17 de novembro de 2021

RESENHA: FANTASMA


 FANTASMA 
Autor(a):  Jason Reynolds
Editora: Intrínseca

Páginas: 208
Ano de publicação: 2017
Compre na livraria Best Books!

Correr é algo que Fantasma sempre soube fazer, mas nunca levou muito a sério. Afinal, seu maior sonho era ser jogador de basquete e, quem sabe, entrar para o livro dos recordes. Até que, certo dia, ele disputa uma corrida contra um dos melhores atletas de uma equipe que está treinando na pista de atletismo do parque. E vence. O técnico percebe que aquele garoto tem talento de sobra e quer que o menino entre para sua equipe de qualquer jeito. O problema é que Fantasma também tem muita raiva e um passado que tenta desesperadamente deixar para trás. Um passado que exerce sobre ele uma força destrutiva que pode impedi-lo de dominar seu dom e achar seu verdadeiro lugar no mundo.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Fantasma,  lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de Jason Reynolds e o exemplar foi adquirido na livraria @bestbooks_oficial.
 


Fantasma é um adolescente viciado conhecer todos os recordes do Guiness Book. Após uma experiência traumática da qual passou com a sua mãe anos atrás, o rapaz aprendeu a correr rápido, muito rápido - como se tentasse fugir de seu passado e da prisão do seu pai agressivo. 

Seu sonho, no entanto, é de ser um jogador de basquete famoso. Em um dia, ao passar pelo parque da cidade na volta da escola, Fantasma vê um time de atletismo praticando corrida e acaba sendo desafiado pelo melhor corredor daquele time. Orgulhoso, Fantasma aceita o desafio e o resultado choca o instrutor, que faz de tudo para que o rapaz se integre ao time.

 

Relutante, o garoto não fica muito animado para entrar, até porque não tem dinheiro para comprar um par de sapatos e não pode colocar ainda mais pressão em cima de sua mãe, que trabalha por horas e horas e mal consegue pagar as contas. 

Uma história simples e muito bem narrada, li  "Fantasma" em dois dias e gostei muito da história criada pelo Jason Reynolds, dele eu já havia lido o épico "Leopardo Negro, Logo Vermelho", e foi ótimo pegar um livro desse autor que funcione melhor como uma pequena história com ótimos personagens. 

Fantasma tem um carisma incrível e sua narrativa torna a leitura muito fluída, o autor pincela em alguns assuntos bem importantes como a violência doméstica, o bullying e o racismo; sua escrita é adotada de um tom leve para ser melhor aproveitado pro público infanto-juvenil, mas a crítica acerca dos tópicos colocados ainda se faz presente de forma efetiva. 

O clímax é bom e o final corresponde ao tom estabelecido no livro todo, trazendo um pequeno fragmento da vida de Fantasma, seus medos e traumas e uma esperança para que ele consiga se livrar do passado (que parece persegui-lo). 

No geral eu gostei muito do livro e fica a minha indicação! Esse exemplar eu adquiri aqui na livraria @bestbooks_oficial, que está por um valor promocional incrível! Além da livraria aqui na cidade onde moro (em Caraguá/SP) eles vendem online também, aproveitem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!