17 de novembro de 2021

RESENHA: CASA-GRANDE & SENZALA

 


CASA-GRANDE & SENZALA 
Autor(a):  Gilberto Freyre
Editora: Global

Páginas: 732
Ano de publicação: 2006
Compre através deste link.

Em 1933, após exaustiva pesquisa, Gilberto Freyre publica "Casa-grande & Senzala", livro que revoluciona os estudos no Brasil, tanto pela novidade dos conceitos quanto pela qualidade literária. É considerado o livro capital da cultura brasileira. Passados 80 anos, continua sendo um clássico da nossa literatura, mostrando, com beleza e vigor, a formação do povo brasileiro pela mistura de raças e culturas. A atual edição possui introdução de Fernando Henrique Cardoso.
 
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Casa-grande & senzala lançado pela editora Global. O livro é de autoria de Gilberto Freyre.

Antes de falar sobre a obra, neste caso acho extremamente importante falar sobre seu contexto e também sobre seu autor, Gilberto Freyre. Até porque em "Casa grande & senzala" nós não temos um romance histórico típico que costumamos a ler para descontrair, mas sim um estudo preciso que em muito colaborou para a nossa literatura nacional. 

Gilberto Freyre foi um grande sociólogo, que entre suas diversas vertentes de estudos foi responsável por estruturar a formação do povo brasileiro com relação a identidade e também seu retrato social. São a partir dessas linhas de pensamento que "Casa-grande & Senzala" surgiu. 

O retrato é amplo, e vai desde a educação (como os brasileiros eram educados? A educação era pra todos? Existia o conceito de escola?) até fatores culturais que são ligados a uma cultura racista e misógina que predominava o mundo - tanto é que temos reflexos disso até hoje. 

Além disso temos a igreja e o estado, fundidos em um modelo estabelecido pelo sistema pós medieval que ainda estava em momentos conflituosos. Tudo isso é nos apresentado de uma forma brilhante pelo autor em suas setecentas páginas, um estudo realmente incrível e que merece todas as honras nessa resenha!

Publicado em 1933m o livro já foi adaptado para quadrinhos e publicado em diversos países, sendo um dos livros mais importantes para se entender as origens do nosso país, eu fiquei impressionado ao lê-lo! Minha leitura, no entanto, foi devagar e não-linear. Como faço faculdade de letras com foco na literatura brasileira e portuguesa, o material contido nessas páginas são de enorme valia, mas você não precisa ser um especialista na área para desfrutar da genialidade de Freyre, pelo contrário!

A edição está impecável! A Global realmente se superou ao trazer uma edição tão rica em detalhes e tão bem diagramada, estou apaixonado! 



2 comentários:

  1. Ouvir fala mais desse livro esse ano por causa da minhas professoras de filosofias e português indicaram muito, principalmente aumentar o repertório sociocultural.

    ResponderExcluir
  2. Estudo preciso?? Esse é um livro extrememamente elitista e racista

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!