15 de junho de 2021

RESENHA: TRANS






TRANS
Autor(a):  Renata Ceribelli & Bruno Della Latta
Editora: Globo Livros

Páginas: 230
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Em Trans - Histórias reais que ajudam a entender a vida das pessoas transexuais desde a infância, os jornalistas Renata Ceribelli e Bruno Della Latta revisitam os entrevistados da reportagem e também reúnem relatos inéditos daqueles que frequentemente são silenciados e discriminados no dia a dia. “Este livro exige uma mente aberta e livre para conseguir entrar no universo de indivíduos extremamente especiais. […] Sejam bem-vindos ao universo dessas pessoas que sempre existiram entre nós, mas que antes permaneciam invisíveis.” - Renata Ceribelli “Não há nada mais transgressor no momento do que o amor. Por isso, reviver essas histórias em forma de livro tem outro significado. Talvez ainda mais importante e forte” - Bruno Della Latta “Costumo dizer que ser trans no Brasil é assinar sua certidão de óbito em vida. […] Nossas demandas e especificidades são vistas como questões menores e não têm apoio da população em geral. Muito dessa falta de apoio vem da ausência de informação, que a série e o livro se propõem a trazer, e eu me proponho a levar enquanto ativista!” - do prefácio de Bárbara Aires, consultora de gênero.
 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Trans: Histórias reais que ajudam a entender a vida das pessoas transexuais desde a infância, lançado pela editora Globo Livros. O livro é de autoria de Renata Ceribelli & Bruno Della Latta




Me lembro de ter assistido no programa Fantástico a série de reportagem que trazia como foco um assunto que ainda é tratado como tabu em muitas famílias brasileiras (principalmente as mais conservadoras): a transexualidade. 

É assustador analisar os dados com relação a violência contra transexuais no nosso país. Nenhum tipo de violência faz sentido pois geralmente elas partem de uma mesma origem: a ignorância (ou preconceito). Somos criados em uma sociedade estrutural que invalida qualquer comportamento ou existência fora do normativo, isso acaba nos aprisionando em uma caixa.


Reportagens como a de Renata Ceribellie e  Bruno Della Latta nos ajudam a sair dessa caixa, a enxergar realidades que podem se diferenciar muito da nossa. Fiquei impressionado ao ler esses relatos contidos no livro "Trans -  Histórias reais que ajudam a entender a vida das pessoas transexuais desde a infância" me ajudaram a ampliar meus conhecimentos a respeito da vida de milhares de brasileires. 

O título já informa muito sobre a obra: aqui nós temos uma série de relatos reais de pessoas transexuais, que, por motivo ou outro, não entraram na reportagem oficial do Fantástico. Assistir a série especial e ler o livro te oferece um panorama muito maior a respeito da missão dos jornalistas e da produção que se colocaram nesse projeto maravilhoso. 


Relatos, dez histórias de dez pessoas reais como a Carol, Mel, Bernardo e Gabriel, Andrea, Taís e Elena, Luíze, Helena e Anderson, Lecca, Bárbara e Leonard... Homens e mulheres que lutaram para ter seus direitos reconhecidos no meio em que vivem. É emocionante ler a respeito de cada história, se aventurar em cada capítulo e conhecer essas pessoas tão corajosas!

Indico muito a leitura desse livro-reportagem maravilhoso, parabenizo a todes que participaram da produção desse livro e em todos os relatos narrados! 

Um comentário:

  1. Leo!
    SAbe, estamos em pleno século XXI e ainda não entendo porque as pessoas não conseguem deixar os preconceitos de lado e aceitarem as pessoas como elas querem ser... Deve ser um livro fenomenal
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!