.

RESENHA: LUGAR NENHUM

3 de setembro de 2021

 


LUGAR NENHUM
Autor(a):  Neil Gaiman
Editora: Intrínseca

Páginas: 336
Ano de publicação: 2016
Compre através deste link.

Publicado pela primeira vez em 1997, a partir do roteiro para uma série de TV, o sombrio e hipnótico Lugar Nenhum, primeiro romance de Neil Gaiman, anunciou a chegada de um grande nome da literatura contemporânea e se tornou um marco da fantasia urbana. Ao longo dos anos, diferentes versões foram publicadas nos Estados Unidos e na Inglaterra, e Neil Gaiman elaborou, a partir desse material, um texto que viesse a ser definitivo: esta edição preferida do autor.
 


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Lugar Nenhum lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de Neil Gaiman 


Richard Mayhwe está em ascensão. Após conseguir um bom emprego em Londres e estar comprometido com uma bela mulher, Richard sente que finalmente está em uma onda de sorte. Indo para um jantar de negócios juntos a sua futura esposa, Richard se depara com uma mulher caída na rua, sua situação é precária e ninguém parece estar notando o quão debilitada ela está. 

Preocupado em tentar ajudá-la de alguma forma, a mulher - chamada Door - pede que ele não chame a polícia. Richard então acaba a levando para sua casa, cancelando o importante compromisso que tinha - causando a ira de sua namorada. 

Coisas estranhas começam a acontecer após a ajuda prestada a Door, primeiro dois homens vão até a casa de Richard procurando pela garota - que desaparece em seguida. No dia seguinte, a vida de Richard parece nunca ter existido! Ele não é mais conhecido por todos aqueles que outrora fazia parte de sua vida.

Nisso, ele é guiado até a Londres de Baixo, uma espécie de sociedade fantástica que mora nos túneis e canais subterrâneos da capital. Mergulhando cada vez mais nesse mundo, o protagonista vai a procura de Door para ter sua vida antiga de volta. 

Bom, aos poucos estou me tornando cada vez mais um fã de neil Gaiman. Sempre gostei do autor, mas não tinha lido muito de sua obra. Lugar Nenhum primeiro foi proposta como uma série de TV para a BBC, no entanto ao notar diversas alterações no roteiro (escrito por Gaiman), o autor resolveu escrever a história do jeito que queria em uma romance, e aqui temos o livro! 

Eu simplesmente AMEI a construção dos personagens e da Londres de Baixo. A mente de Gaiman realmente funciona de maneira própria e isso transborda em uma escrita extremamente criatura e com traços que apenas o autor conseguiria estabelecer. O mundo fantástico dos 'deslocados' é realmente incrível e cheio de detalhes, que serve como parâmetro para toda fantasia underground que está sendo cada vez mais explorada. 


Dividida em pontos de vista diferentes, temos uma imersão gigante a este mundo criado pelo autor de Sandman e Deuses Americanos... Senti um certo tom de crítica social nesse livro, principalmente no que se diz aos membros da Londres de Baixo, invisíveis àqueles que estão por cima... Essa analogia funciona em diversos níveis, é magnífico ver como ela se dá  na história. 

Uma leitura rápida e apaixonante, fica aqui minha dica para quem quer conhecer mais do autor! Invistam em fantasia e nos mundos do Gaiman que vocês não irão se decepcionar! A edição está fantástica, traz um prefácio do autor e todo um cuidado na edição que enche os olhos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: OS ASSASSINATOS NA RUA MORGUE E OUTROS CONTOS

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels