15 de junho de 2021

RESENHA: TRANS






TRANS
Autor(a):  Renata Ceribelli & Bruno Della Latta
Editora: Globo Livros

Páginas: 230
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Em Trans - Histórias reais que ajudam a entender a vida das pessoas transexuais desde a infância, os jornalistas Renata Ceribelli e Bruno Della Latta revisitam os entrevistados da reportagem e também reúnem relatos inéditos daqueles que frequentemente são silenciados e discriminados no dia a dia. “Este livro exige uma mente aberta e livre para conseguir entrar no universo de indivíduos extremamente especiais. […] Sejam bem-vindos ao universo dessas pessoas que sempre existiram entre nós, mas que antes permaneciam invisíveis.” - Renata Ceribelli “Não há nada mais transgressor no momento do que o amor. Por isso, reviver essas histórias em forma de livro tem outro significado. Talvez ainda mais importante e forte” - Bruno Della Latta “Costumo dizer que ser trans no Brasil é assinar sua certidão de óbito em vida. […] Nossas demandas e especificidades são vistas como questões menores e não têm apoio da população em geral. Muito dessa falta de apoio vem da ausência de informação, que a série e o livro se propõem a trazer, e eu me proponho a levar enquanto ativista!” - do prefácio de Bárbara Aires, consultora de gênero.
 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Trans: Histórias reais que ajudam a entender a vida das pessoas transexuais desde a infância, lançado pela editora Globo Livros. O livro é de autoria de Renata Ceribelli & Bruno Della Latta




Me lembro de ter assistido no programa Fantástico a série de reportagem que trazia como foco um assunto que ainda é tratado como tabu em muitas famílias brasileiras (principalmente as mais conservadoras): a transexualidade. 

É assustador analisar os dados com relação a violência contra transexuais no nosso país. Nenhum tipo de violência faz sentido pois geralmente elas partem de uma mesma origem: a ignorância (ou preconceito). Somos criados em uma sociedade estrutural que invalida qualquer comportamento ou existência fora do normativo, isso acaba nos aprisionando em uma caixa.


Reportagens como a de Renata Ceribellie e  Bruno Della Latta nos ajudam a sair dessa caixa, a enxergar realidades que podem se diferenciar muito da nossa. Fiquei impressionado ao ler esses relatos contidos no livro "Trans -  Histórias reais que ajudam a entender a vida das pessoas transexuais desde a infância" me ajudaram a ampliar meus conhecimentos a respeito da vida de milhares de brasileires. 

O título já informa muito sobre a obra: aqui nós temos uma série de relatos reais de pessoas transexuais, que, por motivo ou outro, não entraram na reportagem oficial do Fantástico. Assistir a série especial e ler o livro te oferece um panorama muito maior a respeito da missão dos jornalistas e da produção que se colocaram nesse projeto maravilhoso. 


Relatos, dez histórias de dez pessoas reais como a Carol, Mel, Bernardo e Gabriel, Andrea, Taís e Elena, Luíze, Helena e Anderson, Lecca, Bárbara e Leonard... Homens e mulheres que lutaram para ter seus direitos reconhecidos no meio em que vivem. É emocionante ler a respeito de cada história, se aventurar em cada capítulo e conhecer essas pessoas tão corajosas!

Indico muito a leitura desse livro-reportagem maravilhoso, parabenizo a todes que participaram da produção desse livro e em todos os relatos narrados! 

Um comentário:

  1. Leo!
    SAbe, estamos em pleno século XXI e ainda não entendo porque as pessoas não conseguem deixar os preconceitos de lado e aceitarem as pessoas como elas querem ser... Deve ser um livro fenomenal
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!