21 de setembro de 2021

RESENHA: NÓS SOMOS A CIDADE

 


NÓS SOMOS A CIDADE 
Autor(a):  N. K. Jemisin
Editora: Suma

Páginas: 410
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Toda cidade tem alma. Mas toda cidade também tem um lado obscuro. Um mal antigo espreitando sob a terra, esperando pelo momento certo para atacar. E quando Nova York desperta, corporificada na figura de um franzino garoto de rua, o ataque que se segue é brutal. O jovem, avatar da metrópole, fica em um coma mágico, e a cidade corre perigo com o mal que infesta ruas e pessoas, ameaçando destruí-la. É então que outros cinco avatares são chamados à luta. Em Manhattan, um jovem universitário sente o pulsar da metrópole e compreende seu poder. No Bronx, a diretora lenape de uma galeria de arte descobre estranhos grafites que a atraem de maneira irresistível. No Brooklyn, uma antiga MC que entrou para a carreira política consegue ouvir a música da cidade. No Queens, uma imigrante indiana com um visto de estudante não entende como pode se tornar parte de um lugar que mal a reconhece como cidadã. E em Staten Island, a filha oprimida de um policial violento sente o resto da cidade chamando por ela. Enquanto isso, o avatar de Nova York dorme, esperando que seus distritos consigam se unir e expulsar de uma vez por todas o invasor monstruoso à caça deles.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Nós somos a cidade lançado pela editora Suma. O livro é de autoria de N. K. Jemisin e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.



Pra essa resenha ser efetiva, ou seja, te apontar o porque você deve (ou não deve) ler de acordo com a minha perspectiva... Bem, ela teria que entregar zero detalhes de sua história. Por quê? Bom, primeiro porque é muito difícil falar sobre "Nós somos a cidade", e em segundo porque seria incrível se você começasse a ler sem sequer saber a sinopse dela. 

Mas vamos lá, tentarei falar o mínimo possível. Toda cidade tem seus segredos, seus mecanismos que compõem aquela sociedade como uma só, certo? E se as cidades fossem organismos vivos? As avenidas poderiam ser as artérias, os parques florestais os pulmões... 


E bom, como organismos vivos, toda cidade tem seu nascimento. E aqui testemunhamos o nascimento de uma - e seus perigos. Com o nascimento, surge uma forma maligna intitulada Entidade, que pretende destruir esse organismo de dentro, assim, a cidade evoca figuras que irão auxiliar ao combate dessa Entidade. 

E esse é apenas o começo da história. 

Nunca tinha lido nada da N. K. Jemisin... Erro meu, eu sei. Vencedora de três Hugo Awards (um dos principais prêmios de literatura ficcional), estava ansioso para ler algo dela. Sinceramente, não sei se comecei com o livro certo, mas posso dizer que me apaixonei pela escrita dessa autora e quero continuar a desbravar suas narrativas. 

Por que esse livro talvez não tenha sido o certo? "Nós somos a cidade" é um livro de ficção especulativa, ou seja, seu conteúdo pode soar confuso demais para muitos leitores (tive essa experiência, real). E essa confusão pode afastar muitos daqueles que querem conhecer a escrita de Jemisin. 

Enfim, mesmo com o começo confuso (o que é proposital), conforme eu fui tentando continuar a leitura que eu fui entendendo onde a autora queria chegar. E a partir daí que fiquei maravilhado. 


Usar a ficção para falar de problemas reais é um recurso que, dependendo, pode dar muito certo em uma narrativa. N. K. faz isso de uma forma brilhante, principalmente para entendermos como o racismo estrutural e as diferenças sociais são extremamente acentuadas na sociedade contemporânea. 

Os personagens desse livro.. Ah, eles são maravilhosos, extremamente profundos e com várias camadas, eu consegui me identificar com alguns e sofrer com outros. A escrita precisa e leve da autora acentua em suas entrelinhas um discurso crítico e extremamente poderoso. 

É difícil não se apaixonar por esse livro. Deixarei um mistério ao redor dele, mas peço que vocês o leiam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!