.

RESENHA: AUGUSTO

3 de setembro de 2021

 


AUGUSTO
Autor(a):  Allan Massie
Editora: Faro Editorial

Páginas: 352
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Partindo dos registros das memórias de Augusto, descobertos na restauração de um mosteiro na Macedônia, Allan Massie recria o imperador na velhice, apresentando sua própria trajetória. Assim, por meio de uma narrativa literária perspicaz, Massie converte a obra em uma autobiografia, fazendo surgir, das páginas da história e da ficção, o homem astuto, implacável, mas também generoso e digno de admiração. Augusto abrange duas fases de períodos diferentes da vida do imperador e que também estão presentes nas memórias originais. A primeira parte traz um imperador confiante, vigoroso e dono de triunfos. Na segunda, a atmosfera sofre uma transformação radical. São memórias introspectivas de um homem sobre a própria existência e feitos, nas quais analisa o sentido da vida e demonstra temor pela segurança do império que construiu.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Augusto lançado pela editora Faro Editorial. O livro é de autoria de Allan Massie e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 




Em uma impressionante releitura do período clássico, na série "Os senhores de Roma" nós acompanhamos a trajetória de Caio Júlio César Otaviano Augusto nos primórdios do império romano. Sobrinho-neto do imortal Júlio César, começamos a leitura em um momento que mudou para sempre a história daquele império: o assassinato de César. 

Por ter esse grau familiar com o ex-imperador, Augusto é um dos primeiros a receber a cruel notícia, então inicia-se sua jornada para vingar o seu pai adotivo junto aos seus aliados Emílio Lépido e Marco Antônio - figuras bem conhecidas na história. 


Falou de romance histórico você já pode contar comigo, isso é verdade, por isso fiquei muito feliz ao ver que a Faro Editorial iria lançar a série "os senhores de Roma" aqui no Brasil. Composta por seis volumes, cada um traz uma figura diferente que compôs o cenário político e social da Roma Antiga, e bem, nesse primeiro volume eu já entendi o porquê dessa série ser tão recomendada. 

Em uma linguagem atual, e descomplicada, Allan Massie consegue nos levar até dois mil anos atrás em nossa história de uma forma eletrizante, narrado pelo nosso protagonista em um estilo de ponto de vista 'narrador-personagem', gostei muito da forma como Massie salienta os acontecimentos históricos que explodiram após a morte de Júlio César. 


Principalmente no que se diz do âmbito político: Imagine Game of Thrones sem dragões e mortos-vivos... Pois bem, a política era o cerne da sociedade romana, e aqui não é diferente! Entre diversas batalhas e complôs, a história vai se endurecendo cada vez mais - assim como o personagem principal, que precisa se adaptar a este mundo novo caso queira ser um governante. 


Dividido em duas partes, achei incrível como o autor trabalha elementos contrastantes em ambas; na primeira temos toda a euforia da juventude, as batalhas e a disposição de Augusto por ascender; já na segunda temos um Augusto mais velho e maduro, que pondera muito sobre suas próprias atitudes!

Romance histórico de primeira com leves toques ficcionais, recomendo muito a leitura desse volume! .

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: OS ASSASSINATOS NA RUA MORGUE E OUTROS CONTOS

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels