6 de novembro de 2021

RESENHA: FÍSICA EM 12 LIÇÕES

 


FÍSICA EM 12 LIÇÕES
Autor(a):  Richard P. Feynman
Editora: Ediouro

Páginas: 296
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

É improvável que o mundo veja outro Richard Feynman. Era um homem de seu tempo. O estilo de Feynman funcionou bem para uma disciplina em vias de consolidar uma revolução e embarcar na exploração abrangente de suas consequências. A física do pós-guerra estava segura em seus fundamentos, madura em suas estruturas teóricas, mas amplamente aberta para explorações bisbilhoteiras. Feynman adentrou um mundo maravilhoso de conceitos abstratos e imprimiu seu estilo pessoal de pensamento em muitos deles. Este livro fornece um vislumbre singular da mente de um notável ser humano.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro 12 Lições em Física lançado pela editora Ediouro/Nova Fronteira. O livro é de autoria de Richard P. Feynman e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.


Não, este livro não vai lhe fazer passar no vestibular ou decorar fórmulas ou mesmo resolver probleminhas. Aqui, Feynman discute princípios da natureza e como a analisamos com base em fatos observáveis, matemática e um raciocínio cuidadoso.  Basicamente, este livro é um compilado de  parte do conteúdo de palestras de física ministradas na década de 60 e que influenciou gerações de físicos em todo mundo. Isso porque foram dadas por um físico ganhador do nobel conhecido por sua didática (e por sambar).

Originalmente este livro foi lançado em dois volumes. Então, de certo modo estamos falando de dois livros, por isso precisamos separar o joio do trigo.


Parte 1: Física em seis lições fáceis.

Tratando de temas que vão desde o básico da teoria atômica, que apesar de básico aborda temas pouco vistos e interessantíssimos, até alguns princípios da mecânica quântica. A primeira metade é um grande diálogo de o porquê a física ser o que é. Ou seja, você irá analisar a natureza junto com o Feynman e concluir, ou pelo menos saber de onde vem, princípios como a conservação de energia e momento.

Parte 2: Física em 6 lições não tão fáceis.

Aqui entram alguns detalhes mais sutis das observações já vistas. Então você verá bem mais matemática. Mas nada que um pouco tempo olhando o básico não lhe permita pegar a ideia. Creio que boa parte da matemática pode ser vista como um “easter egg” que enriquece muito a experiência de quem entende, mas não atrapalha muito quem não entende a acompanhar a leitura.


No caso ele aprofunda a incrível discussão vista na primeira metade sobre a relação entre simetrias e leis de conservação na física, bem como trata mais detalhadamente os princípios da relatividade restrita e geral de Einstein. No último caso, ele recorre mais às analogias (que hoje são famosas provavelmente por causa deste livro), mas que nas mãos do Feynman são abordadas de modo a gerar uma reflexão mais profunda dos resultados. 

Pra finalizar, o diferencial é que Feynman analisa a natureza de forma a nos fazer deduzir regularidades e leis com base em observações, experimentos mentais e resultados de experimentos reais para entendermos (de diversas formas) de onde vem alguns dos pilares da física moderna. Portanto ele não se limita a analogias para nos explicar uma ideia, mas nos ajuda a deduzir os resultados, transpassando décadas de discussões e séculos de observações. Vale muito a pena para quem se interessa pelo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!