10 de setembro de 2021

RESENHA: O FILHO REBELDE

O FILHO REBELDE
Autor(a):  Rainbow Rowell
Editora: Seguinte

Páginas: 344
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Simon Snow venceu. Ele pôs fim às forças do mal que ameaçavam destruir o Mundo dos Magos. Tudo deu certo. Ou quase. Porque, agora, Simon perdeu toda a sua magia. Ele não passa de um normal… Bom, tirando o fato de ter asas e um rabo de dragão. Vendo o melhor amigo mergulhar em um desânimo cada vez maior, Penelope decide levar Simon e Baz em uma viagem de carro para visitarem Agatha, que agora mora na Califórnia. O que era para ser um passeio divertido se mostra muito mais desafiador do que imaginavam. Afinal, os Estados Unidos abrigam todo tipo de criatura mágica mal-intencionada e disposta a causar problemas. Em meio a uma confusão enorme com uma legião de vampiros e outros seres malignos, talvez Simon finalmente seja capaz de reunir a força necessária para seguir em frente ― e deixar algumas pessoas para trás.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Contos do escritório lançado pela editora Martin Claret. O livro é de autoria de Roberto Mariani e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.



A profecia foi cumprida. Simon Snow conseguiu derrotar o Oco com uma consequência surpreendente: a perda de seus poderes e a morte do Mago, que Simon considerava ser até então um de seus aliados e figura protetora. Com isso, Simon se assemelha a um normal (pessoa não mágica), com exceção de seu par de asas e seu rabo de dragão. 

A narrativa de "O Filho Rebelde" inicia-se alguns meses depois dos eventos final de "Sempre em Frente", agora Simon está dividindo um apartamento junto ao seu namorado Baz e sua melhor amiga Penelope. No entanto Simon não é mais o mesmo, além da perda de sua magia o rapaz parece ter perdido parte de sua personalidade, afinal desde quando se conhece por gente ele sabe que é o Escolhido, e agora que cumpriu sua função... o que resta? 


Baz e Penelope não sabem direito o que fazer para animar Simon (que não sai do sofá e não se anima pra nada), até que Penelope tem a ideia de ir visitar Agatha, ex namorada de Simon que se mudou para os Estados Unidos em uma tentativa de colocar o passado para trás. Agatha não parece nenhum pouco ansiosa para receber os três, pelo contrário. Desde quando foi pro continente americano a garota fez novos amigos e está prestes a ser arrastada para um festival alternativo no meio do nada. 


Isso não impede os três de viajarem até os EUA. Lá, eles embarcam em uma road trip até a cidade onde Agatha está morando, todavia antes de chegar lá eles receberão péssimas notícias envolvendo Agatha e um grupo de vampiros estilosos que pretendem mudar o mundo da magia. 

Cá estamos, no meio da saga de Simon Snow! O segundo volume da trilogia nos entrega uma aventura menor, que acaba ajudando bastante a dar aquela respirada e conhecemos ainda mais os personagens dos quais começamos a nos apaixonar no primeiro volume, o "Sempre em Frente". 


Um dos pontos que eu critiquei no primeiro livro foi sobre como a narrativa soava épica, mas o mundo em que se ambienta a história foi pouco explorado. Bem, nesse a autora parece ter pego mais leve, nos oferecendo uma história menor, mais descontraída e divertida. 

Eu sinceramente AMO livros de road trip, acho um recurso ideal para desenvolver os personagens pois ali só temos eles na estrada em a presença de muitos coadjuvantes ou situações extremamente complexas. Rainbow faz o melhor uso disso para explorar a crise de identidade da qual Simon passa. 

Além disso, Baz e Penelope também são explorados de uma forma mais convincente e interessante do que no livro anterior, os relacionamentos são um pouco forte do livro, e com ele o amadurecimento em diversas questões. Me diverti muito com esse ponto da história. 


Já com relação ao plot da Agatha e dos vampiros (que oferecem uma tensão pro livro), eu gostei mas ainda sim com algumas ressalvas, mas enfim, cumpriu seu papel em dar propósito a viagem do trio e também para estreitar a relação da menina com os três amigos. 

Um outro ponto que eu queria que fosse melhor explorado foi a relação de Baz e Simon, o relacionamento deles sofrem alguns desafios por conta de tudo o que ocorreu, mas queria que houvesse mais diálogo ou ações por parte dos dois para tentar desenvolver esses problemas... 

Por fim, o arco final tem bastante ação e o gancho pro terceiro livro não é muito revelador, mas o suficiente para me fazer ler o terceiro e último capítulo da saga de Simon! Até lá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!