28 de julho de 2021

RESENHA: A GAROTA QUE LÊ NO METRÔ

A GAROTA QUE LÊ NO METRÔ 
Autor(a):  Christine Féret-Fleury
Editora: Valentina

Páginas: 160
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

"A garota que lê no metrô" As viagens de metrô para o trabalho, típicas da rotina, possibilitam que Juliette observe sempre os mesmos passageiros e os livros que cada um lê. Todos têm suas particularidades, como a idosa que folheia um livro italiano de culinária e sorri diante de algumas receitas ou a garota que lê romances e sempre derrama minúsculas lágrimas quando chega à página 247. "Por que a página 247?", pergunta-se Juliette. Ela observa todos com curiosidade e ternura, como se as leituras e paixões alheias pudessem colorir sua vida tão monótona e previsível. Certo dia, a jovem decide romper com a rotina e usufruir o prazer de percorrer as ruas a pé, observando o formato das nuvens, com o olhar em busca do novo. E esse desvio mudará completamente a sua vida, graças ao iraniano Soliman e sua pequenina filha Zaïde. Todas as citações literárias de "A garota que lê no metrô" são referidas no fim da obra. Assim, o leitor poderá aprofundar-se neste rico universo narrativo.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A garota que lê no metrô lançado pela editora Valentina. O livro é de autoria de Christine Féret-Fleury e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.




Quem nunca ficou preso na rotina? Pois bem, Juliette enfrenta sempre a mesma viagem de metrô para ir de sua casa ao trabalho e vice-versa. Nesse percurso, a nossa protagonista geralmente procura passatempos para distrair do monótono trajeto, entre eles está prestar atenção nos outros passageiros do metrô e nos que eles e elas lêem durante o tempo gasto ali. 


Um ótimo jeito de conhecer alguém está na percepção do que aquela pessoa lê, certo? Juliette então passa a prestar atenção naqueles detalhes, que aos poucos vão compondo um mundo novo diante de si. Até o dia em que ela decide quebrar sua rotina e fazer algo novo, e com a ajuda a literatura irá explorar essa experiência ao máximo!

Ai gente, que livro lindo! Amo essas narrativas que trazem diversos elementos literários e meta-linguísticos em sua escrita, afinal, qual o melhor método de falar sobre literatura do que usando obras literárias? 


E é a partir disso que vamos nos aventurando em "A garota que lê no metrô", explora mais do que a literatura, mas também sobre hábitos que temos acerca dos livros e do próprio processo de leitura. Afinal, você daria um livro que amou para algum amigo ou amiga? Como é o seu relacionamento com a parte física dos livros? Eu me peguei pensando em diversos desses pontos durante a leitura. 

O livro é curtíssimo e é um daqueles que você consegue ler em uma tarde (dependendo do seu ritmo de leitura, claro), mas o conteúdo que ele traz provoca horas e horas de reflexão e admiração também. 


Com uma linguagem simples, extremamente fluída e até mesmo divertida (principalmente por parte da identificação quer muitos podem ter), eu indico fortemente esse livro! Principalmente para aqueles que amam o hábito da leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!