando a existência dos vivos, os fantasmas retornaram ao lugar primordial dos seres fantásticos: a imaginação humana. Esta antologia abrange séculos de histórias de fantasmas, apresentando um vasto panorama de uma das entidades mais sombrias e temidas pelo homem. Caro leitor, recoste-se em sua poltrona e prepare-se para uma viagem fantasmagórica ao mundo dos espíritos.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Contos clássicos de fantasma, lançado pelo Sebo Clepsidra. O livro é de autoria de variados autores da literatura gótica!


A literatura acerca daquilo que compreendemos como sobrenatural sempre circulou as histórias que o ser humano tece e narra. Seja de forma escrita ou oral, parece que essa habilidade de criar esses enredos é inato a nós! Seja histórias para nos divertimos, ensinarmos algo ou refletir acerca do que nos torna humanos. 

Mas enfim, nessa resenha eu vou falar a respeito dessa compilação incrível feita pelo Sebo Clepsidra em parceria com a editora Ex Machina! Contos Clássicos de Fantasma compila em suas quase 400 páginas cerca de 26 narrativas sobre esse tema sobrenatural, sendo muitos desses contos inéditos em nosso país!

A experiência de ver nomes tão famosos para nós; como Edgar Allan Poe, Bram Stoker, Aluízio de Azevedo e Charles Dickens, com outros nomes até então novos para mim foi incrível, me ajudou muito a ampliar ainda mais meu amor pelo gênero do horror e do gótico! 

Além do livro ser um material riquíssimo para quem curte o gênero (até por conta da quantidade absurda de conteúdo inédito em português), o livro também serve de entrada para aqueles que querem se aventurar mais nesse estilo de literatura! Isso porque já nas primeiras páginas nós temos uma ótima introdução a respeito de todo o cuidado ao redor da edição e da importância desses contos para a consolidação do gênero! Quem assina essa magnífica introdução é o mestre em Literatura Fantástica da UFG, Alexander Meireles da Silva! 

Além do prefácio, temos antes de cada conto uma breve introdução a respeito do que vamos ler das próximas páginas. A curta explicação nos situa em questão de tempo e espaço, aumentando ainda mais a experiência que temos com cada um desses contos!

Recomendo muito que vocês mergulhem de cabeça nessa antologia! Enquanto ao aspecto físico da edição, eu realmente preciso falar pra vocês que está espetacular. A diagramação está muito confortável à leitura, isso fez com que eu consumisse os contos de forma muito mais eficaz! Além disso a edição conta com capa dura em uma arte de encher os olhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: ROTAS DE FUGA

Organizadores:   Cleone Ribeiro Editora:  Artêra Páginas: 313 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Rotas de Fuga é u...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!