FÉRIAS EM TAIPEI
Autor(a): Abigail Hing Wen
Editora: Alt
Páginas: 440
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.
Os estudos sempre vieram em primeiro lugar para os pais de Everett Wang. Para eles, que deixaram a China em busca de oportunidades nos Estados Unidos, uma boa educação é a única forma de conquistar a tão sonhada estabilidade e de ser visto com respeito. Por isso, os Wang acreditam que, agora que Ever está prestes a ingressar na faculdade, é o momento perfeito para enviá-la para um programa educacional de verão em Taiwan. Cedendo aos desejos dos pais, Ever se vê no meio de um grupo de jovens inteligentes e dedicados. No entanto, ao contrário do que os pais da garota imaginavam, o programa é, na verdade, um mercado de encontros para jovens apelidado de “Barco do Amor”. Lá, os queridinhos da América estão mais interessados em virar noites em boates e em acabar com garrafas de saquê do que em estudar mandarim e caligrafia tradicional. Longe das rígidas regras estabelecida pelos pais, Ever experimenta a liberdade pela primeira vez ― e é simplesmente incrível. Mas o verão não é eterno, e logo ela terá que voltar para casa e para o futuro que os pais planejaram para ela. Resta saber se o gostinho da liberdade vai virar lembrança ou se o Barco do Amor vai injetá-la com a coragem necessária para seguir os próprios sonhos e se tornar o que sempre sonhou.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Férias em Taipei, lançado pela Editora Alt. O livro é de autoria de Abigail Hing Wen. A resenha foi escrita por Rayanni Kellsin.
Férias em Taipei é aquele tipo de leitura leve, divertida e cheia de reflexões, elementos que eu tanto gosto em um YA e personagens bem construídos.
Everett Wong sempre teve um sonho: dançar profissionalmente e viver disso em sua vida, mas seus pais sempre tiveram outros planos para a mesma... Eles sempre se mostraram interessados na vida e na futura carreira de Ever, mas isso de uma forma um tanto controladora, sempre investindo no melhor para a jovem e esperando algum retorno futuro. Medicina sempre foi o sonho deles, mas definitivamente não é o dela.
Eis que Ever se inscreve para a universidade de dança e passa, mas seus pais a fazem cancelar a faculdade e a mandam direto para Taiwan para um programa educacional. Claro que essas férias não são como Ever imaginava passar suas férias, mas essa viagem vai acabar surpreendendo a jovem.
Sabe aquele livro que traz uma ambientação incrível? Pois é esse tipo de leitura, iremos viajar pela cultura chinesa e seus costumes, comidas típicas e que pra mim foi um dos pontos mais altos da leitura.
A autora trouxe uma personagem bem interessante, uma jovem que se vê presa aos sonhos de seus pais e que de alguma forma tem a obrigação de "retribuir" todo o esforço e "privilégios" que teve ao longo de sua vida, mesmo que isso a leve a abrir mão do próprio sonho. Porém, Ever está longe de ser uma adolescente perfeita, ela erra (e muito) e algumas decisões da mesma dentro da trama me deixaram com raiva e incrédula em algumas partes.
Ever é uma jovem de origem asiático-americana que se vê presa ao clichê de se tornar uma futura médica e que acaba se redescobrindo como pessoa em uma viagem cheia de auto-conhecimento, novas descobertas, romance e muita diversão.
Os temas abordados e trabalhados pela autora são muito importantes mas que com certeza podem causar gatilho, sendo eles: depressão, vazamento de fotos, pressão dos pais pelo futuro perfeito, racismo, xenofobia, desigualdade social entre outros.
É realmente uma história super informativa e reflexiva e que foge daquele padrão clichê dos YA que li, mas tenho uma ressalva a fazer: eu odeio triângulo amoroso e aqui temos um que me deixou aos nervos e mesmo que o livro tenha se encerrado de forma bem maravilhosa, esse ponto na leitura deixaram algumas partes bem cansativas e repetitivas, mas em geral é uma excelente leitura.
Apesar de ser uma história com mais de 400 páginas é uma leitura bem rápida, daquelas que a gente vai lendo e se envolvendo a ponto de não perceber quando chega ao fim.