3 de maio de 2021

RESENHA: O MERGULHADOR

 




O MERGULHADOR
Autor(a):  Nuno Rebelo
Editora: Editora letramento

Páginas: 348
Ano de publicação: 2016
Compre através deste link.

O MERGULHADOR é o livro que da sequencia a Saga Chicote. O livro surpreende por seu conteúdo e encanta pela narrativa envolvente. O leitor é desafiado desde o início, quando a narrativa sai de uma cena contemplativa para o aparecimento de uma mulher morta na banheira de seu apartamento. A obra segue com a sua linguagem inovadora e reafirma o estilo próprio do autor. O leitor é apresentado a debates sociais, comportamentais e políticos, sempre conduzido pelo suspense que segue até o final do livro.Os assassinatos vão acontecendo e, mais uma vez, Grego e Romano tem a incumbência de desvendar o mistério. Como pano de fundo, a narrativa apresenta, de forma suave, um casal em lua-de-mel.O leitor terá cenas de ação, de ódio, de paixão, de crítica social, de tragédias pessoais, de reflexão e, especialmente, de suspense. O MERGULHADOR conta uma história intrigante e envolvente. O discurso de narrativa do autor faz com que o leitor perceba as cenas como se assistisse a um filme.O MERGULHADOR foi idealizado para tocar a todos, escrito de forma a provocar o debate e instigar reflexões. 
 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O mergulhador lançado pela editora Letramento. O livro é de autoria de Nuno Rebelo.



Os detetives Grego e Romano estão de volta na sequência de Chicote! Após os desdobramentos do primeiro livro, a dupla de detetives ganhou certa fama na mídia após seus nomes serem vinculados a diversos jornais e redes sociais. No entanto isso pouco parece ter afetado a vida de ambos, isso até surgir um novo caso que, ao que tudo indica, parece ser de outro serial killer. 

Eles descobrem esse assassinato ao receber a denúncia de uma zeladora de um prédio, ela alega que uma das moradoras do prédio desapareceu faz alguns dias. Ao ter acesso ao apartamento da mulher, os detetives a encontram na banheira em uma cena de suposto suicídio, todavia as provas apontam para que aquele suicídio foi forjado. 


Conforme as investigações avançam, os policiais descobrem que outros crimes com a mesma assinatura estão sendo cometidos em Belo Horizonte, as pistas são poucas, ambos tentam extrair informações de um homem que morava no mesmo prédio da vítima: Jairo, mas conforme a trama vai se desenvolvendo Grego e Romano percebem que os interesses pelo "mergulhador" passam a envolver o cenário político da capital. 

Bom, vamos lá! Já falei no meu post de primeiras impressões que eu amo a escrita de Nuno Rebelo por ela ser extremamente fluída. Por sorte essa característica mantém-se afiada durante o segundo volume da série Chicote! Repleta de diálogos e capítulos intrigantes para quem ama um bom suspense, gostei mais de O mergulhador do que havia gostado do primeiro volume!


Nuno amplia o seu mundo ao dar mais complexidade aos seus personagens, aqui temos Romano com um possível interesse romântico em uma personagem nova (o que me agradou muito pois deu um lado mais humano ao personagem) e também temos um aprofundamento em uma das figuras mais enigmáticas do primeiro volume do livro. 

Foi nisso que eu fiquei mais surpreso! Achei que nesse segundo volume não teria tanta relação com o primeiro, ao ver que o autor retoma alguns dos pontos deixados em aberto na primeira narrativa eu fiquei extremamente aliviado (e feliz!), ao mesmo tempo ele consegue criar uma narrativa nova e extremamente envolvente!


Todos os elementos que eu gostei do primeiro livro (as referências políticas, os diálogos reflexivos) estão nesse, portanto indico fortemente o livro para quem ainda não conhece a série! E ah, um detalhe! Essa edição da editora Letramento está fantástica, amei a arte da capa dura e toda a diagramação do livro, o torna muito mais confortável de se ler!


3 comentários:

  1. Leo!
    Desde que li sua resenha de Chicote, me interessei, por causa do suspense e da política. Agora que tudo fica ainda mais inteno e traz pesonagens e citações do livro anterior, ainda mais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Chicote tem uma premissa intensa. E O Mergulhador segue esse mesmo padrão eletrizante

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais do primeiro: Chicote! Fiquei interessada em saber como o autor retoma pontos da primeira narrativa
    @yasmindeciles

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!