24 de abril de 2021

RESENHA: NÃO ERA VOCÊ QUE EU ESPERAVA

 

NÃO ERA VOCÊ QUE EU ESPERAVA
Autor(a): Fabien Toulmé
Editora: Nemo 

Páginas: 256
Ano de publicação: 2017
Compre através deste link.

Como lidar com uma filha com deficiência? Nesta graphic novel autobiográfica, Fabien Toulmé fala com emoção, humor e humildade sobre um encontro inesperado de um pai com sua filha que possui Síndrome de Down. O casal enfrenta o nascimento de uma criança especial. É como uma tempestade inesperada, um furacão. Quando a menina nasce com a síndrome, até então não diagnosticada, a vida de Fabien desmorona. Indo da fúria à rejeição, da aceitação ao amor, o autor fala sobre a descoberta de como é ser diferente. 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Não era você que eu esperava, lançado pela editora Nemo. O livro é de autoria de Fabien Toulmé.



Fabien e Patrícia esperam sua segunda filha e a expectativa não poderia estar mais alta. Entre toda a bateria de exames do pré-natal, os exames dizem que a criança no útero de Patrícia está saudável e que por isso Fabien não precisa se preocupar tanto, já que o homem parece extremamente preocupado de sua filha ter algum problema durante seu desenvolvimento. 




No entanto, com o nascimento da criança (chamada de Júlia), Fabien nota que o rosto da pequena possui uns traços diferentes das outras crianças no berçário: seus olhos são um pouco mais puxados... Isso vem com a notícia de que Júlia irá precisar passar por uma cirurgia no próximo ano devido a um problema em seu coração. 

Fabien vê seu mundo desabar quando os médicos dizem que Júlia possuí síndrome de down. O pai não consegue criar afeto pelo bebê me imediato pois está afundado em tristeza e receio. Será que ele e Patrícia vão precisar zelar pela menina pelo resto da vida como se cuida de uma criança? Será que ela irá conseguir fazer alguma coisa por conta própria? Será que ela irá sobreviver a cirurgia do coração? 



Inspirada na vida do próprio autor, confesso que me emocionei MUITO com essa graphic novel. É extremamente tocante ver como o relacionamento de Fabien com a sua filha recém-nascida se dá durante a leitura deste livro. 

Se tem uma coisa que eu estou amando nessas graphic novels que estou lendo da editora Nemo é a forma como um assunto importante é tratado de forma didática, com a intenção de desmistificar o senso comum e quebrar o preconceito de vez. Pouco o que eu conhecia sobre a síndrome de down é aquilo que filmes e séries (como Rain Man) nos passam, muitas vezes essas vivências não chegam nem perto de ser a realidade, por isso histórias autobiográficas como essa são extremamente importantes. 



Fabien não tem medo de colocar nas páginas (extremamente bem ilustradas, para ser sincero), seus medos e preconceitos mais sinceros... Inclusive tem uma frase dita pelo próprio protagonista no começo da história que eu achei até cruel, se referindo a crianças com síndrome de down como "esteticamente feias". No entanto, é muito belo ver como esse estigma construído socialmente é desfeito conforme sua relação com Júlia vai evoluindo. 



Se eu chorei? Com certeza! Aposto que você vai chorar também! Mas acalme-se, a história não é pesada, pelo contrário! Em diversos momentos ela é bem divertida e a leitura flui muito bem e com uma mensagem bem clara: o amor e a empatia superam tudo. 



3 comentários:

  1. Aaah! Uma GN linda, sensível, honesta e real.
    Ainda não li mas toda vez que a vejo nos igs e blogs literários me emociona muito e me dá vontade de ler.

    ResponderExcluir
  2. Já foi pra listinha de desejados ao ler mais uma vez sobre essa Graphic lá no seu Ig!
    Um tema forte, mas extremamente tocante e sim, necessário a todos nós.
    O amor, por si só, o amor!!!
    Espero ler essa e me emocionar em breve.
    Beijo


    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Leo!
    Desde a primeira vez que vi essa HQ, fiquei encantada, ainda mais pelo fato do pai se expor sem medo, colocando seus sentimentos e sensações attravés dos desenhos e por fim, todo amor que descobriu dentro de si, fascinante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!