27 de abril de 2021

RESENHA: A DECADÊNCIA DA MENTIRA E OUTROS ENSAIOS



A DECADÊNCIA DA MENTIRA E OUTROS ENSAIOS
Autor(a): Oscar Wilde
Editora: Principis
Páginas: 175
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Publicado em 1891, no ensaio A decadência da mentira, Oscar Wilde põe em cena dois personagens que dialogam sobre arte: Viviano e Cyrillo. Viviano apresenta ao amigo algumas das ideias que compõem um artigo que está escrevendo. São quatro ensaios antológicos, em que estão presentes as paixões e humores da imaginação e da vida do espírito. Cada uma das artes possui um crítico que lhe é destinado. Uma coleção interessante uma reunião da visão espirituosa, desconfortável, paradoxal e satírica de Oscar Wilde.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A decadência da mentira e outros ensaios, lançado pela editora Principis O livro é de autoria de Oscar Wilde, foi traduzido por  João do Rio. 


Bom, esse é um dos primeiros ensaios que eu resenho aqui no blog. Já estou acostumado de ler esse tipo de texto por conta da faculdade, mas fazer uma resenha de um deles é outro assunto! Pra quem não sabe, Oscar Wilde tem seu nome gravado na literatura mundial por conta de seu clássico (que você provavelmente já ouviu falar), intitulado O Retrato de Dorian Gray!

Enfim, nesse ensaio o autor discute um pouco a respeito do estado da arte, sua natureza! Parece ser meio complicado, mas conforme você vai lendo, tudo vai ficando mais fácil! Aqui, "o autor expõe e debate alguns conceitos do Esteticismo,  movimento do qual fazia parte, e que estavam relacionados com os preceitos clássicos  da arte. Esses preceitos eram: a mimese tendo a natureza como modelo ideal e a tríade: do belo, bom e verdadeiro."

Isso é dado através do dialogo entre dois personagens: Viviano e Cyrillo. O formato é como se fosse de uma peça de teatro, onde os dois vão conversando a respeito desses fatores acima! Achei a construção do tema muito interessante, que atribui em muito para uma perspectiva maior a respeito do tema!


Encontrei um artgo que fala muito bem a respeito desse ensaio, deixarei uma parte dele abaixo! Caso queiram conferir na íntegra é só clicar aqui.

"A seleção do ensaio A Decadência da Mentira como tema de estudo deste trabalho  de conclusão de curso radica no fato de ser, dentre todos eles, o ensaio mais extenso  e completo do autor em questões de filosofia, arte, teoria clássica artística, além de  citar e discutir obras de arte e autores literários contemporâneos.  
Oscar Wilde não somente debate sobre arte e estética através do conteúdo do  seu ensaio, como também com o uso da forma. O autor seleciona cuidadosamente o  vocabulário e a estrutura de linguagem e usa os seus famosos paradoxos e ironias como  recursos estéticos. Oscar Wilde como defensor da arte pela arte observa que a forma  é tão ou mais importante quanto o conteúdo que transmite. 
Ao analisar o ensaio de Oscar Wilde, percebe-se a profunda relação do autor  com as teorias clássicas da arte. Essas teorias clássicas ressurgiram em diversos  momentos da história da humanidade e é por isso que se optou por comparar os  argumentos de Wilde com a de dois tratadistas emblemáticos da história da arte, cada  um representativo do seu tempo e escola artística: Lodovico Dolce era um tratadista  italiano do Renascimento; e Roger de Piles, um tratadista francês do Barroco em época  de Louis XIV, que foi segundo o historiador Teyssèdre (1973), considerado o mecenas  mais influente das artes no seu tempo."

2 comentários:

  1. Leo!
    Um ensaio do maravilhoso Oscar Wilde que fala de filosofia, arte, e sobre outras escritas e formas artísticas, deve ser algo bem enriquecedor e deve trazer muito aprendizado para o leitor.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que não seja o tipo de livro para qualquer tipo de leitor. É preciso se abrir mais ao ensaio e isso nem sempre é típico nosso, leitores comuns.
    Conheço bem pouco de Wilde,mas admito que senti vontade ler e sentir!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!