21 de maio de 2021

RESENHA: A PERGUNTA E A RESPOSTA






A PERGUNTA E A RESPOSTA 
Autor(a): Patrick Ness
Editora: Intrínseca

Páginas: 528
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

O Novo Mundo não é mais o mesmo. A promessa de paraíso a cada dia se revela um pesadelo. Nos primeiros anos de colonização do planeta, um germe brutal transformou o pensamento dos homens em um fluxo caótico e incessante de sons, o Ruído. Além disso, infectou e dizimou todas as mulheres. Ao menos era o que Todd Hewitt achava até conhecer Viola... Depois de anos de paz, uma nova guerra se anuncia. Quando Todd fugiu de Prentisstown, enfrentou provações e descobriu segredos terríveis. Agora ele se vê cercado de inimigos e obrigado a encarar inúmeras crueldades para tentar proteger Viola, sem ao menos saber se ela está viva. É nesse cenário incerto que dois grupos vão travar um arriscado embate. De um lado, a poderosa Pergunta. Do outro, a bombástica Resposta. Do que serão capazes para conquistar seus objetivos, mesmo com a existência do Novo Mundo em risco? 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A pergunta e a resposta lançado pela Intrínseca. O livro é de autoria de  Patrick Ness.


Bom, vamos lá! É importante dizer que A pergunta e a resposta é o segundo volume da série "Mundo em caos", eu li o primeiro livro no ano passado e me surpreendi tanto com a escrita de Patrick Ness que a história se tornou uma das minhas favoritas de 2020! Uma das coisas que mais me surpreenderam em seu livro inicial foi o desfecho - completamente inesperado e que cria uma tensão GIGANTE para o livro seguinte. Dito isso, fiquei aguardando a editora Intrínseca lançar o segundo volume, e ele finalmente VEIO AÍ!

Composto por cerca de aproximadamente 530 páginas, temos agora o volume dois da trilogia e... quando achei que não poderia me surpreender mais com esse mundo criado por Patrick Ness, o autor nos mostra que o que conhecemos é apenas a superfície de seu mundo fantástico. 


Prosseguimos com a jornada de Todd e Viola, após ser capturado pelo exército comandado pelo prefeito de Prentisstown, tudo parece acabado, afinal Todd lutou com unhas e dentes para fugir daquele vilarejo após o conselho de seus tutores. Agora, o prefeito parece conspirar um plano ardiloso que ainda não está claro para o rapaz, Todd faz parte de seu plano, todavia não entende o porquê, mas acaba aceitando integrar-se a população que outrora o perseguiu na esperança de assegurar a vida de Viola. 

Mas o que mais assusta o rapaz é o fato do prefeito não estar com o ruído. O garoto logo descobre que uma cura para o mal que assola todos os homens daquele planeta foi criada. De efeito provisório, o ruído que transmite todos os pensamentos e intenções daqueles indivíduos desaparece. Isso faz com que Todd se meta em uma trama em que fica quase impossível saber quem está manipulando e quem está sendo manipulado. 


Patrick Ness deveria receber um prêmio de escrita mais eletrizante do ano. Apontei durante a leitura do primeiro livro que a narrativa fluí muito bem, e quando você vê já está preso no enredo fantástico que ele criou... Em "A pergunta e a resposta" tudo isso é maximizado, provando o poder narrativo de Ness. Uma das coisas que eu mais gostei durante esse segundo livro foi a divisão do ponto de vista, anteriormente só tínhamos conhecimento desse mundo através dos olhos de Todd, mas agora nós temos um outro ponto de vista: Viola. 

Isso foi primordial para que a narrativa pudesse crescer de forma orgânica. Gostei muito da forma como ambos se complementam em uma série de fatores, além disso o autor nos prova de sua versatilidade ao conseguir adotar ritmos diferentes para a escrita de pessoas tão diferentes. 


Agora vamos lá: no primeiro volume eu fiquei muito surpreso com algumas coisas, de fato o final guarda uma série de plot twists dos quais eu NÃO ESPERAVA! No segundo volume esse ritmo de plots surpreendentes continua em um nível ainda mais elevado, o importante disso é que Ness consegue manter a coerência de sua história. 

Por ser uma distopia, a narrativa toca em alguns pontos que são muito importantes de serem debatidos, como a necessidade das pessoas que estão no poder de ter cada vez mais controle, como a manipulação se dá e também alguns outros problemas que a sociedade sofre, tais como a misoginia e a violência exacerbada.


De forma geral, minha leitura rendeu MUITO e eu praticamente DEVOREI esse livro, mal posso esperar pelo próximo - que encerra a série. Com relação a edição, preciso dar meus parabéns para todos envolvidos pela diagramação e ilustração desse livro, pois ele está perfeito! Seguindo o projeto do primeiro livro, A pergunta e a resposta tem pintura trilateral, algumas artes no meio do enredo para representar o ruído e uma capa espetacular! Além disso o trabalho de tradução segue afiadíssimo, sendo que esse livro deve ter sido bem difícil de ser traduzido pelo idioleto do protagonista.  

  


2 comentários:

  1. Mesmo sem conhecer a escrita de Patrick, sei que ele é um excelente escritor. Nos igs e blogs literários só vejo elogios!
    Tem uma boa premissa

    ResponderExcluir
  2. Leo!
    Pude ler o primeiro livro e gostei muito, uma realidade criada bem diferente de tudo que andamos lendo por aí. E ando ansiosa para ler esse segundo e continuar acompanhando a trajetória de Tood e Viola, bem curiosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!