30 de maio de 2021

RESENHA: A ROSA MAIS VERMELHA DESABROCHA

A ROSA MAIS VERMELHA DESABROCHA
Autor(a): Liv Strömquist
Editora: CIA dos quadrinhos

Páginas: 176
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Podemos controlar o amor? O que realmente acontece quando ele acaba? Como o amor deixou de ser considerado uma força misteriosa para se tornar algo racionalmente explicável? Por que procuramos ser mais amados do que amar? Com muito humor e inteligência, e o título emprestado de um verso da poeta norte-americana Hilda Doolittle, A rosa mais vermelha desabrocha examina as engrenagens do amor nos tempos do capitalismo tardio. A partir de histórias como a de Sócrates, que traiu Alcibíades há mais de dois mil anos, ou a de Teseu, que abandonou a amada Ariadne de uma hora para outra na ilha de Naxos, e com a ajuda de Beyoncé, do filósofo Sören Kierkegaard, dos smurfs, da namorada alucinada de Lorde Byron, de Platão, de Jabba de Star Wars, e de outros especialistas na arte de amar, a artista sueca Liv Strömquist mais uma vez desconstrói mitos e se afirma como uma das quadrinistas mais relevantes da atualidade.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje a resenha é do livro A rosa mais vermelha desabrocha lançado pela editora Companhia das Letras. O livro é de autoria de Liv Strömquist.



A rosa mais vermelha desabrocha: o amor nos tempos do capitalismo tardio ou por que as pessoas se apaixonam tão raramente hoje em dia evoca e discute exatamente àquilo que o longo título da obra se propõe a fazer: uma análise a respeito de como deixamos a contemporaneidade atingir a forma como nos relacionamos com outras pessoas.

 

Liv Strömquist é uma quadrinista de mão cheia, isso fica bem aparente ao começarmos a leitura do exemplar, sendo que este já é seu quarto trabalho publicado pela Companhia das Letras através do selo "Quadrinhos na CIA" - sendo um de seus mais famosos a HQ "A origem do mundo". Bom, nessa sua história a autora inicia a discussão com um exemplo bem interesse e até mesmo cômico: a vida amorosa de Leonardo DiCaprio.

DiCaprio aparentemente tem uma vida amorosa bem corrida, visto que é bem comum vê-lo com uma parceira diferente em uma frequência até mesmo assustadora, essas mulheres tem geralmente metade da idade do astro de cinema e é a partir desses pontos que Liv se pergunta: entramos em um relacionamento para valorizar e amar o outro ou para massagearmos nosso próprio ego?


Além disso, a autora coloca uma série de outros questionamentos que mostram como a nossa cultura de consumo em massa e imediatismo do prazer nos torna tão dependentes de um novo estilo de relacionamento narcisista que acaba mais glorificando o próprio eu do que a união com o outro. 


Liv consegue evidenciar todos os pontos de uma forma muito precisa, nos levando a uma viagem pelo tempo e pelo espaço para teorizar sua percepção a respeito do relacionamento contemporâneo. Sua leitura não chega a ser pessimista, mas ela é bem crua no que diz respeito a forma como tratamos um relacionamento como um produto, que caso venha com algum "defeito" nós simplesmente enviamos para a "troca", todos esses termos são explorados mais a fundo durante a leitura. 

Eu gostei MUITO dessa leitura, ao receber o exemplar fiquei meio receoso da autora ser muito simplista em seu diálogo, apresentando apenas o senso comum a respeito de um assunto que já tomou diversas rodas de conversa ao redor do mundo, mas não! Liv explora a temática a fundo e contextualiza com exemplos bem atuais (até as músicas da Beyoncé entram). 


Já com relação a edição, eu simplesmente estou apaixonado! O material é de ótima qualidade e a diagramação está muito boa, até ajuda a aliviar um pouco a densidade do texto mais teórico que a autora coloca entre seus exemplos.
 

2 comentários:

  1. Leo!
    Tenho ficado bem orgulhosa das HQs que tem surgido no mercado, trazendo sempre assuntos importantes e aqui, bem abordado, sem romantização e de forma crua. Muito bom!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Ah como eu amo uma Graphic! Amo de todo o meu coração e não vejo a hora de poder ter essa lindeza em mãos!
    Os traços são lindíssimos e condizentes com o enredo, que deve tocar a alma de quem a lê e vê!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!