17 de novembro de 2021

RESENHA: CASA-GRANDE & SENZALA

 


CASA-GRANDE & SENZALA 
Autor(a):  Gilberto Freyre
Editora: Global

Páginas: 732
Ano de publicação: 2006
Compre através deste link.

Em 1933, após exaustiva pesquisa, Gilberto Freyre publica "Casa-grande & Senzala", livro que revoluciona os estudos no Brasil, tanto pela novidade dos conceitos quanto pela qualidade literária. É considerado o livro capital da cultura brasileira. Passados 80 anos, continua sendo um clássico da nossa literatura, mostrando, com beleza e vigor, a formação do povo brasileiro pela mistura de raças e culturas. A atual edição possui introdução de Fernando Henrique Cardoso.
 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Casa-grande & senzala lançado pela editora Global. O livro é de autoria de Gilberto Freyre.

Antes de falar sobre a obra, neste caso acho extremamente importante falar sobre seu contexto e também sobre seu autor, Gilberto Freyre. Até porque em "Casa grande & senzala" nós não temos um romance histórico típico que costumamos a ler para descontrair, mas sim um estudo preciso que em muito colaborou para a nossa literatura nacional. 

Gilberto Freyre foi um grande sociólogo, que entre suas diversas vertentes de estudos foi responsável por estruturar a formação do povo brasileiro com relação a identidade e também seu retrato social. São a partir dessas linhas de pensamento que "Casa-grande & Senzala" surgiu. 

O retrato é amplo, e vai desde a educação (como os brasileiros eram educados? A educação era pra todos? Existia o conceito de escola?) até fatores culturais que são ligados a uma cultura racista e misógina que predominava o mundo - tanto é que temos reflexos disso até hoje. 

Além disso temos a igreja e o estado, fundidos em um modelo estabelecido pelo sistema pós medieval que ainda estava em momentos conflituosos. Tudo isso é nos apresentado de uma forma brilhante pelo autor em suas setecentas páginas, um estudo realmente incrível e que merece todas as honras nessa resenha!

Publicado em 1933m o livro já foi adaptado para quadrinhos e publicado em diversos países, sendo um dos livros mais importantes para se entender as origens do nosso país, eu fiquei impressionado ao lê-lo! Minha leitura, no entanto, foi devagar e não-linear. Como faço faculdade de letras com foco na literatura brasileira e portuguesa, o material contido nessas páginas são de enorme valia, mas você não precisa ser um especialista na área para desfrutar da genialidade de Freyre, pelo contrário!

A edição está impecável! A Global realmente se superou ao trazer uma edição tão rica em detalhes e tão bem diagramada, estou apaixonado! 



2 comentários:

  1. Ouvir fala mais desse livro esse ano por causa da minhas professoras de filosofias e português indicaram muito, principalmente aumentar o repertório sociocultural.

    ResponderExcluir
  2. Estudo preciso?? Esse é um livro extrememamente elitista e racista

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!