16 de julho de 2021

RESENHA: CONTOS DO ESCRITÓRIO

 
CONTOS DO ESCRITÓRIO
Autor(a):  Roberto Mariani
Editora: Martin Claret

Páginas: 136
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Uma edição com oito pequenas obras-primas, Contos do escritório desnuda a fina trama mental dos homens de terno e gravata da Argentina no início do século XX. Através do uso do grotesco, o autor não se limita apenas a fotografar a realidade ao seu redor, mas desnudá-la em suas histórias. O trabalho de Roberto Mariani, autor argentino inédito no Brasil, chega aos leitores em uma tradução realizada por Renata Moreno.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Contos do escritório lançado pela editora Martin Claret. O livro é de autoria de Roberto Mariani e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.



Em "Contos do escritório" nós mergulhamos em uma rotina que, ao  primeiro contato, parece corriqueira e até mesmo um pouco banal. O dia-a-dia no trabalho do nosso eu-lírico pode trazer aquela sensação de que já sabemos sobre o que o conjunto de oito contos escritos por Roberto Mariani irá se tratar, porém já digo: não confie muito nessa primeira impressão. 


Considerado um autor consagrado, o argentino Roberto Mariani foi publicado este ano pela editora Martin Claret e nossa, como eu fiquei feliz por ter em mãos uma narrativa tão rica, sutil e certeira como essa. 

Ambientado no início do século XX (época conturbada pela ditadura no país em questão), Mariani consegue retratar toda a realidade daqueles anos cruéis em suas páginas. Como já disse anteriormente, os oito contos são curtos - e é aí que mora o grande feito dessas narrativas -, são diretos e principalmente, incomodam e nos fazem refletir. 


Dono de uma escrita abstrata e, em alguns pontos, filosófica; eu gostei muito da forma como o autor consegue criar personagens tão complexos em tão pouco tempo! Talvez parte da complexidade deles esteja justamente na forma como eles nos fazem refletir a respeito de nossa própria existência. 



Conforme o título mesmo narra, tais contos se passam em um escritório, todavia podemos levar esse ambiente para o lado mais metafórico (pelo menos foi assim que eu compreendi alguns momentos), e ampliar esse ambiente tão comum a todos nós para algo que atribua a nossa própria realidade. 

Eu só fiquei triste pelo livro ser tão curto, acredito que leria mais contos do autor com grande animação e que mais reflexões a respeito da nossa natureza seriam bem-vindas! Até receber esse livro aqui em casa eu não conhecia nada sobre o autor, por isso fiquei extremamente feliz com esse primeiro contato e provavelmente irei pesquisar mais a respeito dele  (e torcer também para que sua obra seja publicada aqui no Brasil!).



Um comentário:

  1. Olá! Sou a tradutora de Contos do Escritório, do Roberto Mariani. Fiquei muito feliz com a resenha. Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!