.

RESENHA: VARNEY - O VAMPIRO

2 de outubro de 2021

VARNEY - O VAMPIRO
Autor(a): James Malcolm Rymer
Editora: Clepsidra

Páginas: 552
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

"Varney, o Vampiro; ou, o Banquete de Sangue" foi um penny dreadful britânico publicado em Londres no decorrer dos anos de 1845 e 1847. Seus fascículos semanais ilustrados gozaram de imensa popularidade e inauguraram algumas das principais convenções da ficção vampírica, ajudando a consolidar a linhagem dos mortos-vivos aristocráticos que começou antes dele com Lord Ruthven e, depois do seu surgimento, teve seu apogeu com o Conde Drácula, permanecendo influente até hoje. Seu enredo frenético mescla horror gótico, aventura e grandes doses de humor, numa saga complexa que permanecia inédita em português.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Varney - O vampiro lançado pelo Sebo Clepsidra. O livro é de autoria de James Malcolm Rymer e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


Em um projeto inédito no Brasil, o sebo Clepsidra trouxe para nosso país uma das Penny Dreadfuls mais famosas da Inglaterra do século XIX! Varney, o Vampiro dominou as publicações nos jornais de Londres no período de 1845 a 1847.

 Publicado em capítulos semanais, James Malcolm foi responsável por evidenciar a figura do vampiro na literatura mundial! Sendo vanguardista neste tipo de conto sobrenatural voltado pro horror - sendo publicado antes do divisor de águas de Bram Stoker -, Varney foi um dos primeiros registros da figura vampiresca na história da literatura. 


E sim, foi uma febre. Uma legião de leitores esperavam os fascículos - capítulos - semanais serem publicados para continuarem a acompanhar a história. Neste primeiro volume a compilação possui os 47 primeiros capítulos dessa história (praticamente o primeiro ano de publicação da história de Varney). 


E que história! Eu fiquei extremamente surpreso ao ler esse penny dreadful, principalmente pela facilidade em entender a história e até mesmo se surpreender com os acontecimentos que se desenrolam conforme os capítulos vão passando. Quando vamos ler clássicos da literatura é muito fácil criarmos um 'preconceito' acerca da leitura, achando que ela será muito rebuscada ou reflexiva. 

Leituras difíceis estão aí para serem feitas em qualquer data de publicação, mas Varney não é uma dessas leituras, pelo contrário! Fluída -e divertida em alguns pontos -, fui consumindo os capítulos fervorosamente!  Agora o que nos resta a esperar pelo segundo volume a ser publicado aqui no Brasil!


A edição está fantástica, banhada em diversas ilustrações que nos ajuda a mergulhar mais ainda na história, sentimos que estamos lendo um penny dradful antigo em sua totalidade, uma experiência única para quem ainda não se aventurou nesse gênero que já costumou a ser tão famoso! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: A ASSOMBRAÇÃO DA CASA DA COLINA

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels