12 de outubro de 2021

RESENHA: FÉRIAS EM TAIPEI

 

FÉRIAS EM TAIPEI 
Autor(a):  Abigail Hing Wen
Editora: Alt

Páginas: 440
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Os estudos sempre vieram em primeiro lugar para os pais de Everett Wang. Para eles, que deixaram a China em busca de oportunidades nos Estados Unidos, uma boa educação é a única forma de conquistar a tão sonhada estabilidade e de ser visto com respeito. Por isso, os Wang acreditam que, agora que Ever está prestes a ingressar na faculdade, é o momento perfeito para enviá-la para um programa educacional de verão em Taiwan. Cedendo aos desejos dos pais, Ever se vê no meio de um grupo de jovens inteligentes e dedicados. No entanto, ao contrário do que os pais da garota imaginavam, o programa é, na verdade, um mercado de encontros para jovens apelidado de “Barco do Amor”. Lá, os queridinhos da América estão mais interessados em virar noites em boates e em acabar com garrafas de saquê do que em estudar mandarim e caligrafia tradicional. Longe das rígidas regras estabelecida pelos pais, Ever experimenta a liberdade pela primeira vez ― e é simplesmente incrível. Mas o verão não é eterno, e logo ela terá que voltar para casa e para o futuro que os pais planejaram para ela. Resta saber se o gostinho da liberdade vai virar lembrança ou se o Barco do Amor vai injetá-la com a coragem necessária para seguir os próprios sonhos e se tornar o que sempre sonhou.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Férias em Taipei, lançado pela Editora Alt. O livro é de autoria de Abigail Hing Wen. A resenha foi escrita por Rayanni Kellsin.










Férias em Taipei é aquele tipo de leitura leve, divertida e cheia de reflexões, elementos que eu tanto gosto em um YA  e personagens bem construídos.

Everett Wong sempre teve um sonho: dançar profissionalmente e viver disso em sua vida, mas seus pais sempre tiveram outros planos para a mesma... Eles sempre se mostraram interessados na vida e na futura carreira de Ever, mas isso de uma forma um tanto controladora, sempre investindo no melhor para a jovem e esperando algum retorno futuro. Medicina sempre foi o sonho deles, mas definitivamente não é o dela.


Eis que Ever se inscreve para a universidade de dança e passa, mas seus pais a fazem cancelar a faculdade e a mandam direto para Taiwan para um programa educacional. Claro que essas férias não são como Ever imaginava passar suas férias, mas essa viagem vai acabar surpreendendo a jovem.

Sabe aquele livro que traz uma ambientação incrível? Pois é esse tipo de leitura, iremos viajar pela cultura chinesa e seus costumes, comidas típicas e que pra mim foi um dos pontos mais altos da leitura. 

A autora trouxe uma personagem bem interessante, uma jovem que se vê presa aos sonhos de seus pais e que de alguma forma tem a obrigação de "retribuir" todo o esforço e "privilégios" que teve ao longo de sua vida, mesmo que isso a leve a abrir mão do próprio sonho. Porém, Ever está longe de ser uma adolescente perfeita, ela erra (e muito) e algumas decisões da mesma dentro da trama me deixaram com raiva e incrédula em algumas partes.


Ever é uma jovem de origem asiático-americana que se vê presa ao clichê de se tornar uma futura médica e que acaba se redescobrindo como pessoa em uma viagem cheia de auto-conhecimento, novas descobertas, romance e muita diversão.

Os temas abordados e trabalhados pela autora são muito importantes mas que com certeza podem causar gatilho, sendo eles: depressão, vazamento de fotos, pressão dos pais pelo futuro perfeito, racismo, xenofobia, desigualdade social entre outros.

É realmente uma história super informativa e reflexiva e que foge daquele padrão clichê dos YA que li, mas tenho uma ressalva a fazer: eu odeio triângulo amoroso e aqui temos um que me deixou aos nervos e mesmo que o livro tenha se encerrado de forma bem maravilhosa, esse ponto na leitura deixaram algumas partes bem cansativas e repetitivas, mas em geral é uma excelente leitura.

Apesar de ser uma história com mais de 400 páginas é uma leitura bem rápida, daquelas que a gente vai lendo e se envolvendo a ponto de não perceber quando chega ao fim.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: EM BUSCA DO REINO

  Autor(a):  Reyves L.B. Editora:   Voe Páginas: 409 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Após os acontecimentos de...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!