30 de abril de 2021

RESENHA: O FUNDO É APENAS O COMEÇO





O FUNDO É APENAS O COMEÇO.
Autor(a):  Neal Shusterman
Editora: Valentina

Páginas: 272
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

CADEN BOSCH está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas. CADEN BOSCH é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho. CADEN BOSCH é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos. CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos. CADEN BOSCH está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar. CADEN BOSCH está dilacerado. Cativante e poderoso, O fundo é apenas o começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O fundo é apenas o começo lançado pela Valentina. O livro é de autoria de  Neal Shusterman.




Neste livro nós acompanhamos as duas jornadas de Caden Bosch: a que acontece fora e a que acontece dentro de sua mente. Em uma narrativa fragmentada em capítulos intercalados nós vamos conhecemos o primeiro Caden: um jovem que tenta se adaptar a rotina estabelecida, mas acaba encontrando dificuldades por uma série de fatores... Seu comportamento é visto como problemático pelos seus pais, seus professores parecem não compreender o porquê de seu foco diminuir cada vez.


Conhecemos também o segundo Caden, um rapaz que embarcou em uma expedição pirata. Ali, o jovem sente que não pode confiar em ninguém já que o capitão da embarcação parece ser um homem extremamente cruel e seu papagaio falante de ombro não parece ser muito melhor, no entanto Caden conhece Calypso, uma mulher que parece presa, permanecendo isolada do resto da tripulação que se encaminham para a maior depressão já encontrada no planeta. 


Nessa narrativa proposta em capítulos curtos que alteram para essas duas realidades, aos poucos vamos ligando os pontos e tecendo a narrativa junto a Caden. Gente... que narrativa. Primeiro você mergulha de cabeça, estranhei um pouco o começo do livro pois não estava entendendo direito os capítulos em alto-mar, parecia tudo meio estranho demais e gostaria de saber quando as duas histórias iriam se interligar. 

Não demora muito para isso acontecer, o que me trouxe grande alívio, o quando acontece eu fiquei chocado. Esse é o primeiro livro que leio do Neal Shusterman (autor que ficou bem famoso pela trilogia O ceifador), e confesso que ela me surpreendeu MUITO! Já esperava algo bem construído, mas a imersão que o Neal faz na psique humana me surpreendeu muito. 


Depois de um certo número de páginas fica impossível largar a leitura, isso porque ela é muito marcante! Ao mesmo tempo que tece uma narrativa sensível, Neal cria alertas enormes sob o ponto de vista de Caden que ajudam a entender melhor uma série de comportamentos que, visto pelo senso comum, são completamente sem noção ou "sem motivo". 

Minha recomendação? Com certeza. Essa foi uma das leituras que mais me impactaram no ano, com certeza estará na listinha de melhores leituras de 2021. 



2 comentários:

  1. Leo!
    Sempre tive vontade de ler a série O Ceifador, mas ainda não tive oportunidade, agora esse livro, acredito que lerei antes da série, porque adoro quando o autor aborda o comportamente e a psique humana. Fiquei bem interessada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Interessante conhecer os dois Cadens

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!