Em um projeto inédito no Brasil, o sebo Clepsidra trouxe para nosso país uma das Penny Dreadfuls mais famosas da Inglaterra do século XIX! Varney, o Vampiro dominou as publicações nos jornais de Londres no período de 1845 a 1847.
Publicado em capítulos semanais, James Malcolm foi responsável por evidenciar a figura do vampiro na literatura mundial! Sendo vanguardista neste tipo de conto sobrenatural voltado pro horror - sendo publicado antes do divisor de águas de Bram Stoker -, Varney foi um dos primeiros registros da figura vampiresca na história da literatura.
E sim, foi uma febre. Uma legião de leitores esperavam os fascículos - capítulos - semanais serem publicados para continuarem a acompanhar a história. Neste primeiro volume a compilação possui os 47 primeiros capítulos dessa história (praticamente o primeiro ano de publicação da história de Varney).
E que história! Eu fiquei extremamente surpreso ao ler esse penny dreadful, principalmente pela facilidade em entender a história e até mesmo se surpreender com os acontecimentos que se desenrolam conforme os capítulos vão passando. Quando vamos ler clássicos da literatura é muito fácil criarmos um 'preconceito' acerca da leitura, achando que ela será muito rebuscada ou reflexiva.
Leituras difíceis estão aí para serem feitas em qualquer data de publicação, mas Varney não é uma dessas leituras, pelo contrário! Fluída -e divertida em alguns pontos -, fui consumindo os capítulos fervorosamente! Agora o que nos resta a esperar pelo segundo volume a ser publicado aqui no Brasil!
A edição está fantástica, banhada em diversas ilustrações que nos ajuda a mergulhar mais ainda na história, sentimos que estamos lendo um penny dradful antigo em sua totalidade, uma experiência única para quem ainda não se aventurou nesse gênero que já costumou a ser tão famoso!