.

RESENHA: FANTASMA

17 de novembro de 2021


 FANTASMA 
Autor(a):  Jason Reynolds
Editora: Intrínseca

Páginas: 208
Ano de publicação: 2017
Compre na livraria Best Books!

Correr é algo que Fantasma sempre soube fazer, mas nunca levou muito a sério. Afinal, seu maior sonho era ser jogador de basquete e, quem sabe, entrar para o livro dos recordes. Até que, certo dia, ele disputa uma corrida contra um dos melhores atletas de uma equipe que está treinando na pista de atletismo do parque. E vence. O técnico percebe que aquele garoto tem talento de sobra e quer que o menino entre para sua equipe de qualquer jeito. O problema é que Fantasma também tem muita raiva e um passado que tenta desesperadamente deixar para trás. Um passado que exerce sobre ele uma força destrutiva que pode impedi-lo de dominar seu dom e achar seu verdadeiro lugar no mundo.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Fantasma,  lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de Jason Reynolds e o exemplar foi adquirido na livraria @bestbooks_oficial.
 


Fantasma é um adolescente viciado conhecer todos os recordes do Guiness Book. Após uma experiência traumática da qual passou com a sua mãe anos atrás, o rapaz aprendeu a correr rápido, muito rápido - como se tentasse fugir de seu passado e da prisão do seu pai agressivo. 

Seu sonho, no entanto, é de ser um jogador de basquete famoso. Em um dia, ao passar pelo parque da cidade na volta da escola, Fantasma vê um time de atletismo praticando corrida e acaba sendo desafiado pelo melhor corredor daquele time. Orgulhoso, Fantasma aceita o desafio e o resultado choca o instrutor, que faz de tudo para que o rapaz se integre ao time.

 

Relutante, o garoto não fica muito animado para entrar, até porque não tem dinheiro para comprar um par de sapatos e não pode colocar ainda mais pressão em cima de sua mãe, que trabalha por horas e horas e mal consegue pagar as contas. 

Uma história simples e muito bem narrada, li  "Fantasma" em dois dias e gostei muito da história criada pelo Jason Reynolds, dele eu já havia lido o épico "Leopardo Negro, Logo Vermelho", e foi ótimo pegar um livro desse autor que funcione melhor como uma pequena história com ótimos personagens. 

Fantasma tem um carisma incrível e sua narrativa torna a leitura muito fluída, o autor pincela em alguns assuntos bem importantes como a violência doméstica, o bullying e o racismo; sua escrita é adotada de um tom leve para ser melhor aproveitado pro público infanto-juvenil, mas a crítica acerca dos tópicos colocados ainda se faz presente de forma efetiva. 

O clímax é bom e o final corresponde ao tom estabelecido no livro todo, trazendo um pequeno fragmento da vida de Fantasma, seus medos e traumas e uma esperança para que ele consiga se livrar do passado (que parece persegui-lo). 

No geral eu gostei muito do livro e fica a minha indicação! Esse exemplar eu adquiri aqui na livraria @bestbooks_oficial, que está por um valor promocional incrível! Além da livraria aqui na cidade onde moro (em Caraguá/SP) eles vendem online também, aproveitem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: CIRCE

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels