3 de setembro de 2021

RESENHA: AUGUSTO

 


AUGUSTO
Autor(a):  Allan Massie
Editora: Faro Editorial

Páginas: 352
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Partindo dos registros das memórias de Augusto, descobertos na restauração de um mosteiro na Macedônia, Allan Massie recria o imperador na velhice, apresentando sua própria trajetória. Assim, por meio de uma narrativa literária perspicaz, Massie converte a obra em uma autobiografia, fazendo surgir, das páginas da história e da ficção, o homem astuto, implacável, mas também generoso e digno de admiração. Augusto abrange duas fases de períodos diferentes da vida do imperador e que também estão presentes nas memórias originais. A primeira parte traz um imperador confiante, vigoroso e dono de triunfos. Na segunda, a atmosfera sofre uma transformação radical. São memórias introspectivas de um homem sobre a própria existência e feitos, nas quais analisa o sentido da vida e demonstra temor pela segurança do império que construiu.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Augusto lançado pela editora Faro Editorial. O livro é de autoria de Allan Massie e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 




Em uma impressionante releitura do período clássico, na série "Os senhores de Roma" nós acompanhamos a trajetória de Caio Júlio César Otaviano Augusto nos primórdios do império romano. Sobrinho-neto do imortal Júlio César, começamos a leitura em um momento que mudou para sempre a história daquele império: o assassinato de César. 

Por ter esse grau familiar com o ex-imperador, Augusto é um dos primeiros a receber a cruel notícia, então inicia-se sua jornada para vingar o seu pai adotivo junto aos seus aliados Emílio Lépido e Marco Antônio - figuras bem conhecidas na história. 


Falou de romance histórico você já pode contar comigo, isso é verdade, por isso fiquei muito feliz ao ver que a Faro Editorial iria lançar a série "os senhores de Roma" aqui no Brasil. Composta por seis volumes, cada um traz uma figura diferente que compôs o cenário político e social da Roma Antiga, e bem, nesse primeiro volume eu já entendi o porquê dessa série ser tão recomendada. 

Em uma linguagem atual, e descomplicada, Allan Massie consegue nos levar até dois mil anos atrás em nossa história de uma forma eletrizante, narrado pelo nosso protagonista em um estilo de ponto de vista 'narrador-personagem', gostei muito da forma como Massie salienta os acontecimentos históricos que explodiram após a morte de Júlio César. 


Principalmente no que se diz do âmbito político: Imagine Game of Thrones sem dragões e mortos-vivos... Pois bem, a política era o cerne da sociedade romana, e aqui não é diferente! Entre diversas batalhas e complôs, a história vai se endurecendo cada vez mais - assim como o personagem principal, que precisa se adaptar a este mundo novo caso queira ser um governante. 


Dividido em duas partes, achei incrível como o autor trabalha elementos contrastantes em ambas; na primeira temos toda a euforia da juventude, as batalhas e a disposição de Augusto por ascender; já na segunda temos um Augusto mais velho e maduro, que pondera muito sobre suas próprias atitudes!

Romance histórico de primeira com leves toques ficcionais, recomendo muito a leitura desse volume! .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!