Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Augusto lançado pela editora Faro Editorial. O livro é de autoria de Allan Massie e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Em uma impressionante releitura do período clássico, na série "Os senhores de Roma" nós acompanhamos a trajetória de Caio Júlio César Otaviano Augusto nos primórdios do império romano. Sobrinho-neto do imortal Júlio César, começamos a leitura em um momento que mudou para sempre a história daquele império: o assassinato de César.
Por ter esse grau familiar com o ex-imperador, Augusto é um dos primeiros a receber a cruel notícia, então inicia-se sua jornada para vingar o seu pai adotivo junto aos seus aliados Emílio Lépido e Marco Antônio - figuras bem conhecidas na história.
Falou de romance histórico você já pode contar comigo, isso é verdade, por isso fiquei muito feliz ao ver que a Faro Editorial iria lançar a série "os senhores de Roma" aqui no Brasil. Composta por seis volumes, cada um traz uma figura diferente que compôs o cenário político e social da Roma Antiga, e bem, nesse primeiro volume eu já entendi o porquê dessa série ser tão recomendada.
Em uma linguagem atual, e descomplicada, Allan Massie consegue nos levar até dois mil anos atrás em nossa história de uma forma eletrizante, narrado pelo nosso protagonista em um estilo de ponto de vista 'narrador-personagem', gostei muito da forma como Massie salienta os acontecimentos históricos que explodiram após a morte de Júlio César.
Principalmente no que se diz do âmbito político: Imagine Game of Thrones sem dragões e mortos-vivos... Pois bem, a política era o cerne da sociedade romana, e aqui não é diferente! Entre diversas batalhas e complôs, a história vai se endurecendo cada vez mais - assim como o personagem principal, que precisa se adaptar a este mundo novo caso queira ser um governante.
Dividido em duas partes, achei incrível como o autor trabalha elementos contrastantes em ambas; na primeira temos toda a euforia da juventude, as batalhas e a disposição de Augusto por ascender; já na segunda temos um Augusto mais velho e maduro, que pondera muito sobre suas próprias atitudes!
Romance histórico de primeira com leves toques ficcionais, recomendo muito a leitura desse volume! .