.

RESENHA: A DECADÊNCIA DA MENTIRA E OUTROS ENSAIOS

27 de abril de 2021



A DECADÊNCIA DA MENTIRA E OUTROS ENSAIOS
Autor(a): Oscar Wilde
Editora: Principis
Páginas: 175
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Publicado em 1891, no ensaio A decadência da mentira, Oscar Wilde põe em cena dois personagens que dialogam sobre arte: Viviano e Cyrillo. Viviano apresenta ao amigo algumas das ideias que compõem um artigo que está escrevendo. São quatro ensaios antológicos, em que estão presentes as paixões e humores da imaginação e da vida do espírito. Cada uma das artes possui um crítico que lhe é destinado. Uma coleção interessante uma reunião da visão espirituosa, desconfortável, paradoxal e satírica de Oscar Wilde.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A decadência da mentira e outros ensaios, lançado pela editora Principis O livro é de autoria de Oscar Wilde, foi traduzido por  João do Rio. 


Bom, esse é um dos primeiros ensaios que eu resenho aqui no blog. Já estou acostumado de ler esse tipo de texto por conta da faculdade, mas fazer uma resenha de um deles é outro assunto! Pra quem não sabe, Oscar Wilde tem seu nome gravado na literatura mundial por conta de seu clássico (que você provavelmente já ouviu falar), intitulado O Retrato de Dorian Gray!

Enfim, nesse ensaio o autor discute um pouco a respeito do estado da arte, sua natureza! Parece ser meio complicado, mas conforme você vai lendo, tudo vai ficando mais fácil! Aqui, "o autor expõe e debate alguns conceitos do Esteticismo,  movimento do qual fazia parte, e que estavam relacionados com os preceitos clássicos  da arte. Esses preceitos eram: a mimese tendo a natureza como modelo ideal e a tríade: do belo, bom e verdadeiro."

Isso é dado através do dialogo entre dois personagens: Viviano e Cyrillo. O formato é como se fosse de uma peça de teatro, onde os dois vão conversando a respeito desses fatores acima! Achei a construção do tema muito interessante, que atribui em muito para uma perspectiva maior a respeito do tema!


Encontrei um artgo que fala muito bem a respeito desse ensaio, deixarei uma parte dele abaixo! Caso queiram conferir na íntegra é só clicar aqui.

"A seleção do ensaio A Decadência da Mentira como tema de estudo deste trabalho  de conclusão de curso radica no fato de ser, dentre todos eles, o ensaio mais extenso  e completo do autor em questões de filosofia, arte, teoria clássica artística, além de  citar e discutir obras de arte e autores literários contemporâneos.  
Oscar Wilde não somente debate sobre arte e estética através do conteúdo do  seu ensaio, como também com o uso da forma. O autor seleciona cuidadosamente o  vocabulário e a estrutura de linguagem e usa os seus famosos paradoxos e ironias como  recursos estéticos. Oscar Wilde como defensor da arte pela arte observa que a forma  é tão ou mais importante quanto o conteúdo que transmite. 
Ao analisar o ensaio de Oscar Wilde, percebe-se a profunda relação do autor  com as teorias clássicas da arte. Essas teorias clássicas ressurgiram em diversos  momentos da história da humanidade e é por isso que se optou por comparar os  argumentos de Wilde com a de dois tratadistas emblemáticos da história da arte, cada  um representativo do seu tempo e escola artística: Lodovico Dolce era um tratadista  italiano do Renascimento; e Roger de Piles, um tratadista francês do Barroco em época  de Louis XIV, que foi segundo o historiador Teyssèdre (1973), considerado o mecenas  mais influente das artes no seu tempo."

2 comentários:

  1. Leo!
    Um ensaio do maravilhoso Oscar Wilde que fala de filosofia, arte, e sobre outras escritas e formas artísticas, deve ser algo bem enriquecedor e deve trazer muito aprendizado para o leitor.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que não seja o tipo de livro para qualquer tipo de leitor. É preciso se abrir mais ao ensaio e isso nem sempre é típico nosso, leitores comuns.
    Conheço bem pouco de Wilde,mas admito que senti vontade ler e sentir!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: SEMPRE EM FRENTE (SIMON SNOW #1)

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels