21 de maio de 2021

RESENHA: A PERGUNTA E A RESPOSTA






A PERGUNTA E A RESPOSTA 
Autor(a): Patrick Ness
Editora: Intrínseca

Páginas: 528
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

O Novo Mundo não é mais o mesmo. A promessa de paraíso a cada dia se revela um pesadelo. Nos primeiros anos de colonização do planeta, um germe brutal transformou o pensamento dos homens em um fluxo caótico e incessante de sons, o Ruído. Além disso, infectou e dizimou todas as mulheres. Ao menos era o que Todd Hewitt achava até conhecer Viola... Depois de anos de paz, uma nova guerra se anuncia. Quando Todd fugiu de Prentisstown, enfrentou provações e descobriu segredos terríveis. Agora ele se vê cercado de inimigos e obrigado a encarar inúmeras crueldades para tentar proteger Viola, sem ao menos saber se ela está viva. É nesse cenário incerto que dois grupos vão travar um arriscado embate. De um lado, a poderosa Pergunta. Do outro, a bombástica Resposta. Do que serão capazes para conquistar seus objetivos, mesmo com a existência do Novo Mundo em risco? 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A pergunta e a resposta lançado pela Intrínseca. O livro é de autoria de  Patrick Ness.


Bom, vamos lá! É importante dizer que A pergunta e a resposta é o segundo volume da série "Mundo em caos", eu li o primeiro livro no ano passado e me surpreendi tanto com a escrita de Patrick Ness que a história se tornou uma das minhas favoritas de 2020! Uma das coisas que mais me surpreenderam em seu livro inicial foi o desfecho - completamente inesperado e que cria uma tensão GIGANTE para o livro seguinte. Dito isso, fiquei aguardando a editora Intrínseca lançar o segundo volume, e ele finalmente VEIO AÍ!

Composto por cerca de aproximadamente 530 páginas, temos agora o volume dois da trilogia e... quando achei que não poderia me surpreender mais com esse mundo criado por Patrick Ness, o autor nos mostra que o que conhecemos é apenas a superfície de seu mundo fantástico. 


Prosseguimos com a jornada de Todd e Viola, após ser capturado pelo exército comandado pelo prefeito de Prentisstown, tudo parece acabado, afinal Todd lutou com unhas e dentes para fugir daquele vilarejo após o conselho de seus tutores. Agora, o prefeito parece conspirar um plano ardiloso que ainda não está claro para o rapaz, Todd faz parte de seu plano, todavia não entende o porquê, mas acaba aceitando integrar-se a população que outrora o perseguiu na esperança de assegurar a vida de Viola. 

Mas o que mais assusta o rapaz é o fato do prefeito não estar com o ruído. O garoto logo descobre que uma cura para o mal que assola todos os homens daquele planeta foi criada. De efeito provisório, o ruído que transmite todos os pensamentos e intenções daqueles indivíduos desaparece. Isso faz com que Todd se meta em uma trama em que fica quase impossível saber quem está manipulando e quem está sendo manipulado. 


Patrick Ness deveria receber um prêmio de escrita mais eletrizante do ano. Apontei durante a leitura do primeiro livro que a narrativa fluí muito bem, e quando você vê já está preso no enredo fantástico que ele criou... Em "A pergunta e a resposta" tudo isso é maximizado, provando o poder narrativo de Ness. Uma das coisas que eu mais gostei durante esse segundo livro foi a divisão do ponto de vista, anteriormente só tínhamos conhecimento desse mundo através dos olhos de Todd, mas agora nós temos um outro ponto de vista: Viola. 

Isso foi primordial para que a narrativa pudesse crescer de forma orgânica. Gostei muito da forma como ambos se complementam em uma série de fatores, além disso o autor nos prova de sua versatilidade ao conseguir adotar ritmos diferentes para a escrita de pessoas tão diferentes. 


Agora vamos lá: no primeiro volume eu fiquei muito surpreso com algumas coisas, de fato o final guarda uma série de plot twists dos quais eu NÃO ESPERAVA! No segundo volume esse ritmo de plots surpreendentes continua em um nível ainda mais elevado, o importante disso é que Ness consegue manter a coerência de sua história. 

Por ser uma distopia, a narrativa toca em alguns pontos que são muito importantes de serem debatidos, como a necessidade das pessoas que estão no poder de ter cada vez mais controle, como a manipulação se dá e também alguns outros problemas que a sociedade sofre, tais como a misoginia e a violência exacerbada.


De forma geral, minha leitura rendeu MUITO e eu praticamente DEVOREI esse livro, mal posso esperar pelo próximo - que encerra a série. Com relação a edição, preciso dar meus parabéns para todos envolvidos pela diagramação e ilustração desse livro, pois ele está perfeito! Seguindo o projeto do primeiro livro, A pergunta e a resposta tem pintura trilateral, algumas artes no meio do enredo para representar o ruído e uma capa espetacular! Além disso o trabalho de tradução segue afiadíssimo, sendo que esse livro deve ter sido bem difícil de ser traduzido pelo idioleto do protagonista.  

  


2 comentários:

  1. Mesmo sem conhecer a escrita de Patrick, sei que ele é um excelente escritor. Nos igs e blogs literários só vejo elogios!
    Tem uma boa premissa

    ResponderExcluir
  2. Leo!
    Pude ler o primeiro livro e gostei muito, uma realidade criada bem diferente de tudo que andamos lendo por aí. E ando ansiosa para ler esse segundo e continuar acompanhando a trajetória de Tood e Viola, bem curiosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!